segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Gênios da raça

Uma empresa de consultoria global fez uma lista com os 100 maiores gênios vivos e o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer ficou na nona colocação empatado com o compositor Philips Glass, e o matemático Grigori Yakovlevich Perelman.
O primeiro colocado na lista dos top 100 da empresa Synectics ficou o químico suíço Albert Hofmann, inventor do LSD, empatado com o britânico Timothy John Berners-Lee, criador do domínio WWW (World Wide Web).
Entre outros, a lista tem ainda o líder da al-Qaeda, Osama Bin Laden, e Bill Gates, criador da Microsfot, ambos na 43ª colocação. Aparecem ainda os cineastas Steven Spielberg (25º) e Quentin Tarantino (100º), o ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov (20º), o cantor Stevie Wonder (49º), e a criadora de Harry Potter, J.K. Rowling (83º).
Niemeyer, que fará 100 anos dia 15 de dezembro próximo, criou Brasília, o Memorial da América Latina (São Paulo), o MAC (Niterói) e o conjunto da Pampulha (Belo Horizonte), entre outras obras.
À frente do brasileiro estão celebridades como o criador do desenho 'Os Simpsons', Matthew Abram Groening, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, e o britânico Stephen Hawking.
Segundo explicação da Synectics, a definição de gênio é uma combinação de vários fatores.
Nas palavras da empresa que criou o ranking:
"É muito difícil achar uma definição para o conceito. A maioria das pessoas seria capaz de nomear algumas pessoas que julgam qualificadas para ser gênios. Mas elas talvez achem mais difícil chegar a um acordo entre elas quando comparando listas. Não é fácil quantificar genialidade. Da Vinci é um gênio? Será por causa de seu talento fenomenal? Ou será que isso tem a ver com conquistas ao longo da vida? Será que é pelo reconhecimento acumulado ao longo dos anos que se mede isso? Ou pelo impacto que isso teve no mundo. Ou algo que tenha a ver com os grandes avanços que Ele trouxe para o mundo. Avanços que fizeram do mundo inteiro um lugar diferente. A Synectics acredita que o gênio é uma combinação de todos os fatores listados acima". Mais aqui no G1.

Nenhum comentário: