segunda-feira, 15 de outubro de 2007

SOBRE A SITUAÇÃO DOS PEDÁGIOS NO RS

DEU NO RS URGENTE:

Algumas informações levantadas na CPI dos Pedágios e nas audiências públicas realizadas pela Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa do RS sobre o atual modelo de pedágios vigente no Estado:

O Rio Grande do Sul tem um índice de rodovias pedagiadas muito superior à média nacional e aos índices verificados nos EUA e na Europa. Enquanto nos EUA, o índice é de 0,2%, no Brasil chega a 5% e no RS, 23% das estradas são pedagiadas.

Para acessar o porto de Rio Grande, um caminhão que deixa o município de Vacaria, maior produtor de maçãs do Rio Grande do Sul, enfrenta 19 cancelas e pode desembolsar até R$ 400 em tarifas. Em função de causa, muitos caminhões acabam indo para o porto de Itajaí, em Santa Catarina.

Na Serra, há praças de pedágio instaladas com menos de 30 Km de distância uma da outra, quando a regra internacional estabelece um mínimo de 100 Km de distância.

Motoristas que moram nas regiões de Caxias do Sul e de Vacaria gastam 10 vezes mais em pedágios que em combustíveis.

Quase um terço das estradas pedagiadas pelo Estado estão fora das normas de segurança. A qualidade média do pavimento ficou em 73%, segundo levantamento da Agergs. Com isso nenhum pólo atingiu o que é previsto nos contratos.

Nenhum comentário: