terça-feira, 27 de novembro de 2007

O Ditador Amigo (2): Pervez Musharraff fecha redes de TV paquistanesas nos Emirados Árabes

O Governo dos Emirados Árabes Unidos cassou o sinal de duas redes de televisão paquistanesas que transmitiam de seu território e faziam oposição ao presidente do Paquistão, Pervez Musharraf. A ação de fechar os canais "Geo TV" e "ARY" seguiu uma solicitação do governo paquistanês. Os dois transmitiam de Dubai desde que seu sinal foi suspenso pelo regime de Musharraf, no dia 03/11, quando o presidente decretou o estado de exceção no Paquistão.

Após o decreto, os canais de televisão locais e internacionais desapareceram dos aparelhos de TV paquistaneses, devido às restrições à imprensa impostas pelo governo ditatorial. O Estado proibiu qualquer conteúdo que pudesse atingir a honra do presidente ou do exército.

Os canais privados foram obrigados a assinar um código de conduta de 14 páginas para poder retomar suas transmissões. Alguns deles, como o "Dawn" e o "Aaj", aceitaram a imposição. "Geo" e "ARY", porém, se recusaram.

Os dois canais continuavam sendo vistos no Paquistão via internet ou satélite. Em seu site, a "Geo TV" acusou diretamente o general Musharraf de pedir que as autoridades dos Emirados Árabes impedissem novas transmissões a partir de Dubai, onde a rede tem estúdios.

Segundo o presidente da emissora, Imran Aslam, como o canal podia ser captado no Paquistão por parabólicas, as autoridades proibiram a importação de antenas e outros equipamentos para receber sinais por satélite. Além disso, técnicos do governo procuraram bloquear a transmissão via internet.

"Estamos surpresos com as autoridades de Dubai, que se desenvolveu como uma célula de livre-comércio e comunicações", disse um comunicado do Comitê para a Proteção dos Jornalistas, em Nova York.

"Pedimos às autoridades do Paquistão e dos Emirados que retirem a ordem imediatamente e permitam que os canais privados de televisão informem sem serem submetidos a restrições", disse no comunicado o diretor-executivo da organização, Joel Simon.

Os principais partidos da oposição condenaram o fechamento da rede. Em Karachi, no sul do Paquistão, houve uma passeata de jornalistas em protesto contra o fechamento.

O general Musharraf prometeu em várias ocasiões respeitar a liberdade de informação no Paquistão. Mas nos últimos tempos vinha exigindo "responsabilidade" da imprensa.

Do Comunique-se.

Um comentário:

José Elesbán disse...

O ditador amigo 2.