terça-feira, 30 de outubro de 2007

Hoje tem Saideira!


Você já circulou pela blogosfera?

Blogosfera. Você sabe que o que é isso? Calma, calma. Não tem nada a ver com o fato de o coitado do Plutão ter perdido a condição de planeta. O assunto aqui é outro. Diz respeito a uma das mais inovadoras formas de comunicação que circula pela Internet: os blogs. São espaços estabelecidos na rede mundial de computadores em fluxos de informações de retro-alimentação, nos quais pessoas de diferentes partes do mundo compartilham suas visões e participam de maneira interativa, democratizando a discussão.

Para debater o tema, a Saideira de outubro, marcada para esta terça-feira, dia 30, às 19h30min, no Bar Zelig, terá como convidados dois blogueiros craques no assunto. O mestrando em Ciências da Comunicação Hélio Sassen Paz (do Palanque do Blackão - http://heliopaz.wordpress.com/ -, entre outros) e o professor de filosofia César Schirmer (do Animot - http://www.animot.blogspot.com/ -, entre outros) estão encarregados de debater quais as vantagens e desvantagens dos blogs, onde entra a ética nesta história, quais os rumos e como a grande mídia está convivendo com este novo meio.

Quê? Saideira - Encontros periódicos com o Jornalismo
Edição de OUTUBRO: Você já Circulou na Blogosfera?
Quem? Hélio Sassen Paz e César Schirmer
Como? Debate com participação do público (entrada franca e honesta)
Quando? Dia 30 de OUTUBRO (terça-feira), a partir das 19h30min
Onde? Zelig Bar (Rua Sarmento Leite, 1086 - Cidade Baixa)
Por quê? Quem não gosta de uma boa conversa de botequim?



Comentário do Editor:
A BLOGOSFERA gera um novo panorama na visão de participação das pessoas no processo informativo e na liberdade de tratamento dos fatos, além de estar se tornando uma ferramenta poderosa que, inclusive, tem pautado a grande mídia.
Na contra-mão dos processos corporativos do mass media, os blogs são literalmente espaços de resistência, que tanto contrapõem, como fazem a análise crítica do que se está publicando tanto em via impressa como nos meios eletrônicos de transmissão.
Redes de blogs têm se estabelecido, em fluxos de retro-alimentação de informações, onde pessoas distantes milhares de quilômetros compartilham das suas visões e fazem da participação interativa dos freqüentadores dos blogs uma continuidade da discussão em espaços como os de comentários, por exemplo.
Casos como o de Mianmar, da invasão do Iraque ou do massacre de Oaxaca, no México, potencializam a importância dos blogs, porque em meio a um controle estatal e corporativo poderoso por sobre os meios de comunicação, estes tornaram-se os únicos veículos de relatos dos acontecimentos em tais locais. Na ditadura de Mianmar, nos recentes choques, inclusive a CNN se utilizou de blogs da população civil daquele país para passar informações como fotos e vídeos dos embates com o exército em seus programas.
A BLOGOSFERA já é um fenômeno e veio para ficar.

Nenhum comentário: