sábado, 23 de junho de 2007

Artigo




USP: um movimento vitorioso
*Por Emir Sader


A greve e invasão da Reitoria da USP chega a seu final com vitória dos estudantes, funcionários e professores mobilizados pelos interesses públicos da universidade. Fazia tempo que um movimento dessa ordem não conseguia tanta adesão – das três categorias -, tanta repercussão política, tanta simpatia da população e, como resultado, uma vitória tão clara. (...)

Leia o artigo inteiro no Blog do Emir http://www.cartamaior.com.br/ e/ou no blog http://jc-garcia.zip.net/

Índios do Amazonas enfurecidos com a venda de amostras de sangue colhidas anos atrás

Leia Na Periferia do Império
The New York Times: laboratório dos EUA comercializa sangue de índios brasileiros
Índios do Amazonas enfurecidos com a venda de amostras de sangue colhidas anos atrás

Como os índios karitiana se recordam, os primeiros pesquisadores a extrair seu sangue vieram para cá no final dos anos 70, logo após sua tribo amazônica iniciar contatos constantes com o mundo exterior. Em 1996, outra equipe os visitou, prometendo medicamentos se os karitiana doassem mais sangue, de forma que obedientemente fizeram fila de novo.

P.S.: O Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva, Departamento de Antropologia, Museu Nacional/UFRJ, citado na reportagem, publicou esclarecimentos em resposta às acusações feitas contra ele.
LEIA AQUI

Tucano chama dono da RCTV para falar no Senado

A Comissão de Relações Exteriores do Senado presidida por Eduardo Azeredo (PSDB-MG), convidará o proprietário da rede golpista de TV venezuelana RCTV, Marcel Granier, "para que possa discorrer sobre o fechamento" – na realidade a não renovação da concessão, ocorrida em 27 de maio último. O requerimento, aprovado nesta quinta-feira (21), foi do próprio Azeredo, que já presidiu o PSDB nacionalmente e figurou na lista do Valerioduto de 2005. [...] Como membro do Parlamento do Mercosul, o senador tucano pretende levar o caso também àquele fórum com sede em Montevidéu.
Leia mais no Vermelho e Na Periferia do Império

Desertificação gera pobreza na América Latina

Da Agência Brasil:

Raiva do Pan

O jornalista Juca Kfouri está com raiva dos Jogos Pan-Americanos.
“Raiva da chance que o Brasil desperdiça ao não fazer do Pan uma oportunidade de inclusão social por meio do esporte.
Raiva de ver essa cartolagem que nos assola nadar de braçada no dinheiro público e mentir sem pudor.
(...) Estamos às portas do Pan. Não é para amá-lo nem deixá-lo, que não somos disso. Mas deveremos cobrá-lo. Até o fim”. Clique aqui e leia a íntegra do comentário de Juca na Caros Amigos.

Síndrome de Cabo Anselmo (*)

Greve durante o Pan é discutida por controladores. Com mais firmeza, os controladores de tráfego aéreo começaram ontem a discutir a possibilidade de fazer greve branca no início de julho, quando o fluxo nos aeroportos irá aumentar devido aos Jogos Pan--Americanos e às férias escolares. Mais aqui, no Terra.

(*) Cabo Anselmo foi o marinheiro que, fazendo-se passar por esquerdista, açulou a revolta dos marinheiros em 1964, favorecendo os golpistas. Depois do golpe, entregou vários companheiros às forças da repressão.

FEBEAPA

No decorrer da crise provocada pelos controladores de vôo e as empresas aéreas, que vendem bilhetes além da capacidade das aeronaves, os ministros do governo Lula reeditaram com vigor o Festival de Besteiras que Assola o País (FEBEAPA), criado pelo jornalista Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, nos anos 50. Alguns pronunciamentos ministeriais, além de levar água ao moinho da oposição, fizeram com que o presidente da República pedisse respeito por passageiros. A ministra do Turismo, por exemplo, receitou a fórmula "relaxe e goze" aos passageiros que enfrentam contrariedades nos aeroportos. O G1 compilou as declarações desastradas. Leia aqui.

La Vieja escreve sobre a família

Um pequeno trecho de um texto saboroso:
Para o diabo, então, só para blasfemar um pouquinho, que La Vieja não abre mão desse regojizo pagão quando se depara com quem pensa que seria capaz de interpretar a vontade divina, caso ela existisse, o que pensam religiões e Estado sobre a afetividade alheia. Se todos os direitos civis sucessórios e familiares ainda não foram estendidos aos casais homoafetivos é por que nosso conceito de família civil ainda não dá conta da complexidade das relações humanas, mais jamais por que tais relações estariam subsumidas por nosso atual conceito de família civil, e por que ainda existe gente tosca o suficiente para confundir funções reprodutivas com relações afetivas humanas.
blog it

Na Calada da Noite, Tropa de Choque Desocupa UNESP - Araraquara

"Na madrugada dessa quarta-feira (20), na calada da noite, o prédio da diretoria da Unesp-Araraquara foi desocupado por cerca de 180 soldados da Tropa de Choque. O despejo ocorreu sem reunião dos ocupantes com o comando da polícia militar para programar a saída e durante a madrugada, praxe não utilizada em outros despejos. No local havia cerca de 100 estudantes de diversos cursos, os quais foram levados à 4ª DP."

Do Centro de Mídia Independente.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Do Conversa Afiada: A Cabeça do Colonizado

. Os países ricos não querem que a melhor agricultura do mundo entre em seus mercados para beneficiar seus consumidores.

. E a mídia conservadora (e golpista) prefere reproduzir o Presidente Bush e responsabilizar o Brasil pelo fracasso da reunião.

. Manchete do Estadão: “Países ricos culpam Brasil e índia por fracasso da OMC”.

. Manchete da Folha: “Bush e Europa culpam Brasil por fracasso em negociação comercial”.

O texto completo está no Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim.

4% dos americanos adultos nunca fizeram sexo

Uma pesquisa revelou que 4% dos adultos americanos nunca tiveram relações sexuais, taxa aumenta para 9% entre pessoas com idades entre 20 e 29 anos e 12% no caso dos americanos de origem mexicana. Aqui, no G1.

John Pilger: Os rebeldes no exército britânico combatem a propaganda

Um experimentado oficial britânico a servir no Iraque escreveu à BBC descrevendo a invasão como "ilegal, imoral e invencível" o que, afirma ele, é "o sentimento esmagador de muitos dos meus camaradas". Numa carta à Newsnight da BBC e à Medialens.org ele acusa a "cobertura dos media embebida no US Army" de omitirem a questão das "intenções e continuidade dos efeitos da invasão e ocupação conduzida pelos EUA".

Afirma ele que a maior parte dos soldados britânicos encara o seu período de serviço como "repulsivo", durante o qual eles "relutantemente [servem de] alvo prático para insurgentes, com hemorragia de baixas sem sentido e dissipação de vidas de soldados, como parte da vã tentativa de Bush de adiar a inevitável derrota anglo-americana até depois das próximas eleições nos EUA". Ele apela aos jornalistas para que não engulam "a linha oficial de propaganda da Casa Branca". Leia mais

José Carlos dos Anjos sobre o racismo insistente

Trecho:
Carta aberta do professor José Carlos dos Anjos - Dr. em Antropologia e Professor do Departamento de Sociologia IFCH/UFRGS - aos docentes contrários as políticas de ações afirmativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
blog it

Gays e evangélicos se enfrentam na Paraíba

A Polícia Militar foi chamada para fazer um cordão de isolamento entre os dois grupos.

Protestos simultâneos realizados por religiosos e entidades que defendem os direitos dos homossexuais causaram tumulto em Campina Grande, na Paraíba. Cerca de mil evangélicos, usando mordaças pretas, saíram às ruas no encerramento de campanha contra a um projeto de lei que define como crime a prática da homofobia no Brasil. Contrários aos religiosos, ativistas gays também realizaram manifestação no centro da cidade. Aqui no Terra, a notícia completa.

Saito afasta controladores e diz que 'momento é de gravidade'

Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, anunciou medidas para melhorar a crise nos aeroportos. Entre elas, prontidão de esquadrões de comunicação e criação de corredores especiais. Ele culpou os controladores pela nova crise no setor aéreo e avaliou que o momento é de "extrema gravidade". Informou que as lideranças do movimento dos controladores aéreos de Brasília estão sendo afastadas "de imediato". Mais aqui, no G1.

'G4, como tal, está morto', diz Celso Amorim

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta sexta-feira em Genebra que o considera que "o G4 (grupo formado por Brasil, Índia, União Européia e Estados Unidos), como tal, está morto".

A declaração foi feita depois do fracasso, na quinta-feira, das negociações do G4 em Potsdam, na Alemanha. Brasileiros e indianos se retiraram do encontro, que buscava um acordo de liberalização do comércio mundial. Leia mais

Índia rejeita concessão agrícola para chegar a acordo sobre Doha

A Índia não pretende comprometer a questão do acesso a mercados para produtos agrícolas a fim de fechar um acordo comercial, disse nesta sexta-feira o ministro do Comércio do país, Kamal Nath.

"Não vamos comprometer a sobrevivência dos agricultores", disse Nath. "Não pode haver uma troca entre sobrevivência e prosperidade." Leia mais

Cuba condiciona relações diplomáticas com UE a fim de sanções

Cuba condicionou na sexta-feira a normalização de suas relações com a União Européia (UE) ao fim das sanções diplomáticas impostas à ilha, e advertiu que o bloco não deve ter "ilusões" de mudanças no país por causa do afastamento de Fidel Castro.

Para normalizar as relações, a UE terá que acabar com as sanções impostas em 2003, depois da prisão de 75 dissidentes pelo governo cubano, disse o Ministério das Relações Exteriores de Cuba numa declaração publicada no jornal Granma, do Partido Comunista. Leia mais

Barbárie

"O torcedor do Internacional Emerson Goulart, de 31 anos, foi espancado até morrer depois de provocar um grupo de gremistas na madrugada desta quinta (21), em Dom Pedrito, no interior do Rio Grande do Sul.

A polícia investiga o caso e desconfia que, além de desavenças futebolísticas, o crime também tenha motivações racistas. A vítima era negra e os agressores, brancos e de classe média.

Os primeiros depoimentos, colhidos durante o dia, indicaram que Goulart teria feita uma piada com os perdedores da decisão da Copa Libertadores da América (para o Boca Juniors, por 2 a 0) ao passar de bicicleta pelo bar onde os gremistas estavam reunidos."

Pescado do UOL.

Comissão da Amazônia reage a tentativa de internacionalização da região

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou na quarta feira (20/06), em reunião ordinária, requerimento das deputadas Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da CAINDR, e Perpétua Almeida (PCdoB-AC), solicitando, por parte dos órgãos responsáveis, investigação das ações da Organização Não-Governamental Coll Earth. A ONG está divulgando na mídia nacional e internacional projeto de arrecadação de recursos para compra de áreas da floresta Amazônica. Leia mais

Londres às escuras

Na quinta-feira, 21, os cidadãos de Londres foram convocados para apagar por 1 hora as luzes desnecessárias. O jornalista Ivan Lessa conta como foi.
“Foi incrível! Uma loucura! Parecia que estávamos de volta à Segunda Guerra Mundial, com blitz, blackouts e as pessoas voando para os abrigos e estações de metrô para se proteger das bombas. Se todos londrinos – umas 3 mil residências, ao que parece – tiverem participado para valer do evento, cerca de 380 toneladas de dióxido de carbono terão sido economizadas.” Continua aqui no BBC Brasil.com

Como a ocupação invadiu Israel

Após seu triunfo retumbante contra os três maiores exércitos árabes, o país encheu-se de orgulho, dinheiro e ilusão. Quarenta anos depois, a sociedade está mais frágil, atemorizada e desigual. Há quem tema por suas chances de sobrevivência

Meron Rapoport do Le Monde Diplomatique

Ação do MPF defende mais democracia na radiodifusão brasileira












Da Carta Maior. Abre aspas.

Ação do MPF defende mais democracia na radiodifusão brasileira

Em ação inédita, Ministério Público Federal acusa União e Anatel de negligenciarem direito à comunicação das rádios comunitárias que aguardam homologação. Novas tecnologias desmentem a escassez do espectro.

Fecha aspas. Leia o texto completo aqui.


Do Carteiro do Poeta

Lançada campanha que pede o impeachment de Bush por crimes de guerra

"As pessoas olham para isso e pensam em Hitler - e elas estão certas. O regime de Bush está determinado a reorganizar a sociedade rapidamente, de uma forma fascista, e pelas próximas gerações. Temos de agir agora; o futuro está em jogo". (...) A campanha acusa Bush de sete crimes [dos quais destaco*]:
- "Seu governo abertamente tortura pessoas e justifica isso"
- "Seu governo está cada dia mais próximo de uma teocracia, em que um tipo odioso de fundamentalismo cristão vai governar"
Pescado do VioMundo. Leia na íntegra AQUI.
*Nota da editora.


Igreja quer censura de versão 'erótica' de vida de Cristo em Bienal da Dança

Espetáculo de dança é baseado em episódios da vida de Jesus.


O cardeal arcebispo de Veneza e a organização italiana Liga Católica Antidifamação pediram à direção da Bienal de Dança que o espetáculo Messiah Game seja cancelado porque consideram blasfema e ofensiva a interpretação 'erótica' que é apresentada sobre alguns episódios da vida de Cristo.
“Nunca pensei que um espetáculo sobre eros e corpo fosse causar tanta reação em pleno 2007. Parece que a civilização ocidental está voltando à Idade Média, ao tempo da caça às bruxas”, disse Ismael Ivo, diretor artístico da Bienal. A notícia completa está aqui, na BBC Brasil. com

Projeto na Assembléia prevê aumento de 86% para Yeda Crusius

Para evitar a repercussão política negativa, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), pediu no início da noite de ontem que fosse retirado de um projeto na Assembléia Legislativa o reajuste de seu salário. Depois de atrasar os salários de parte dos servidores desde abril e cortar gastos em todas as áreas por falta de recursos, Yeda Crusius teria --se o projeto fosse mantido-- seu salário reajustado em 86%, passando dos atuais R$ 7.000 para R$ 13 mil.

Leia mais na Folha

Do Kibe Loco

Belas e combativas

Mulheres do Exército israelense fazem ensaio sensual para revista. Fotos foram publicadas pela revista 'Maxim'. Imagens causaram polêmica em Israel. Confira aqui no G1.

América Latina: EUA investirá mais dinheiro na campanha por regimes mais submissos

O Congresso estadunidense aprovou verba orçamentária para a promoção midiática dos seus interesses na Latinamérica. Trecho:
clipped from lefti.blogspot.com
The House voted today to increase the money being spent to "promote democracy," otherwise known as intervening in the internal affairs of other countries in the hope of "regime change," in Cuba and Venezuela.
blog it

Documentário da BBC sobre pedofilia na Igreja Católica

Biscoito Fino assistiu ao documentário da BBC sobre pedofilia na Igreja Católica. Trechos:

1. que a prática da pedofilia e do abuso de menores é global na Igreja Católica.

4. que a Igreja chegou a compor um manual que ensinava como esconder os pedófilos e desqualificar as vítimas. O autor do manual? Cardeal Joseph Ratzinger, o atual papa.


blog it

A postagem mencionada acima faz parte de uma corrente blogodinâmica que tem como elo antecessor a postagem abaixo do Lixo Tipo Especial:
clipped from www.verbeat.org
um documentário produzido na Inglaterra pela BBC e que mostrava inclusive um caso de padre pedófilo brasileiro, condenado somente depois de ter girado por inúmeras paróquias e de ter abusado de dezenas de crianças. O documentário é "Sex crimes and the Vatican". Como estamos aqui no país mais próximo do Vaticano, tentou-se de todas as maneiras impedir que o programa, e o documentário, fossem apresentados. Faz parte da orientação da igreja colocar panos quentes sobre esse problema. Inclusive existe um manual de conduta para os bispos, sobre como se comportar quando de uma denuncia de pedofilia. O autor desse manual é conhecido: Joseph Ratzinger.
blog it

A Vale não valia? Muito mais valia.

Mas a maioria desses privatistas convictos, no fundo, no fundo, são uns manés que, quanto muito, são donos do próprio lugar onde moram e olhe lá. Mas defendem, com unhas e dentes, os interesses de meia-dúzia de espertalhões desse país. Também me chama a atenção, nessa turma, é o empenho que fazem para enfunerar o patrimônio público. Os amigos rapinantes desses privatistas compraram a Vale, não porque ela dava lucro e tinha mais produtividade que suas congêneres japonesas. Não, jamais! Como é que nós, esquerdistas totalitários e manipulados, não conseguimos perceber o ato magnânimo desses senhores, que tiraram das costas do povo brasileiro um elefante branco???
Leia mais no Dialógico.

N.E. Num trimestre a Vale deu lucro maior que o preço de "venda"? Ocorreu de certo é que os privatas, que ganharam a Vale dos generosos (com o que não é deles) Serra e FHDôso, plantaram muitos minérios no solo, os minérios então brotaram, cresceram, floresceram, deram frutos, como costuma acontecer aos minérios, ora.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Bombardear o Irã?

O banner abaixo estava junto a newsletter diária do The New York Times e levava a uma pesquisa de opinião dirigida a cidadãos dos Estados Unidos.

Vingança de Renan Calheiros

"Em Brasília, este tipo de informação (litígios com amantes, filhos fora do casamento e fontes de renda mal explicadas) está na boca do povo, praticamente todo jornalista que cobre o Congresso sabe o nome dos senadores e deputados que mantêm matriz e filial. É difícil essas coisas vazarem na imprensa porque existe uma cultura de tolerância entre os jornalistas sobre os aspectos privados da vida dos homens públicos e também em função de um certo corporativismo – muitas das namoradas são coleguinhas."

Continue lendo, no Blog Entrelinhas.

Alemão cai de prédio em 'campeonato' de cuspe

Um alemão de 43 anos foi levado ao hospital em estado grave depois de cair do segundo andar durante uma disputa de cuspe à distância com seu filho de 12 anos. Segundo a polícia da cidade de Cottbus (Alemanha), ele aparentemente perdeu o equilíbrio depois de exagerar no impulso que tomou para dar sua cusparada. Aqui, no G1.

Blog da mobilização pelas cotas raciais e sociais na UFRGS

http://ufrgsprocotas.noblogs.org/

Veja também a comunidade no Orkut.

Aqui no Blogoleone, leia:

- Petição pela política de cotas na UFRGS
- Mais sobre o debate: por que cotas na UFRGS?
- Ações afirmativas em debate na UFRGS

PB: Justiça manda retirar outdoors contra gays

O polêmico outdoor reproduz a frase do Gênesis: "E fez Deus homem e mulher e viu que era bom".


Uma liminar concedida pela juíza da 1ª Vara Cível de Campina Grande, Maria Emília Neiva de Oliveira, determinou a retirada dos outdoors de campanha patrocinada por entidades evangélicas contra o homossexualismo na Paraíba. A magistrada acredita que, à luz da Constituição, a campanha pode ser interpretada como preconceituosa. A multa diária para o descumprimento é R$ 500,00. O presidente da Visão da Nova Consciência Cristã (Vinacc), pastor Euder Faber, disse que recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado.
A decisão judicial se deve a recurso da Associação dos Homossexuais, do Grupo de Apoio à Vida (GAV) e da Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo o HIV/Aids.
A Vinacc e o Projeto Jonas lançaram um manifesto contra o Projeto de Lei 122/2006, que define como crime a prática da homofobia no Brasil, equiparando-a com o racismo. A notícia completa está aqui no Terra.

Reciclagem de óleo de cozinha

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre lançou o projeto de Reciclagem de Óleo de Fritura. A população poderá entregar o óleo acondicionado em garrafa plástica ou recipiente de vidro em um dos 24 postos do DMLU, distribuídos na capital.

Clique na figura para ver os locais de coleta.

Democratas em ação

O senador Jayme Campos (Democratas-MT) foi acusado pelo Ibama por crime de desmatamento ilegal. Ele teria derrubado mais de 500 hectares de matas em uma Área de Preservação Permanente na fazenda Agropecuária Santa Amália, em Alta Floresta, 800 km ao sul de Cuiabá, para criar gado. O chefe do escritório do Ibama em Alta Floresta, Rodrigo Dutra da Silva, informou que a multa prevista para esse crime chega a R$ 1 milhão. A notícia completa está aqui no Terra

Petição pela política de cotas na UFRGS

É fato que nos ambientes universitários não há um grande contingente de negros ou índios - notoriamente populações que sofrem mais com as mazelas deste capitalismo sórdido instalado no país.
É claro que cotas por condição social também atingiriam esses estratos, mas é imprescindível um maior número de negros e índios estudando em nível superior.
Questão de sobrevivência.

Clique aqui e assine a petição.

