segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O Mito da Monogamia

"Finalmente a Ciência teve a coragem de enfrentar a Igreja em seu último reduto: atesta, por meio de pesquisa séria, estruturada, que o casamento não passa de uma "união de fachada" para a maioria dos seres humanos - e isto por um motivo muito simples, de acordo com o recém-lançado "O Mito da Monogamia" (Editora Record): os homens são polígamos por natureza, e as mulheres são naturalmente infiéis." (Fonte: D.R. , texto de Claudio Lessa).

4 comentários:

Anônimo disse...

Se as mulheres são naturalmente infiéis e os homens polígamos, com quem as mulheres traem os homens? Entendi não! Beijus

Anônimo disse...

Já que é pra ser científico, proponho classificar o comportamento humano pela expressão monogamia não-ortodoxa. ;-)

Anônimo disse...

Aliás, notem a diferença moral entre os gêneros: homens são naturalmente "polígamos", enquanto que as mulheres são "infiéis". Será só impressão minha ou isso é machismo em ação?

Roy Frenkiel disse...

Essa me "passou" Lacerda, mas acho que voce tem razao. O palavreado realmente mostra - no minimo - uma especie de patriarcalismo, machismo ate. Talvez a diferenca seja mesmo comportamental. A mulher nao precisa de varios parceiros para reproduzir. O homem "pode" ter varias parceiras para reproduzir mais (e mais e mais e mais, perguntem aos indianos e medio-orientais). Portanto, o homem passa como "naturalmente poligamo" no palavreado do artigo, ou seja, ele possui a natureza propicia a constantemente procriar com diversas parceiras (aqui cito o fdp do Humes: O modo que as coisas sao e o modo que as coisas devem ser sao totais diferentes argumentos). A mulher, por outro lado, pode ate nao "precisar" ou ate mesmo "poder" procriar com mais de um homem, mas tambem tem a tendencia de "trair" o macho escolhido para ter sua cria. Ao inves de trair, o correto talvez fosse dizer simplesmente "trocar" o progenitor suposto por outro.

Mas claramente excluimos aqui o sexo como prazerozo tao somente. Se o motivo for a "natureza" versatil do homem quanto a reproducao, porque os homens adquiriram um medo social tremendo da propria cria (talvez sempre tiveram), mas jamais adquiriram medo do sexo? Com as mulheres, o mesmo, o sexo objetivo ao prazer anda mais em "fashion" atualmente (esperancosamente para ambos os sexos, cada vez mais). A ciencia nao precisa estar errada, nem o jornalismo, para divulgar besteiras.

Mesmo assim, ha de se pensar na "formalidade do casamento", porque estou cansado de assistir filme de Liv Ullman escrito por Bergman do seculo XXI em que o casal se suicida. Creio... So creio, que ha problemas mais graves nesse mundo. :P

Luma, finalizo dizendo que se ambos sao "infieis" ambos simplesmente trocam casais, que tal? :P

abraxao

RF