terça-feira, 18 de setembro de 2007

A conspiração triunfalista

Já que está na moda a tese da conspiração da mídia contra o governo, assim como a alegação de que a tese é falsa, vou lançar hoje a novíssima tese de que houve uma conspiração da mídia a favor do governo. Sim, meus senhores e minhas senhoras, a mídia oligárquica conspirando a favor de Lula. A análise é de Bernardo Kucinski.

Praticamente todos os jornais e telejornais exaltaram o crescimento acelerado do PIB no segundo trimestre deste ano: nada menos do que 5,4% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. “O melhor resultado em não sei quantos anos", proclamavam as manchetes. “A maior a taxa de investimento desde não sei quando”. “Indústria se destaca com expansão de 6,8%”, “Consumo avança 5,9%”. E assim por diante.

Houve pequenas restrições aqui e ali dos comentaristas de sempre, inconformados com o que parece ser a consagração da política econômica do governo. Mas nem eles deixaram transparecer que se tratava de uma fraude estatística. Um caso clássico em que você usa verdades para dizer uma mentira.


Texto da Agência Carta Maior.

Nenhum comentário: