sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Mas ah!


Versão gaudéria de "I Will Survive" produzida pelo grupo Nuances para divulgar a 10a Parada Livre de Porto Alegre, programada para o dia 17 de setembro de 2006 no Parque Farroupilha. (PAlegre)

Como nasceu o Blogoleone - a troca de e-mails

Oi amigos,

Todos vocês tocam ou tocaram blogs, e blogs com certa familiaridade uns com os outros. Freqüentamos esses blogs o tempo todo, os mesmos se retro-alimentam, além de ter poucos e bons leitores. Os malas não nos agüentam, sei lá. Talvez sejamos os malas dos malas.

Pensei que seria legal haver um único blog feito a muitas mãos por nós e outros aparentados. A idéia é criar um blog não para nós, que lemos nossos blogs, mas para os outros que não freqüentam nossos blogs. Ou talvez apenas criar um blogão poderoso, do mesmo modo que o x-salada tem o poder somado do pão com bife com o pão com ovo. Assim, o novo blog seria feito a partir do material dos nossos blogs originais reproduzido verbatim ou não. Vi como um bom nome para esse blog coletivo O Incrível Exército Blogoleone, obviamente inspirando-me em L'Armata Brancaleone e outras coisas. Eis o endereço do bicho:

http://blogoleone.blogspot.com/

Reiterando, a idéia não é extingüir ou substituir nossos blogs atuais. Os mesmos continuam aí, e só colocamos no Blogoleone o que quisermos, quando quisermos, na íntegra ou em parte, no original ou retrabalhado.

Talvez vocês me perguntem O QUÊ precisamente temos em comum. Confesso que não sei dizer. Sei que curtimos a atualidade, a política, o social, as artes, o cinema, a música. Sei que curtimos poesia mas temos sérias dúvidas ou restrições positivas sobre Renato Russo, ainda que queiramos que Deus o tenha. Sei que não suportamos o FHC. Sei lá. Acho que vale a experiência.

Dêem retorno se acharem a idéia legal para que eu os inclua como membros do blog. O Blogoleone tá hospedado na versão beta do novo Blogger, o que significa é muito mais fácil de editar (parece o Word) e funciona a partir da conta do Google. Eis o enlace:

http://beta.blogger.com/

--
César

*****

Olá César, o incansável...
Acho uma excelente idéia. Também concordo com tua idéia de publicarmos textos nossos já lançados nos blogs privados. Isso, inicialmente, poderia lhe dar certa visibilidade. Depois, dependendo do texto, poderíamos publicar simultaneamente nos blogs particulares e no Blogoleone, sei lá. O nome que escolheste, aliás, ficou muito bom, se bem que um cara que escreve no blog chamado "boa noite pro porco" e que sofre de dupla personalidade devido ao "la vieja bruja" não tem muitas condições de opinar sobre isso...rs.
Se houver interesse coletivo depois podemos discutir os detalhes, tipo formatação de fontes e coisa e tal, a fim de dar uma identidade visual ao projeto, se todos acharem que isso é fundamental.
M.

*****

Tô dentro e muito honrada com o convite. A Palestina tá voltando ao ar, e essa experiência de blog coletivo, onde acompanho, é ótema.

Bamos ssimbora!
bjs, k.

*****

Achei muito legal a idéia. Do mesmo tipo, conhecia o Left2Right, que no fim costuma ser tocado só pelo David Velleman (filósofo da NYU). Espero poder contribuir no que for possível. Confesso, porém, que ando um tantinho atrapalhado com os trabalhos, e que por isso é provável que não "posteie" nada nos primeiros meses.

Saludos,
Renato.

*****

Acho que mais gente pode ser convidada dentro do espírito de afinidade e convívio blogosférico. Entrei em contato apenas com aqueles de quem consegui o endereço de e-mail. Outros podem ser convidados via comentários nos blogs, sei lá. Na medida em que forem aderindo sintam-se livres para ver outros soldados para o incrível exército blogoleone.

--
César

*****

Grande idéia! O que conheço de blogs coletivos é (em homenagem à tua foto jedi, César) do lado negro da força. E funciona muito bem.
O nome está ótimo! Estou dentro!
Obrigado pela lembrança,
iagê


*****

contem comigo!

Abraços,
Marden.

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Uma metáfora da Internet

Acho que isto aqui é mais ou menos como um bar, primeiro descoberto pela gurizada, por algumas turminhas, depois por mais e mais, até que em alguns anos todos já estão freqüentando, o bar já tem restaurante-churrascaria, hotel, supermercado e continua aberto 24 horas por dia. Tem gente que vive ali, não sai nem pra ver se chove ou faz sol lá fora. Tem outros que dão uma passadinha, batem um papinho, tomam umas doses ou um refri, ou fazem umas comprinhas e seguem pra casa. Tem os que ficam até a madrugada e vão de ressaca para o serviço no outro dia. Tem os que chegam de madrugada e só saem de manhã já perto do meio-dia. Isto aqui é uma fauna e flora variadíssima e o pessoal costuma se agrupar em cardumes, segundo as atividades e interesses. Na mesa 8 e arredores, o pessoal da política. Toda aquela turma lá no fundo, e na boate no sub-solo, está a fim é de sexo. Ali na mesa 3 e entorno, os da literatura. O supermercado é em frente, o hotel no andar de cima e saindo, ao lado, fica a academia (para neurônios). Ah, sim, poetas e strip-girls costumam subir nas mesas e fazer valer o momento.
Divirta-se, você está em casa.

-- Jean Scharlau
Mas, como em todo bar, tem também muito bêbado chato, cuspindo nos outros e declarando o voto no PSDB!...
-- Marconi Leal