terça-feira, 21 de agosto de 2007

O socialismo salva o capitalismo, mais uma vez

Marco Weiss:
Em um artigo publicado na revista Counterpunch, Ralph Nader (que já foi candidato à presidência dos EUA), conta uma conversa que teve com seu pai há muitos anos:

“Meu pai perguntou a seus filhos durante uma conversa na hora do almoço: Vocês sabem por que o capitalismo sempre sobreviverá? Ele respondeu: Porque sempre utilizará o socialismo para salvar-se”.

Essa história se repete agora, assinala Nader. A manipulação do mercado hipotecário de alto risco levou a uma crescente contração de crédito e a uma crise de liquidez. Na hora do aperto, basta apelar ao Tio Sam para que ele abra a carteira para resolver a crise. O Banco Central Europeu e o Federal Reserve, dos EUA, injetaram 200 bilhões de dólares para estabilizar os mercados financeiros, na semana passada. Uma vez mais, o Estado e os governos são convocados para o resgate dos mercados financeiros em crise.

Quando o tempo não é de crise, o discurso é o do Estado mínimo. Quando alguma aposta no cassino financeiro global resulta em grandes perdas, o Estado máximo é imediatamente convocado.
RS URGENTE - QUEM SUSTENTA A "MÃO INVÍSIVEL" DO MERCADO

Blogged with Flock

Nenhum comentário: