sexta-feira, 15 de junho de 2007

O automóvel, o público e o privado

Apocalipse Motorizado fala do automóvel, bem privado, acessível a poucos, mas de uso público. Trechos:
O automóvel é o único bem privado de uso exclusivamente público. Ninguém compra um carro para deixá-lo na garagem.
Por outro lado, ao contrário de outros bens privados, o automóvel não pode ser consumido por todos, como sonhava Henry Ford. Em São Paulo, apenas 1/3 da população utiliza automóvel para se locomover.
O excesso de carros provoca o caos para todos os habitantes. Atrapalha significativamente o transporte coletivo, polui o ar que é respirado por todos, gera barulho, agressividade e mortes.

Ciente da desgraça, a indústria automobilística e seus associados há muito tempo vêm criando anestésicos para quem está dentro da bolha. Ar condicionado, vidros escuros, equipamentos de som, celulares e até telas de vídeo (ainda que proibidas) equipam os interiores das máquinas de duas toneladas com uma pessoa dentro.

blog it

Um comentário:

Jean Scharlau disse...

Só vejo um jeito de dar jeito nisso: é fazer com que o transporte público seja mais confortável, mais seguro, mais rápido, mais freqüente, mais agradável, mais barato do que o auto transporte e ainda ofereça algumas coisas extras, que teriam que ser implantadas e inventadas.Por exemplo, instalar nos ônibus,trólebus,trens, jardineiras e afins essas telas de vídeo que são proibidas nos carros,dispor plugues onde quem levasse fones p/ouvidos poderia escutar músicas ou notícias, os básicos ar condicionado e bancos macios já fazem parte do ítem conforto.

Antes do prefeito Fogaça queimar mais esta boa idéia, comprando os piores ônibus, andávamos nesta direção em Porto Alegre.