sábado, 7 de outubro de 2006

Pena de morte e matança de pobres

A idireita, a ala da direita movida pela pulsão de morte, não por razões de ordem conservadora, e freqüentadora principalmente do PP, propõe a pena de morte como solução para nossos problemas sociais. Eis uma ótima questão moral para tais pessoas:

Se não por outra razão, pode-se argumentar com esses sentimentos e posições a favor da pena de morte e do extermínio, do ponto de vista de sua eficácia. Seus defensores pregam tais práticas como solução para o problema da criminalidade. Mas estariam dispostos a assumir as conseqüências de tais posições? Estariam dispostos a apoiar a matança generalizada de todos os criminosos e presidiários do país? Em que isso resultaria mesmo para a sociedade? A defesa dessas teses equivale a declarar uma guerra contra milhares de pessoas, a esmagadora maioria delas oriunda dos estratos mais pobres da população.
-- Marco Weissheimer, Bolsa Família, p. 17

Um comentário:

Katarina Peixoto disse...

César, olha, não estou certa de que a direita fascista esteja no PP. Hoje na redenção quase fui espancada, sem ter dito uma só palavra, por meia dúzia de pessoas - ou algo parecido - do PSDB, adesivadas e militantes.

Eles atacaram cinco crianças, deliberadamente. Ameaçam com palavras de ordem e uma violência que jamais vi o PP fazer, salvo quando era ARENA.

Acho que um Pedro Américo Leal está mais para a direita conservadora, certamente herdeira ou praticamente de um certo fascismo.

Mas o "UR-Fascismo" esse talibãnico, de natureza social, civil, não militar, isso é coisa dos dias que correm. PSDB e PFL. Vide o Jasonjó.