quinta-feira, 19 de julho de 2007

Usuários transformam a Wikipédia num megajornal

Quando ela nasceu, a proposta de seus dois fundadores era criar uma enciclopédia online escrita por seus usuários. Mas hoje, seis anos depois, a Wikipedia começa a dar sinais de que está fugindo do seu modelo original e tomando um rumo surpreendente.

A preocupação com a atualidade começou a se manifestar na Wikipédia em meados de 2005, primeiro nos atentados ao metrô de Londres, e depois no furacão Katrina, em Nova Orleans, Estados Unidos.

A atualização e diversificação constantes dos verbetes começa a dar ao projeto uma cara de megajornal. Ou seja, o conteúdo informativo começa a ganhar tanta relevância e procura ^quanto o material enciclopédico. Na prática, a diferença entre os dois formatos está diminuindo, o que é um passo a frente no processo de contextualização das notícias.

 blog it

3 comentários:

Omar disse...

É, sim, um fenômeno. Aqui em casa eu, 50 anos, e meus filhos de 15 e 9 anos consultamos regularmente.

Claudinha disse...

Eu também tenho como referência o Wikipedia, além da busca do Google.

Anônimo disse...

Cuide da sua saúde!
Para prevenir eu conheço um site de Dietas e Bem-estar muito bom.

www.abcdosalimentos.com

Um abraço!