Lista da Gautama

Lista de 'mimos' inclui três ministros de Lula
A lista de autoridades e políticos que receberam mimos (pequenos presentes, como gravatas e garrafas de uísque) da construtora Gautama é composta de 38 deputados e ex-deputados, dezoito senadores, três ministros de Estado (Alfredo Nascimento, Transportes; Paulo Bernardo, Planejamento; e Geddel Vieira Lima, Integração Nacional), cinco ministro do Tribunal de Contas da União e pelo menos 23 governadores, prefeitos, ex-governadores e ex-prefeitos, segundo revelou o repórter Kennedy Alencar, na Folha Online. A Polícia Federal não considera as pessoas citadas como suspeitas, mas admite que pode haver conexões com as irregularidades investigadas.


Clique aqui e veja a lista completa no blog Ex-petista.

7 passos para a [r]evolução energética

via O Escriba:







O Greenpeace Internacional está promovendo uma campanha online didática e divertida. Vc se inscreve nesta página e recebe por um email por semana, durante sete semanas, com tarefas a cumprir. A idéia é incentivar as pessoas a se adequarem aos novos tempos, que exigem uso racional e economia de energia. A primeira tarefa é trocar lâmpadas incandescentes de sua casa por aquelas fluorescentes (essa aí da imagem acima). Hoje fiz minha parte e comprei oito delas - para a sala e para os quartos.

A próposito: cada vez que vc usa uma lâmpada fluorescente, vc evita a emissão de 20 quilos de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O planeta agradece.
(mais)

Noite mais longa do ano

Como já postado ali em baixo pelo Jens, hoje começa o Inverno.
E teremos, no hemisfério sul, a noite mais longa do ano.



*imagem retira do site Projeto Relógio Solar

A intolerância em nome de Deus II


"A Polícia israelense deteve um habitante do bairro judaico ortodoxo Mea Shearim, em Jerusalém, descoberto com uma bomba de fabricação caseira, e outros quinze suspeitos de querer sabotar a Parada do Orgulho Gay, realizada na tarde desta quinta-feira.

(...)

Mais de mil ultra-ortodoxos participam de atos de protesto perto da entrada da cidade. Outro grupo de judeus religiosos está em frente à residência do prefeito, o ortodoxo Uri Lupolianski."

Como o cristianismo, na notícia trazida pelo Jens, o judaísmo ortodoxo também presta sua contribuição à causa homofóbica.

Pescado do UOL.

Inverno começa hoje às 15h06

O inverno começa às 15h06 desta quinta-feira (21). Quem não gosta de passar frio pode ficar despreocupado, e quem gosta pode não gostar das previsões para a estação. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que esse inverno chegue com temperaturas até dois graus mais altas do que a média da estação nas regiões nos últimos trinta anos. Mais aqui no G1.

A intolerância em nome de Deus

A Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc) e o Projeto Jonas lançaram um manifesto, na Paraíba, contra o Projeto de Lei 122/2006 - Criminalização da Homofobia -, que define como crime a prática da homofobia no Brasil, equiparando-o com o racismo. O projeto está na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. Se tiver estômago forte, leia aqui, no Terra, a íntegra do manifesto dos porta-vozes das trevas.

Cidadão Kane volta a ser eleito eleito melhor filme da história

Por Arthur Spiegelman

LOS ANGELES (Reuters) - "Cidadão Kane", o poderoso retrato dirigido por Orson Welles de um magnata de mídia inescrupuloso, derrotou a concorrência de "O Poderoso Chefão" na quarta-feira, conservando seu título de maior filme norte-americano da história.
Críticos de cinema, historiadores e especialistas elegeram "Cidadão Kane" o maior filme americano pela segunda vez em uma década numa pesquisa conduzida pelo American Film Institute (AFI). Os resultados foram revelados num especial de três horas da CBS chamado "100 anos, 100 filmes, edição de 10o aniversário". Mais aqui na agência Reuters Brasil.

Na Bahia, a cidade mais contaminada por chumbo do mundo

Trechos:
Santo Amaro da Purificação, terra de Caetano Veloso e Maria Betânia, detém o título de cidade mais contaminada por chumbo de todo o planeta. Durante 33 anos a Companhia Brasileira de Chumbo – Cobrac (controlada pela francesa Peñarroya Oxyde S.A.) despejou ali 490 mil toneladas de rejeitos.
Com excesso de metais pesados na água e no solo registram-se altos índices de anemia, câncer do pulmão, lesões renais, hipertensão arterial, doenças cérebro-vasculares e alterações psicomotoras. Santo Amaro é um eterno “case” para faculdades de Medicina de São Paulo e da Bahia.
O texto do jornalista e escritor Emiliano José, registrado no livro “Os Baianos Que Rugem”, alertava: É na boca do forno, no interior da fábrica, que as conseqüências são mais graves, embora sempre as menos difundidas pela imprensa e até pelos técnicos e autoridades acadêmicas que têm se dedicado ao estudo da poluição pelo chumbo e pelo cádmio.
blog it

Mangabeira assume em clima de constrangimento

Em clima de constrangimento, o professor Roberto Mangabeira Unger tomou posse ontem no cargo de chefe da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República sem retirar, expressamente, as críticas pessoais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feitas durante a crise do "mensalão", há dois anos.

Mais sobre o debate: Porque cotas na UFRGS?

Patrice Schuch

A UFRGS está discutindo a implantação do sistema de cotas raciais para ingresso no vestibular. Embora as polêmicas mais acirradas estejam sendo efetuadas dentro dos muros da universidade, este debate interessa a todos nós. A desigualdade racial não é privilégio dos campos universitários. Contudo, a forma de ingresso em tais espaços tem contribuído para o agravamento das disparidades das relações raciais na sociedade brasileira e não para sua superação. A implantação do sistema de cotas visa tornar essa realidade menos desigual. No entanto, essa medida vem sendo criticada, sobretudo, através de três argumentos principais: 1) o que fundamenta a desigualdade na sociedade brasileira seria a estrutura de classe e não as relações raciais; 2) a noção de raça seria uma falácia, uma vez que tal conceito foi negado pela genética; 3) a idéia de que a implantação das cotas levaria a uma “racialização” da sociedade brasileira. O que os três argumentos têm em comum é uma essencialização notável das diferenças e uma desconsideração das sutis, mas graves, opressões constitutivas das relações de raça no Brasil.

Leia na íntegra no blog Práticas de justiça e diversidade cultural

Máquina mortífera

"O tema do controle da mídia e a participação democrática nela não está na agenda de debate nos Estados Unidos. Meu governo sempre trata de aplacar qualquer tipo de resistência dentro e fora do meu país - e essa postura tem um impacto direto nos meios de comunicação que promovem a guerra e a desinformação".

Trecho da entrevista de Danny Glover à jornalista cubana Rosa Miriam Elizalde.

Pescado do Vermelho, via Biruta do Sul.

Ações afirmativas em debate na UFRGS

Trechos:
A decisão do Conselho vai ser um marco para a discussão da democratização do ensino na UFRGS - independente do resultado. Aprovada a proposta das cotas (sabemos, não é uma medida suficiente), inicia-se um novo período na história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; rejeitada, ratifica-se a assustadora veia elitista e racista do meio acadêmico brasileiro e, em especial, gaúcho. O Marden, d'O Ôlho-Dínamo,
resume bem,
o debate de fundo das cotas, que hoje está sendo feito no Conselho: "Em todo caso, toda a polêmica se organiza em torno do escândalo do desvelamento. Pois qual conservador, tímido ou assumido, poderia conviver com uma exposição institucionalizada da fraude que é a idéia de uma plácida e coesa democracia racial brasileira?"

blog it

Para mais informações visite o blog O Ôlho-Dínamo, principalmente as postagens "Argumentos Pró e Contra Cotas Raciais" e "Cotas Raciais". Caso seja favorável às ações afirmativas na universidade, considere a assinatura do abaixo-assinado em favor das mesmas.

Do Conversa Afiada: Globo Recebe Tratamento Privilegiado do Governo Estadual de São Paulo

Deu no Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim: a Secretaria de Segurança do estado de São Paulo barrou as reportagens da TV Record e do SBT, entre outras emissoras, e privilegiou a Rede Globo, na perícia de máquinas caça-níqueis, em um bingo nos Jardins.


