quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Tornando os heróis mais heróis pela reconstrução do passado

Em Ainda a Mosca Azul:
Pois no domingo passado, dia 7, o jornal Correio do Povo deu notícia do traslado dos restos mortais do general farroupilha David Canabarro para um monumento memorial que está sendo construído na praça General Osório, em Santana do Livramento.

É uma notícia interessante pois se trata de uma personagem sobre a qual paira uma mácula, [...] após a assinatura do tratado de paz de Ponche Verde, o corpo de lanceiros negros do exército farroupilha foi massacrado pelo exército imperial, em Porongos. E o mais interessante é que este incidente não é tratado no texto que comenta o general farroupilha, que por sinal é um texto razoavelmente longo, principalmente em se tratando do Correio do Povo, um jornal bastante conciso.

Sobre a notícia e a omissão deste inconveniente pedaço do passado há um consistente texto no blog Boa Noite Pro Porco. Vale a pena conferir.

Mais uma vez os gaúchos se criam e recriam pela construção e reconstrução do seu passado.

Nisso não são diferentes dos povos que têm uma tradição. A memória tradicional costuma ser seletiva. A cada reconstrução os heróis são mais heróis, os adversários mais monstruosos.

Mas monumentos e homenagens devem se pautar pela história. Eis porque David Canabarro deve ser lembrado como um traidor e racista.

Nenhum comentário: