sábado, 16 de junho de 2007

Do blog do Nassif

O Mapa do Federalismo
No Fórum Online, a discussão sobre o “Redescobrindo o Federalismo Brasileiro” já gerou bons comentários sobre o Ceará, Rondônia, São Paulo e Rio de Janeiro.Vamos traçar um quadro variado dos diversos estados brasileiros. Entre lá., comente os dos estados já postados, ou coloque análises do seu estado, se não estiver lá.Vamos redesenhar o Brasil.

Os gaúchos
No final do século 19, o Rio Grande do Sul era o mais promissor estado brasileiro. Economia diversificada, uma colonização bem sucedida que acelerou o processo de industrialização do estado, único estado brasileiro com ensino gratuito obrigatório, local da mais influente classe política brasileira, que passaria a dominar a cena nacional a partir dos anos 30.Os gaúchos foram fundamentais na colonização de Santa Catarina, Paraná, mais recentemente do centro-oeste. Ao lado de São Paulo, era o estado onde o agronegócio mais floresceu, mas em cima de pequenas e médias propriedades.Em que ponto o Rio Grande do Sul se perdeu? A partir de um certo momento, o estado passou a refletir o mesmo clima de decadência nostálgica de países do Mercosul, a saudade do sucesso de outrora, o apego a velhos mitos, a incapacidade de se reerguer.Quem se habilita a tentar decifrar os gaúchos?Clique no link e tente nos explicar o Rio Grande.
PS - Pessoal, porque não copiam os comentários maiores para o Forum Online? Aqui a discussão é imediata e legal. Mas virou a página, fenece. Lá, continua.

enviada por Luis Nassif
exibeComentario(18874744, 'luisnassif','2007_06.html#post_18874744');
(comentar 33 comentários) (envie esta mensagem) (link do post)

Guerra contra a Venezuela

"Eva [advogada norte-americana, autora de dois livros sobre a participação da CIA e o uso de dinheiro do governo dos EUA para financiar campanhas de desestabilização na Venezuela], que já havia denunciado a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) por participar, junto com outras ONGs de produção de 'relatórios' sobre liberdade de expressão atendendo a interesses norte-americanos, fonte de seus financiamentos, afirma que os EUA estão propagando uma série de "distorções e falsidades" para justificar uma guerra contra a Venezuela."

Pescado Na Periferia do Império.

Apoiar uma boa causa, causa prazer, é uma boa

O pesquisador William Harbaugh, da Universidade de Oregon (EUA), confirma o que muitos já sabiam (inclusive aqueles tipos de pastores e o pessoal do Criança Esperança) e outros teimavam em dizer que era só soberba e proselitismo disfarçados de filantropia - ele comprovou que ser gente boa dá barato sim, vai bem com tudo e é bom pros rim. Vejam esta:

"...quando o dinheiro chegava à conta bancária, a ação ativava porções do cérebro - o núcleo caudado e o núcleo acumbente - que sabidamente têm a ver com a sensação de prazer. E, se o dinheiro era dado espontaneamente, o efeito era ainda maior...
O interessante é que esses centros de prazer estão ligados a necessidades realmente básicas, como comida, sexo, doces, abrigo e conexão social", disse Ulrich. "É a área do cérebro que diz o que é bom para nós. E a mesma área também parece dizer o que é bom para os outros."
No G1, JB e Fapesp.
N.E. : interessante notar que há uma discrepância entre a informação da Fapesp e as do JB e do G1 - estes dois sequer mencionam William Harbaugh.

La Vieja trará cultura todos os sábados

Trecho:
Para tanto, e La Vieja sempre quis escrever "para tanto", uma vez que tal expressão é carregada de valores tradicionais da família brasileira, ela irá, todo sábado, disponibilizar neste espaço virtual, que não é uma democracia, uma que outra dica cultural, ou, como dizem os porto-alegrenses fashions, ins e que estão ligados em todos os lançamentos culturais do Partido da RBS (PRBS-RS), algumas pílulas de sabedoria populares.
blog it

Perseguição a blogueiro na Espanha

"O Cèsar Llamborda, foi perseguido durante horas por um policial à paisana que suspeitou se tratar de um terrorista pelo simples fato dele querer fazer fotos de um parque temático em construção, para publicar em seu blog. Mesmo tendo se identificando para o policial (foto em primeiro plano), o mesmo que o perseguiu pelas ruas de Tarragona, César foi censurado.

O Blog "Tarragona 2016" publica fotos da cidade chamando a atenção das autoridades para o descaso e o abandono. Tarragona é uma forte candidata à capital européia da cultura de 2016 e a única "bomba" que Cèsar transportava era uma máquina fotográfica e sua cabeça fervilhando de boas idéias."

Pescado do Bodega Cultural.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

TV Viomundo

Recado do Azenha

'Eu vivo fuçando no You Tube e tenho visto programas muito mais interessantes que os da TV brasileira.Gosto muito dos documentários.É incrível que a gente consiga ver filmes que nunca chegarão aos cinemas.Minha própria contribuição para o debate político eu botei na TV Viomundo.É o documentário A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA, que só a TV Câmara teve coragem de passar no Brasil.Se fosse exibido na TV comercial brasileira serviria para desmentir 90% das bobagens que foram ditas e escritas sobre Hugo Chávez e a RCTV.O documentário vem obtendo uma resposta muito boa, apesar do pequeno número de brasileiros com acesso à internet em banda larga.A minha pasta de vídeos sobre a Venezuela já teve mais de 23 mil acessos, principalmente nas últimas semanas.É o incrível efeito multiplicador da internet em ação.Espalhem, please:
http://www.youtube.com/view_play_list?p=DB51597A34FF6E89

Foto: jornalista Luiz Carlos 'Vi o Mundo' Azenha

Maioria dos brasileiros quer a Vale de volta

Em pesquisa com 2 mil pessoas, 50,3% disseram ser a favor da retomada da empresa pelo governo, ante 28,2% contrárias à medida. Instituto realizou a sondagem a pedido do DEM, o antigo PFL. Plebiscito popular sobre a Vale acontece em setembro.
Da Agência Carta Maior.

Parabéns!




Aniversário do Olívio Dutra

Hoje à noite, no Galpão Crioulo do Clube Farrapos (Av. Cristiano Fischer, nº 1331 - Porto Alegre), o companheiro Olívio Dutra, uma das grandes 'reservas políticas - e morais' da esquerda brasileira - e do PT em particular, estará sendo homenageado por seus companheiros e amigos, por ocasião do transcurso de seus 66 anos.
Estaremos lá, é claro, para abraçá-lo ... e para saborearmos a autêntica 'Paella Campeira' que será servida no jantar.
Parabéns e muitas felicidades, companheiro Olívio!

Não confunda blogoleones com blogolhones

Blogolhones tem aos bulhões por aí.
Blogoleones só aqui.

O automóvel, o público e o privado

Apocalipse Motorizado fala do automóvel, bem privado, acessível a poucos, mas de uso público. Trechos:
O automóvel é o único bem privado de uso exclusivamente público. Ninguém compra um carro para deixá-lo na garagem.
Por outro lado, ao contrário de outros bens privados, o automóvel não pode ser consumido por todos, como sonhava Henry Ford. Em São Paulo, apenas 1/3 da população utiliza automóvel para se locomover.
O excesso de carros provoca o caos para todos os habitantes. Atrapalha significativamente o transporte coletivo, polui o ar que é respirado por todos, gera barulho, agressividade e mortes.

Ciente da desgraça, a indústria automobilística e seus associados há muito tempo vêm criando anestésicos para quem está dentro da bolha. Ar condicionado, vidros escuros, equipamentos de som, celulares e até telas de vídeo (ainda que proibidas) equipam os interiores das máquinas de duas toneladas com uma pessoa dentro.

blog it

MST propõe agrovilas

Trechos:

A proposta de reforma agrária que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pretende discutir com o governo federal e com a sociedade brasileira prevê a criação de agrovilas: a implementação de micro-cidades em assentamentos rurais com uma infra-estrutura que permita a interação entre homem, trabalho e meio ambiente.

Ribeiro diz que as agrovilas funcionariam como pequenas cidades com infra-estrutura básica, como saneamento, posto médico, escola, etc. Além disso, haveria espaço para esporte, lazer e atividades culturais. A construção das casas seria feita em local que permitisse uma ligação direta com as áreas de cultivo, respeitando a vegetação e as fontes de água.

De acordo com ela, algumas agrovilas já foram construídas no Nordeste. "Essas experiências têm se mostrado um sucesso".

blog it

Quando o Pentágono pensou em utilizar a 'bomba gay' contra os soldados inimigos

WASHINGTON (AFP) - Uma 'bomba gay', que transforma os soldados inimigos em homossexuais que preferem fazer amor a fazer a guerra, foi uma idéia destrambelhada proposta nos anos 90 ao Pentágono para resolver seus conflitos bélicos. m 1994 o laboratório Wright, do Exército do Ar em Dayton (Ohio, norte), solicitou ao departamento de Defesa americano 7,5 milhões de dólares para desenvolver esta bomba constituída de um produto químico de efeito poderoso e afrodisíaco, que levaria os combatentes a adotar um "comportamento homossexual" e que minaria "o espírito e a disciplina das unidades inimigas".

Acho que o Pentágono deve ter pedido os préstimos de assessoria política para o Olavo de Carvalho. Com uma idéia dessas...

Cliquem no título e vocês lerão no site do Terra.

Cultura colaborativa em discussão

Trechos:
Brasília - Durante quatro dias, aconteceu em Salvador o Encontro de Cultura Colaborativa (ECCO) com a participação de mais de 400 participantes. Esse tipo de produção se baseia no conceito de informação livre, tanto em termos de acesso como de possibilidade de se alterar os conteúdos produzidos. O conceito valoriza, sobretudo, a descentralização dos pólos produtores e a criação compartilhada. Entre os exemplos de espaços virtuais em que se trabalha os princípios da cultura colaborativa estão a enciclopédia virtual Wikipédia e o YouTube.
Para secretário executivo do projeto Casa Brasil, Edgar Piccino, “estimular a cultura colaborativa é uma forma de resistir à lógica de mercado”. Neste sentido, ele destacou a importância do uso do software livre, programa de computador livre, com código aberto. “É uma opção estratégica do governo brasileiro para internalizar a tecnologia e promover mais justiça social e é um dos pilares da discussão da cultura colaborativa”.
blog it

MST: reforma agrária e outras bandeiras sociais

Trecho:
Brasília - Criação de rádios comunitárias, educação no campo e luta contra aquecimento global. A política de integração dos governos da América Latina e a discussão de um modelo econômico que substitua o neoliberalismo. Demarcação de terras indígenas e quilombolas, além da invasão norte-americana no Iraque. A carta à sociedade brasileira divulgada hoje (14) pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem propostas para todos esses temas. E mostra que, no 5º Congresso Nacional em seus 23 anos de história, o MST não defende mais apenas a reforma agrária.
blog it

Desertificação no horizonte da América do Sul

Trechos:
clipped from www.bbc.co.uk

“Há um ciclo em que um fenômeno alimenta o outro. Se o meio ambiente é degradado com desmatamento e erosão, os reservatórios de água diminuem, aumentando as áreas desertas", afirma Matallo.

"Por sua vez, essas terras degradadas influenciam no clima, impedindo a formação de chuvas e aumentando ainda mais a desertificação.”

Matallo ainda ressalta que as perdas econômicas provocadas pela desertificação na América Latina chegam a US$ 20 bilhões por ano.

Pode ser causada pela ação humana, entre outros fatores. O uso incontrolado da terra para cultivos e pastagens, além do desmatamento e pouca irrigação, estão transformando terras férteis em desertos.


blog it

Dados sobre consumo na América do Sul

Trecho:
clipped from z001.ig.com.br

A Cepal fez um levantamento dos gastos nacionais per capita em dez países da América do Sul. Das sete categorias analisadas, o Brasil ficou abaixo da média em quatro categorias:
blog it

Cotas em votação na UFRGS

Trecho:
Aos Lutadores, Guerreiras, Militantes e Sonhadoras!!!
Nesta 6ª feira, 15/06 finalmente será votado a proposta de COTAS na UFRGS. Indígenas, Negros e os Pobres em geral serão os beneficiados desta importante, embora pequena, REPARAÇÃO AOS ERROS COMETIDOS durante séculos no país.
blog it

Trecho:
A decisão do Conselho vai ser um marco para a discussão da democratização do ensino na UFRGS - independente do resultado. Aprovada a proposta das cotas (sabemos, não é uma medida suficiente), inicia-se um novo período na história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; rejeitada, ratifica-se a assustadora veia elitista e racista do meio acadêmico brasileiro e, em especial, gaúcho.
blog it

Informações que a mídia gorda do Brasil não dá

- a Venezuela cresceu 10% no ano passado e 9% no primeiro trimestre deste ano;
- a inflação é a mais alta da região, 19% ao ano;
- os bancos nunca faturaram tanto, com aumento dos lucros de 33% no ano passado;
- os empréstimos para a compra de automóveis aumentaram 143%;
- os empréstimos em cartões de crédito aumentaram 100%;
- 9 de cada 10 carros de luxo agora são vendidos em prestações;
- os bancos faturaram só este ano U$ 7,5 bilhões em comissões, intermediando a colocação no mercado de papéis da PDVSA;
- nunca os pobres venezuelanos, muitos dos quais não têm conta bancária, tiveram tanto acesso a crédito quanto agora, inclusive para abrir novos negócios;

A fonte não é nenhum jornal bolivariano. É o New York Times.
E, se você não ler estas informações no Brasil, já sabe o motivo.
Do saite Vi o Mundo.

PUM, PUM, PUM ! É o efeito estufa


Quando o pum das vacas interfere no aumento do efeito estufa e conseqüentemente na piora das condições climáticas, é sinal de que as coisas estão muito pior que o anunciado... CRESCIMENTO ECONÔMICO ILIMITADO É UM MITO! O planeta já deu sinais que não vai mais esperar! Leia mais no A Carapuça.

Um mastro, um obelisco à "liberdade de imprensa"

Santiago, no Dialógico.

Daniel Dantas ganhará ministério?

“Mas por que Mangabeira deve ser chamado de funcionário de Dantas, e não da BrT? Porque só o grupo de Daniel Dantas pode demiti-lo ou poderá contratar alguém no seu lugar como ‘trustee’ da Brasil Telecom. Aliás, Mangabeira precisaria ter informado o Opportunity antes de se demitir”.

Diante de tais revelações, não seria crível a nomeação do “Confúncio do Planalto” como Ministro da República. Salvo, evidentemente, na eventualidade de um surto kamikaze do Presidente Lula, que contrariaria os próprios interesses e importaria, por antecipação, um novo problemaço. Nesta eventualidade, o “Confúncio” não seria Ministro da República, mas sim Ministro do Dantas. Do Blog Biruta do Sul.

A Paz...

Até mesmo quem apóia ao Sr. Abbas duvida. “Um governo emergencial seria insignificante por aqui,” disse Mkhaimar Abusada, uma cientista política na Universidade Azhar, de Gaza, afiliada ao Fatah. “Não poderia fazer nada. Hamas está por todos os lados. E esse é o ponto principal.”

N.E: Ao contrário da charge estadunidense sobre a situação no Oriente Médio, parece que qualquer solução advinda do conflito não fará bem a nenhuma das partes envolvidas.

(Fonte em Ingles: NYT).

PT já decidiu pelo que vai brigar na reforma política

A Comissão Executiva Nacional do PT, após dois dias de debates com 62 deputados e 2 senadores do partido, decidiu na quarta-feira (13) que o partido irá votar favorável à fidelidade partidária, ao financiamento público exclusivo das campanhas, ao voto em lista pré-ordenada e ao fim das coligações para as eleições proporcionais.

A resolução ainda autoriza a bancada a "fazer as mediações necessárias", ouvida a Executiva, para garantir no Congresso Nacional a aprovação do financiamento público e do voto em lista – que são os pontos mais polêmicos da proposta.

O método a ser usado pelo PT na composição de sua lista pré-ordenada será debatido no 3º Congresso Nacional do Partido (31/8 a 02/9/07). Informa Luciano Rodrigues, da assessoria do Dep. Fed. Tarcísio Zimmermann, do PT.

Nova hegemonia?

"Record desbanca Globo - esta é a principal manchete da Folha Universal (leia-se Igreja Universal) desta semana. A reportagem faz questão de mostrar a seus fiéis que o demônio da Globo está sendo derrotado selo santo guerreiro da Record. 'Pela primeira na história da televisão brasileira, emissora da família Marinho está fora da transmissão do maior evento esportivo do planeta', diz a chamada da primeira página."
Pescado do Blog do Gadelha

Carta ao Povo Brasileiro será divulgada hoje, pelo MST

O MST, hoje, último dia do seu 5º Congresso Nacional, divulga a sua "Carta ao Povo Brasileiro", com os temas que o movimento quer discutir com a sociedade. Apresenta também o seu projeto de reforma agrária. São propostas que foram discutidas por dois anos nas bases do movimento e concluídas neste encontro. Além da reforma agrária, o MST quer debater o modelo de desenvolvimento do país.

Segundo Maria de Fátima Ribeiro, da coordenação nacional do movimento,o atual modelo agrícola do país leva à degradação ambiental e humana, privilegiando a monocultura e o agronegócio para exportação. O que, na sua opinião, fortalece os interesses latifundiários e não cumpre sua função social, ao excluir os que "vivem da terra".
Leia algumas propostas do MST para o Brasil, na Agência Brasil.

Gaza vive calma tensa sob controle total do Hamas

Uma calma tensa voltou a reinar na Faixa de Gaza, depois de quase uma semana de enfrentamentos armados entre os dois principais grupos políticos do país, o islâmico Hamas e o secular Fatah.
Moradores da Faixa de Gaza se deparam com as incertezas no primeiro dia depois que o Hamas tomou controle total da área, segundo um correspondente da BBC na região do conflito, Tim Franks.

Militantes do Hamas ocuparam as dependências presidenciais em Gaza durante a madrugada, horas depois de anunciar o controle de edifícios-chave de segurança do Fatah.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, que é do Fatah, declarou estado de emergência e dissolveu o governo de unidade formado há três meses para emprestar credibilidade ao Hamas, que controla o Parlamento mas mantém relações ruins com Israel – cujo fim defende – e os países ocidentais.
(continua aqui)

Da BBC Brasil.com

Para ler mais sobre o assunto:

Telesur - Abbas disuelve Gobierno de unidad y decreta estado de emergencia en Palestina

G1 -Presidente palestino rompe governo de união

G1 - Hamas anuncia tomada de toda a faixa de Gaza

BBC Brasil.com - Dissolver governo foi 'precipitado', diz premiê palestino

Hamas versus Fatah




















Israel: "Quem você acha que ganha essa briga?"
EUA: "Você e eu, é claro. Hehehe."

Latuff

YouTube ganha versão brasileira

O Google anunciará, na terça-feira, dia 19, a abertura do YouTube Brasil. A versão nacional do maior site de vídeos está no conjunto de lançamentos locais do serviço em quase 20 países. A versão brasileira oferecerá um espaço local privilegiado para parcerias com as empresas locais de conteúdo televisivo. A localização do serviço abre espaço para propostas inovadoras, como a que acontece entre a rede de TV CNN e o YouTube nos Estados Unidos. As empresas anunciaram ontem uma parceria inédita para transmissão conjunta dos debates presidenciais republicano e democrata, com participação do internauta. Os usuários que enviam os filmes terão de escolher se desejam anúncios em suas produções.

O Brasil é o segundo país que mais acessa o YouTube, depois dos Estados Unidos. Marcelo Nóbrega, no Jornal do Brasil.

Alastra-se a dissenção entre os militares americanos

"O horror à Guerra e às acções americanas são as únicas forças que motivam a dissidência militar. Há também a percepção de que os EUA estão a perder a guerra. Alguns oficiais americanos, designados para trabalhar com as tropas fantoches iraquianas, fizeram objecções às tropas prenderem civis iraquianos que aparentemente não cometeram crimes, nem actos que os ocupantes americanos pudessem considerar um crime. Um oficial americano foi recentemente repreendido por um general americano por ter libertado 35 prisioneiros que ele acreditava terem sido presos sem boas razões. Alguns destes oficiais americanos consideram o aprisionamento de civis inocentes um crime de guerra pelo qual não querem responsabilidades. Além disso, consideram-no contra-producente."
Clique AQUI para ler o texto na íntegra em Resistir.info.

Relator europeu diz ter provas de prisões secretas

"O senador suíço encarregado pelo Conselho da Europa de investigar a existência de prisões secretas da CIA em solo europeu afirmou ter provas de que a agência secreta americana mantinha instalações desse tipo na Polônia e na Romênia." (...) "As instalações secretas na Europa eram administradas direta e exclusivamente pela CIA. Pelo que sabemos, os funcionários locais não tinham nenhuma comunicação significativa com os prisioneiros e desempenhavam tarefas puramente logísticas", diz o relatório."
Leia o artigo completo AQUI.
Publicado na BBC Brasil.com em 08/06/07.

O Blogoleone no dia 14 de junho

11 editores e 2 editoras publicamos 31 notícias ontem, 14 de junho. Fizemos e recebemos 210 visitas, 27% a mais que anteontem, e tivemos 434 vistas de páginas.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Do Blog do Poeta Fabrício Carpinejar: Cadê a casca de amendoim?

"Não sei se isso também ocorre no Maracanã, no Morumbi ou no Olímpico, mas minhas mãos estão mais surdas. No estádio Beira-Rio, está proibida a venda de amendoim com casca, para evitar a sujeira. Pode soar ridículo alguém reclamar do veto do amendoim com casca, mas eu protesto. É como perder a sonoplastia do jogo, o som das minhas batidas cardíacas. Os jogos ficaram silenciosos. Mudos.

(...)

Quem censurou a casca de amendoim, não teve mãe rezando terço de madrugada. A casca de amendoim é terço de homem, meu terço das ruínas.

Quem censurou a casca de amendoim não suportou frio no estádio e não foi obrigado a desviar a atenção dos pés gelados e úmidos para as mãos trabalhando a britadeira dos grãos. A casca de amendoim é meu cachecol de relâmpagos."


Mais no blog do Carpinejar.

"Sandro Goiano"

O jogador Sandro Goiano foi homenageado pela torcida gremista com uma lista de suas habilidades muito particulares. A brincadeira surgiu na comunidade do clube, no orkut. Símbolo da raça tricolor, o volante é exaltado pela sua doação dentro de campo e por sua forma de marcar forte.

  1. O maior feito na carreira de um jogador de futebol não é fazer 1.000 gols. É levar um carrinho do Sandro Goiano e ainda estar vivo para contar.

  2. Originalmente o DVD da Batalha dos Aflitos se dividia em 2 partes: "Sandro Goiano" e "Os aflitos".

  3. No Winning Eleven você poder controlar mais de 2 mil jogadores do mundo inteiro. Só não pode controlar Sandro Goiano

Mais no G1!

Projeto regulamenta atividade de lobby

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1202/07, do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que regulamenta a atividade de lobby e de grupos de pressão junto ao setor público. De acordo com o autor, a regulamentação poderá tornar essa prática mais transparente, contribuir para o debate democrático entre todos os setores interessados nas decisões do Poder Público e evitar a corrupção.

Leia mais em Ada Digital

Manifesto das rádios comunitárias repudia Hélio Costa

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=19741

``Rádio Comunitária é legal!

Nós, militantes das lutas pela democratização da comunicação repudiamos, veementemente, a vergonhosa campanha lançada pelos proprietários de rádios, tevês e jornais e pelo Ministério das Comunicações do Governo LULA, contra as rádios comunitárias, chamadas por eles de "Piratas", alegando interferências nos aeroportos do país.''

Países africanos agem contra impacto do plástico no ambiente

Trechos:
clipped from www.africanpath.com

BBC World News reports, "Kenya and Uganda have banned the use of thin plastic bags in an effort to curb environmental damage.

Ugandan Finance Minister Ezra Suruma banned the importation and use of the thinnest bags and imposed a 120% tax on thicker ones in his new budget.

blog it

Versão:
Quenia e Uganda baniram a importação de sacolas de plásticos finos para diminuir a destruição do meio ambiente. Sacolas de plásticos mais grossos foram taxadas em 120%.

Estados Unidos da África

African Path informa que governantes africanos discutirão, em encontro nos dias 1-2 de julho, a unificação dos países africanos sob uma federação. Trecho:
clipped from www.africanpath.com

News 24 reports, "Libyan leader Muammar Gaddafi and visiting Zimbabwean President Robert Mugabe want African leaders to agree next month to unite Africa under one government to help it solve its own problems, state media said on Thursday.
the 53-nation African Union (AU) should be turned into an embryonic federal government at an AU heads of state summit in Ghana on July 1-2
blog it

CPERS/SINDICATO NA LUTA

CPERS/Sindicato reúne trabalhadores da educação em Assembléia Geral nesta sexta

O CPERS/Sindicato realiza nesta sexta-feira, 15/06, a partir das 13h30, no Gigantinho, em Porto Alegre, a sua primeira Assembléia Geral do ano. Os trabalhadores em educação irão discutir a pauta de mobilização da categoria. Leia mais...

OcupUSP responde ao Estadão

Trechos:

O jornal O Estado de S. Paulo veiculou na edição de 10/06 três páginas com informações caluniosas e difamatórias com relação ao movimento dos estudantes, funcionários e professores das universidades estaduais paulitsas.

O Estadão repete sua velha tática usada antes mesmo do golpe militar de 1964, do qual foi um dos maiores insufladores, quando dizia que grupos e partidos de ultra-esquerda estavam por trás do presidente João Goulart, e que manobravam todo o governo e o povo com seus propósitos subversivos, o que justificaria o golpe que afinal ocorreu em 31/03/1964.


blog it

A Fome

A fome matou uma criança menor de 10 anos a cada cinco segundos no mundo em 2006. Também no ano passado, uma pessoa perdeu a vista a cada quatro minutos por falta de vitamina A. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo relator da ONU sobre o Direito à Alimentação, Jean Ziegler. Isso, comentou Ziegler, em um planeta que poderia alimentar normalmente, ou seja, com 2,7 mil calorias diárias, 12 bilhões de pessoas, quase o dobro da população mundial. (Fonte: RS Urgente).

Blogoleone no Nuestro Vino

Trecho:

O Incrível Exército Blogoleone propõe um novo formato de blog: a armata de blogueiros, 21 até o momento, pesca notícias, comentários, textos, artigos, enfim, qualquer produção textual (virtual ou não), e disponibiliza em um portal: o Blogoleone. Os pequenos trechos clippados possibilitam que, em um só lugar, se tenha acesso a diferentes fontes, indicadas por diversas das mais diversificadas pessoas.
blog it

Alguns comentários sobre a queda livre de Yeda

Comentários de Luciano e Nelson no RS Urgente : Avaliação de Yeda em queda livre:

-----início da citação-----
As fichas começam a cair. Há tempos o RS Urgente vem nos informando de que o governo Yeda paralisou todos os programas. Não só os de assistência social, mas tambpem os de saúde, de agricultura, de educação. O fato é que nós, privilegiados leitores de blogs em computadores, nem de longe somos o público alvo destes programas. Daí que nossa percepção da paralisia só se dá quando um pai aparece na TV chorando porque o filho não teve como chegar na sala de aula por falta de transporte escolar público ou quando uma epidemia de dengue atinge um primo da gente ou a gente mesmo. A opinião pública ainda está sendo absolutamente leniente com dona Yeda. O governo é bem pior do que a avaliação que dele se faz.
*
O Luciano está certo. Quem primeiro sente os acertos e equívocos de um governo são as camadas sociais que mais precisam da rede de proteção e promoção do Estado. A gente pode até achar que sabe alguma coisa uma vez que acompanha os "escândalos" e "denúncias" com um pouco mais de atenção. A população "menos esclarecida" muitas vezes é a classe média. Pode até ser que o papeleiro e a catadora de lixo sejam mais influenciáveis pela propaganda de pertidos e empresas de comunicação. Mas com certeza se dão conta da precarização dos serviços do Estado mais rápido.
-----fim da citação-----

Por aqui, veja também a postagem RS: população desaprova "O Novo Jeito de Governar".

Deputados do RS votam auto-aumento salarial

Trecho:
clipped from rsurgente.zip.net
Os deputados estaduais do Rio Grande do Sul estão prestes a votar o aumento de seus salários. Apenas as bancadas do PT e do PCdoB estão defendendo que o reajuste seja o mesmo dado aos servidores estaduais nos últimos quatro anos (19,21%).
blog it

Não custa lembrar que 1% de 500 reais são 5 reais, e 1% de 10 mil reais são 100 reais. Ou seja, não basta constatar a igualdade no índice de reajuste para constatar justiça.

Nem tem imagem

Trecho:
Bem, mas não era bem isso que La Vieja queria dizer. O caso é que alguém se esqueceu de dizer para Cafeteira que a imagem do senado, pelo menos de acordo com a definição que atribuímos acima a tal conceito, simplesmente não existe, e ela simplesmente não existe exatamente em função do fato de ser condição necessária para que a tomemos como existente que fatos como os que estão sendo agora varridos para baixo do tapete não sejam varridos para baixo do tapete. Como varrer problemas para baixo do tapete é praticamente o métier dos digníssimos senadores, é lógica e praticamente absurdo se pedir que a opinião pública tenha deles uma imagem positiva. Há um descompasso gritante entre o que acontece no mundo das coceiras e entre aquilo que o senado quer que se pense que se passa nesse mesmo mundo.
blog it

No mínimo cresceu tanto que corre o risco de ser extinta

"A revista eletrônica Nomínimo, que completa cinco anos de existência neste domingo, está na marca do pênalti. Corre o risco de desaparecer no início de julho, por falta de patrocínio." Blog do Lenoir, 1° texto.

"Em nota ofical, o iG justifica o fim do apoio financeiro à revista eletrônica “No Mínimo”, que, se não arrumar novo patrocinador até o final deste mês, sairá da rede no início de julho: 'O iG informa que o encerramento da parceria com o site No Mínimo se deve ao fato de que ela não era financeiramente rentável'..." Blog do Lenoir, texto 2.

Leia também a versão de No Mínimo.

Do blog do Allan Sieber

Nova fronteira do jornalismo

"A mídia online interagindo mais vezes com as tradicionais e estas se utilizando de conteúdo online para dar mais dinamismo aos seus noticiários são comportamentos que serão cada vez mais comuns nos próximos meses. " (Fonte: Blogue do Leonir).

Descaso com o pedestre em São Paulo

Trechos:
A rua Pamplona, no bairro nobre dos Jardins, foi recapeada há cerca de quatro meses. Como em todas as outras ruas que receberam capa de asfalto no penúltimo estágio do "maior programa de recapeamento de São Paulo", as faixas de pedestre simplesmente desapareceram.
Segundo o artigo 88 do Código de Trânsito, nenhuma via poderá ser aberta ao tráfego se não estiver devidamente sinalizada. Como a preocupação com o pedestre na capital beira o nada, técnicos e administradores parecem não considerar faixas de segurança como ítens de sinalização.
blog it

Incrível, até as baratas pensam!

Não, não estou falando de Olavo de Carvalho, mas de uma pesquisa que comprova nas baratas a mesma reação que Pavlov identificou nos cachorros, para além da baba.

As baleias vivem mais de 100 anos, apesar de todo o colesterol.

E descobriram o fóssil de um imenso dinossauro emplumado. Não, não foi no ninho tucano, mas na China. Todas li no Jornal do Brasil de hoje.

Retrado do Terrorista Moderno como Idiota

Em um artigo legal da Wired, Bruce Schneier traça um perfil dos terroristas atuais que posam de ameaça para os americanos. Como parece óbvio para todos, a ameaça irreal só serve para reduzir os direitos dos cidadãos e justificar medidas de exceção. Sobre o último complô terrorista, de explodir o aeroporto John Kennedy, Bruce diz
(...) the pipeline couldn't blow up in any case, since there's no oxygen to aid combustion. Not that the terrorists ever got to the stage -- or demonstrated that they could get there -- where they actually obtained explosives. Or even a current map of the airport's infrastructure. (...) If these are the terrorists we're fighting, we've got a pretty incompetent enemy.
---
(...) o oleoduto não poderia explodir em caso algum, pois não há oxigênio para auxiliar a combustão. Não que os terroristas tenham chegado ao estado -- ou demonstrado que chegariam -- de realmente conseguir explosivos. Ou mesmo um mapa da infraestrutura atual do aeroporto. (...) Se esses são os terroristas contra quem estamos lutando, temos um inimigo assaz incompetente.
E, citando o prefeito de New York, Michael Bloomberg,
"There are lots of threats to you in the world. There's the threat of a heart attack for genetic reasons. You can't sit there and worry about everything. Get a life.... You have a much greater danger of being hit by lightning than being struck by a terrorist."
---
"Existe um monte de ameaças contra você no mundo. Existe a ameaça de um ataque cardíaco por razões genéticas. Você não pode ficar parado se preocupando com tudo. Sai fora... Você tem uma chance muito maior de ser atingido por um raio do que de ser atacado por um terrorista."
Mas como justificar um governo incompetente e as extraordinary renditions com raios?

A SOLIDÃO NÃO VENDE CELULARES





Aproveito o barulho da efeméride, o dia dos pombinhos, para tratar das vantagens da solidão _essa pantera inseparável, como dizia Augusto dos Anjos, nosso primeiro punk metafísico.

Que massacre, celulares, fofurinhas, shopping, saco!


Olha o Xico Sá sempre mandando bem nessas mumunhas da paixão, da vida à dois e, nesse texto, à um.

A dança do siri no Jornal Nacional

Três divertidos papagaios de pirata entraram dançando no meio duma matéria ao vivo do Jornal Nacional num xopin do Rio. Também colocaram no youtube o making of da presepada. Li aqui.

Direto do DVeras em Rede

o voto em lista!

Interessante a opinião expressada pelo prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, sobre o voto em lista (proposta que vem sendo discutida no Congresso!).
Não há consenso sobre a porposta final, mas até agora o que se vê nos debates é um desejo desenfreado de conferir aos mandatários a possibilidade de obterem mandatos praticamente perpétuos. Ou seja quem encabeça a lista de votação será sempre quem já está com a faca e o queijo na mão. Assim os mesmos ficarão sempre no "PUDERRRRR"! Faltava mais alguma coisa pra esse congresso mostrar que só cuida dos seus interesses? E ainda tem gente indignada com o Chavez! É bom que se critique bastante esses parlamentares!

Este mundo maravilhoso

Aperto de mão poderá transferir dados.
Pesquisadores nos EUA desenvolveram sistema que transmite som através dos ossos. No futuro, informações poderão ser transmitidas do corpo para aparelhos eletrônicos, como telefones celulares, por exemplo. Mais aqui no G1

Lamarca anistiado

"Por unanimidade, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (MJ) reconheceu, nesta quarta-feira (13), a condição de anistiados políticos do ex-capitão do Exército Carlos Lamarca, que fez oposição armada ao regime militar e foi morto por tropas do Exército em setembro de 1971, de sua viúva, Maria Pavan Lamarca, e dos dois filhos do casal, Cláudia e César Pavan Lamarca, também perseguidos durante a ditadura."
Comentário: a Folha de São Paulo noticia o mesmo acontecimento sob a manchete "Comissão de Anistia declara Lamarca coronel do Exército", referindo-se ao combatente como terrorista. Interessante, nesse momento, lembrar o histórico golpista da Folha.

FHC, amigo da onça

Companheiros: Chávez visita Fidel.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ironizou em Cuba o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, dizendo que os dois já foram amigos, mas que o brasileiro foi para a direita. Num discurso durante a inauguração de um monumento em Havana, Chávez revelou trechos da conversa de seis horas que teve, na terça-feira, com o colega cubano Fidel Castro – que se recupera de problemas de saúde e está sendo substituído interinamente pelo irmão, Raul Castro, na Presidência de Cuba.
O venezuelano disse que ele e Fidel lembraram de uma visita que fizeram ao Brasil, durante a gestão de FHC. “Na época que fizemos essa viagem o presidente era um que parecia ser meu amigo, mas agora parece que anda dizendo por aí que eu sou um tirano”, disse.
Mais aqui no site da BBC Brasil. com

O clima em Satolep

Trecho:
aqui em satolep, situada no fim do fundo da américa do sul, por ser uma das terras mais úmidas do planeta, o ano tem cinco estações: primavera, verão, outono, inverno e gosma. gosma é esta destes dias de 100% de umidade no ar, do nevoeiro constante, das chuvas de todo tipo. os dias são bem curtos. além do céu, chove também do chão e das paredes internas das casas..
blog it