quarta-feira, 20 de junho de 2007

A mãe de todas as embaixadas

A mãe de todas as embaixadas
por Stefano Chiarini

Uma verdadeira cidadela fortificada, maior que o estado do Vaticano e "mais segura do que o Pentágono" está em vias de surgir em Bagdad. Dia a dia, nas margens do Tigre, na "zona verde" onde se encontram os palácios de Saddam Hussei, mais de 900 operários e construtores vindos dos países mais pobres da Ásia ali a constróem. Trata-se da nova embaixada dos EUA, de um bilhão de dólares, ainda que o Congresso não tenha por enquanto "libertado" senão 592 milhões de dólares. É a maior e a mais fortificada do mundo, estende-se sobre mais de 42 hectares na zona onde outrora se encontravam os gabinetes do partido Baath. Para ter uma idéia da sua extensão, a área eqüivale a cerca de 80 estádios de futebol ou seis vezes aquela da sede das Nações Unidas em Nova York.
 blog it

Israel e Estados Unidos fazem da Palestina a nova Bósnia

A conspiração armada por Israel e EU contra o povo palestino desde janeiro de 2006 não se restringiu ao boicote econômico e ao corte da assistência estabelecida pela ONU, mas compreendeu também o engendramento de ações políticas e militares deliberadas. Militantes do Fatah e segmentos palestinos aliado aos Estados Unidos foram armados e apoiados financeira e materialmente para combaterem o governo do Hamás.
O mundo não pode continuar aceitando com a mesma naturalidade de sempre os acontecimentos na Palestina, cada vez mais transformada em protetorado dos Estados Unidos. A omissão frente à tragédia palestina é tão hedionda quanto à transformação da Palestina na Bósnia do século 21.
 blog it

Santa Conceição: mulher de fibra

Cansada da opressão reservada à maioria das mulheres brasileiras, escravas dos caprichos mesquinhos do sexo utopicamente dominante, “Ceiça” pegou seu fusquinha 74, sua filha ainda pequena (outro dentro da barriga), e se mandou de Belo Horizonte para o Aracati, disposta a trabalhar com afinco para sustentá-los, sem depender de nada que deixou para trás. Canoa-Quebrada foi sua primeira parada. Depois, escolheu Icapuí como cenário definitivo para seus projetos de vida.
Conceição nos passa compaixão, ternura, força e acima de tudo, a sensação de que é possível
resistir às dificuldades apresentadas e que não existem fronteiras quando se tem uma alma de fibra, conformada e profunda.
 blog it

Áreas desmatadas da Amazônia precisam de 70 anos para se recuperarem

Trechos:

A lenta recuperação da Amazônia
Áreas abandonadas pela agricultura precisam de pelo menos 70 anos para recuperar seu ciclo original do nitrogênio e voltar a crescer

Um amplo estudo realizado por pesquisadores brasileiros e norte-americanos revela a dinâmica de recuperação das áreas da Amazônia que inicialmente foram desmatadas para dar lugar a plantações, mas acabaram sendo deixadas de lado pela agricultura. Segundo o trabalho, são necessários 70 anos para uma porção abandonada de floresta tropical restabelecer o ciclo do nitrogênio, essencial para a manutenção da biodiversidade nesse tipo de ecossistema, e voltar a crescer. Estima-se que entre 30 e 50% da área desmatada na Amazônia deixou de ser explorada e está se recuperando. As florestas tropicais costumam ser ricas em nitrogênio. No entanto, a agricultura reduz muito os níveis desse nutriente no solo.


blog it

Justiça proíbe novas liberações de milho transgênico


Ação movida por ONGs pede também a anulação da liberação do milho transgênico da Bayer, que havia sido dada pela CTNBio em maio.

Brasília, DF — A Justiça Federal do Paraná proibiu a CTNBio de liberar qualquer variedade de milho transgênico para fins comerciais. A decisão, em medida liminar, foi dada pela juíza federal substituta da Vara Ambiental de Curitiba, Pepita Durski Tramontini Mazini. A União tem 72 horas para se manifestar sobre a ação.

Essa decisão da Justiça foi motivada pela ação civil pública movida pelas ONGs Terra de Direitos, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (ASPTA) e Associação Nacional dos Pequenos Agricultores (ANPA) na última sexta-feira, dia 15.

Leia mais na EcoAgência

O tico tico no fubá da mídia golpista

O Tico tico no fubá da mídia golpista (Zequinha de Abreu / Antonio Mello)

Eu manipulo cá, eu manipulo lá
Eu manipulo pro governo derrubar
O Lula cai aqui, o Hugo Chávez lá
E a minha grana corrigida vai voltar

blog it

Não deixe de ler a letra completa no Blog do Mello!