sábado, 11 de novembro de 2006

Oaxaca

Foto de manifestação ocorrida na Feira do Livro de Porto Alegre no dia 7 de novembro de 2006. No Jean Scharlau.

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

O Mundo Segundo Bush


O Mundo Segundo Bush (Le Monde Selon Bush, 2004, direção de William Karel, ficha do filme na IMDb), é um documentário fundamental. O foco do filme é o belicoso e intolerante fanatismo religioso cristão que fundamenta as escolhas e decisões de Chimp the Prez (Presidente Chimpanzé, como dizem alguns estadunidenses).

Acima, o filme completo, infelizmente sem legendas em português.

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Pateta, Donald, Mickey

Do Blog do Kayser.

França testa míssil nuclear -- cadê as sanções?

A França testou um novo míssil nuclear de longo alcance. Bush, o pacifista, não anunciou sanções até agora.

Se não anunciou sanções é porque não é contrário à proliferação de armas nucleares.

Bush não é contrário à proliferação de armas nucleares. Ele é contrário à posse de armas nucleares por aqueles que vê como inimigos.

Mas isso não é política de paz. Nem é política. É guerra.

Notícia no Mail & Guardian.

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

No imaginário PSDBista a Internet é vigiada

Mais uma do PSDB: controlar a Internet, já que a mesma não é tão dócil quanto aquela coisa obsoleta, os jornalões com seus autoproclamados e pouco confiados além de muito ridos "formadores de opinião".

Eduardo Azeredo, senador do PSDB, propõe que todos os usuários da Internet sejam identificados.

Quem ganha com isso? Economicamente, as empresas que vendem o agora pouco procurado serviço de controle de tráfego. Politicamente, aqueles que curtem controlar. O partido dos mesmos é fácil de adivinhar.

Quem perde com isso? Nós que estamos aqui, no espaço eletrônico, lutando para não sermos feitos de palhaços. Nós, o público, e o espaço público.

Cara, o PSDB vai de mal a pior.

Notícia em Jornalismo & Internet.

Na Cidade Baixa a administração Fogaça despeja, destrói casas, desampara

A administração Fogaça, à frente da prefeitura de Porto Alegre, despejou e destruiu as casas de cinco famílias do bairro Cidade Baixa ontem, terça-feira. Estava cumprindo uma ação de reintegração de posse que poderia ter sido adiada ao menos até que as famílias tivessem um novo teto. Notícia no RSUrgente.

Julgamento de torturador

Pela primeira vez um torturador será julgado pelos seus crimes no Brasil. Notícia no Diário Gauche.

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Sobre os beiços e melindres da mídia livre

Não costuma ser fácil descobrir o que alguém quer dizer quando fala em nome da democracia, da ética, da liberdade de expressão; a dificuldade é, justamente, a de compreender a quais eventos, atitudes e ações expressões como 'democrático', 'ético', 'bom', se referem em um determinado discurso. E os proferidores de discursos, por certo, aproveitam-se dessa zona de imprecisão, sobretudo quando pretendem convencer o maior número de pessoas possível de que falam em seu nome; em nome de todos e de cada um.
Se ainda assim queremos alcançar alguma clareza a respeito do que 'democrático' significa em uma fala específica, será de grande utilidade observar quais coisas são reputadas por seu proferidor como 'anti-democráticas'. Por esse exame indireto, pode-se descobrir que um termo pode variar de significado até às raias do contraditório, dependendo do que está em jogo em situações específicas. Afinal, ninguém disse que proferidores são coerentes; os ocos das palavras admitem mais de um forro, quer saiam da boca de adversários, quer saiam da boca de um único indivíduo. Veja-se, por exemplo, o comentário de Alberto Dines ... (Ler mais.)