sábado, 28 de julho de 2007

Professor da ECA-USP nocautea o presidente do Grupo Abril

Uma das perguntas do professor Carlos Chaparro a Roberto Civita, presidente do Grupo Abril:
Outra coisa que me preocupa como leitor da Veja é a mistura, na minha opinião pouco inteligente e perigosa, que Veja faz de argumentação com narração. É comum a gente começar a ler uma reportagem com um adjetivo chamando o sujeito de ladrão, e xingando. Às vezes a gente não sabe se está lendo um editorial ou uma reportagem. Isto rouba eficácia ao texto, rouba eficácia à credibilidade da revista. Essa mistura de argumentação com narração é inevitável, mas me parece que no caso de Veja o que se sobrepõe a uma reportagem é a perspectiva argumentativa e não a narrativa. É um grande perigo para a revista. A mim, como leitor, é uma coisa que desagrada profundamente, porque o ajuizamento do repórter se coloca acima dos fatos. Sou assinante de Veja há 20 e poucos anos e não sei se isso preocupa o senhor ou não. A mim incomoda como assinante.
Observatório da Imprensa via Nassif.

Blogged with Flock

Um comentário:

Jens disse...

O capo da Abril tira a máscara. Leitura imperdível. Valeu a divulgação.