sábado, 15 de setembro de 2007

Cacciola é preso em Mônaco

O ex-dono do banco Marka, Salvatore Cacciola, foi encontrado e preso pela Interpol em Mônaco.
A Polícia Federal foi informada na manhã deste sábado da prisão pelas autoridades de Mônaco. A prisão ocorreu porque agentes da Polícia Federal emitiram um alerta de difusão vermelho, avisando a Interpol que ele é foragido.
O Ministério da Justiça deve agora providenciar o pedido de extradição do ex-banqueiro, que será analisado pelas autoridades de Mônaco.
13.mai.2005/Alan Marques/Folha Imagem


Salvatore Cacciola, dono do banco Marka, durante depoimento no Senado
Cacciola foi condenado em 2005 a 13 anos de prisão em processo movido na 6ª Vara Criminal Federal, do Rio de Janeiro. A pena refere-se aos crimes de peculato (ou utilizar-se do cargo exercido para apropriação ilegal de dinheiro) e gestão fraudulenta.
O banco Marka quebrou com a desvalorização cambial de 1999. Na contramão do mercado, o Marka e o banco FonteCindam haviam assumido pesados compromissos em dólar. O banco de Cacciola, por exemplo, apostou na estabilidade do real e tinha 20 vezes seu patrimônio líquido comprometido em contratos de venda no mercado futuro de dólar.
O BC socorreu as duas instituições, vendendo dólares com cotação abaixo do mercado, evitando que quebrassem. A principal alegação para o socorro foi o risco de a quebra provocar uma "crise sistêmica" no mercado financeiro.
Além de Cacciola, na mesma ação foram condenados o então presidente do BC, Francisco Lopes, que pegou dez anos de prisão em regime fechado, além da ex-diretora de Fiscalização do BC, Tereza Grossi (seis anos).
Fonte: Folha Online.

Nenhum comentário: