quinta-feira, 23 de agosto de 2007

NAKAHARADA DE PAU

SP: grupos protestam contra homenagem a coronel

Diversas entidades, entre elas o Centro de Direitos Humanos do Sapopemba e o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) farão um ato de protesto contra a homenagem que a Câmara Municipal de São Paulo vai fazer hoje ao ex-tenente-coronel da Polícia Militar Luiz Nakaharada. Ele participou da operação conhecida como "massacre do Carandiru", em 1992, que terminou com 111 detentos mortos.

A homenagem foi proposta pelo vereador Jooji Hato (PMDB), que atendeu a um pedido do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Lapa e Região (Consab's). Nakaharada foi acusado pelo Ministério Público pela morte de cinco presos que se encontravam dentro de uma cela. Ele comandava o Policiamento de Choque de São Paulo, que participou da operação de varredura nas celas, com os cães da PM.

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) decidiu, em reunião realizada na última terça- feira, dia 21, enviar à Câmara Municipal de São Paulo uma carta de repúdio contestando a iniciativa dos parlamentares.

Nenhum comentário: