quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Serra por Hélio Fernandes


Dica do atento leitor Jasson Andrade, o que vai abaixo é um artigo do jornalista Hélio Fernandes, publicado originalmente na Tribuna da Imprensa. Vale a pena ir até o fim da leitura....


Concordou com juros de 40%, discorda dos 12%

Do resto, Serra não lembra, é tanta coisa que esqueceu

O cúmulo da falta de ética, da ausência de constrangimento, do excesso de histrionismo, da irresponsabilidade e da leviandade, é o senhor José Serra criticar o governo Lula pela "altura dos juros". Depois de perder duas eleições para prefeito de São Paulo, veio o governo (leia-se desgoverno FHC), e nesses 8 anos de retrocesso José Serra esteve sempre participando de tudo.

Foi eleito senador com o dinheiro do então "pai da Fiesp", que financiou a campanha mas ganhou quase todos os 8 anos do mandato de Serra. Mandato que o senador Valdeck Ornelas identificou assim, com todas as letras: "José Serra é um senador PILANTRÓPICO e não FILANTRÓPICO".

A propósito: nos EUA (o outro grande presidencialismo do mundo ocidental), os cidadãos ocupam os cargos para os quais foram eleitos. Quer dizer: senador não pode ser ministro (lá se chama secretário de Estado), deputados também têm que exercer os mandatos que disputaram.

Na reforma política que não será feita, ou melhor, se for feita como estão apregoando, haverá um colossal retrocesso, do qual o "carro-chefe" será essa vergonhosa e criminosa votação em "lista fechada". Todos os deputados, automaticamente reeleitos.

Serra critica os juros de 12 por cento do governo Lula. Tem toda a autoridade e respeitabilidade para isso, pois no governo FHC, ao qual serviu com toda a força do carreirismo implícito e explícito que é a sua marca especial, foi duro ao condenar os 40 por cento pagos na época. "Menas" verdade, aceitou tudo.

Serra não criticou e até concordou com tudo? Desculpem, esqueci.

Veja o resto do artigo, e morra de rir, no Blog Entrelinhas.


Nenhum comentário: