segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Tropa de Elite...

TROPA DE ELITE: A CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA!

Ivan Pinheiro

"Homem de preto.

Qual é sua missão?

É invadir favela

E deixar corpo no chão"

(refrão do BOPE)

Não dá cair no papo furado de que "Tropa de Elite" é "arte pura" ou "obra aberta". Um filme sobre questões sociais não podia ser neutro. Trata-se de uma obra de arte objetivamente ideológica, de caráter fascista, que serve à criminalização e ao extermínio da pobreza. É possível até que os diretores subjetivamente não quisessem este resultado, mas apenas ganhar dinheiro, prestígio e, quem sabe, um Oscar. Vão jurar o resto da vida que não são de direita. Aliás, você conhece alguém no Brasil, ainda mais na área cultural, que se diga de direita?

CLIQUE NO TÍTULO PARA LER MAIS.

3 comentários:

Cristóvão Feil disse...

Omar, para mim este artigo sobre o filme "Tropa de Elite" feito pelo blogueiro é a típica leitura óbvia e rasteira acerca do tema da violência policial e a tortura. Acho que o assunto é bem mais complexo, amplo e profundo. Como eu digo no meu artigo lá no blog sobre o filme, não é com impulsos moralistas que vamos eliminar a tortura policial. Esse é um fenômeno intrínseco, imanente das forças de segurança de qualquer Estado, seja no Brasil, seja nos EUA, ou na Finlândia. O exercício da violência legítima simbólica, por definição, é monopólio do Estado burguês, não sou eu que digo isso, é uma afirmação de tantos quantos estudaram o Estado desde o advento do Iluminismo, lá se vão 350 ou 400 anos. Ocorre que no Brasil as coisas são mais cruas, como mostra o filme (ou seria documentário?) "Tropa de Elite". O articulista blogueiro está querendo punir o carteiro que traz uma notícia ruim, e se esquece da notícia ruim, ou a sua fonte. Não adianta apedrejar o diretor José Padilha, este apenas recolheu fatos da realidade e colocou de forma artística numa película. Aliás o roteiro partiu de obra de antropólogos do Rio.

Abç.

Omar disse...

Mestre Cristóvão,

Não reproduzi aqui teu artigo a respeito do filme por deduzir que os visitantes desse espaço redundam em relação aos que visitam o Diário Gauche (o qual, como sabes, visito quotidianamente). Ainda não vi o filme. Publiquei esse texto do ONIPRESENTE mais pelo entusiasmo com que ele o escreveu do que por concordar ou discordar. De qualquer forma esse espaço estava meio "morno" e, assim, foi legal tua manifestação.

Abração

Anônimo disse...

Omar, que nada, achei ótimo teres publicado o artigo do companheiro blogueiro.

Blog é pra isso, debate e guerrilha!

Caso contrário, todos vamos sentar e ver TV Globo com cara de bobo a vida toda.

Abç.