terça-feira, 27 de novembro de 2007

Bolívia: Mídia que ajuda a atirar gasolina na crise aposta num país "balcanizado" bem na fronteira do Brasil

VI O MUNDO:

Em recente artigo publicado na imprensa brasileira, o historiador Moniz Bandeira falou sobre a "Balcanização da Bolívia", ou seja, o processo pelo qual o país seria dividido. Bandeira fez referência direta ao embaixador americano na Bolívia, Phillip Goldberg:

"Esse diplomata tem experiência em conflitos étnicos e tendências separatistas, que irromperam no Leste europeu após a desintegração da Iugoslávia. Ele trabalhara na questão da Bósnia, no Departamento de Estado, de 1994 a 1996; fora assistente especial do embaixador Richard Holbrooke, o artífice da desintegração da Iugoslávia; e servira como chefe da Missão dos EUA em Prístina, Kosovo (2004-06), onde orientou a separação dos Estados da Sérvia e Montenegro, após haver sido ministro conselheiro na Embaixada dos Estados Unidos em Santiago do Chile (2001-04)."

De acordo com o artigo, publicado na "Folha de S. Paulo", "a suspeita em La Paz é de que ele (o embaixador) foi designado a fim de conduzir o processo de separação de Santa Cruz de la Sierra, caso ela ocorra, após a aprovação da nova Constituição e em meio à exacerbação das tensões étnicas, sociais e políticas, aguçadas pelo choque de interesses econômicos das distintas regiões da Bolívia", concluiu Luiz Alberto Moniz Bandeira.

PARA LER MAIS CLIQUE NO TÍTULO DESTA.

Um comentário:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Quanta besteira. A Iugoslávia se desintegrou porque era a vontade de todos os povos. Isso se chama auto-determinação. E os EUA, nos Balcãs, sempre estiveram do lado e protegeram os muçulmanos contra o massacre Sérvio de Milosevic.