sábado, 7 de julho de 2007

Começa assim...

Do ufrgsprocotas:

Conselhos profissionais do telemarketing de Zero Hora

Saiu no RS Urgente:
Um porto-alegrense recebe um telefonema de um serviço de telemarketing oferecendo uma assinatura do jornal Zero Hora. Ele diz não estar interessado. Insistente, a telefonista pergunta por que razão não queria fazer a assinatura. Ele responde que não gosta do jornal por achá-lo fraco e sem conteúdo. Sem se dar por vencida, a telefonista manifesta espanto com a avaliação de seu interlocutor e pergunta pela sua profissão. “Sou jornalista, mas não exerço a profissão”, responde ele. Preocupada com o futuro profissional do jornalista, ela adverte: “Ah!, mas então o senhor não deveria falar mal da Zero Hora, pois ainda poderá precisar trabalhar lá”.

Guerra sem fim

Na mesma semana em que Farfour, o personagem da rede de TV palestina Al-Aqsa, que copiava o Mickey da Disney, foi morto em seu programa infantil “Pioneiros do amanhã”, a edição deste sábado (7) do jornal australiano “Daily Telegraph” analisa como a representação “delirantemente engraçada e insana” para os adultos, ensina a violência para os jovens árabes.
O texto é uma mistura de crítica e ironia, e traz a charge acima, em que Farfour, após o martírio, chega ao paraíso para encontrar suas 72 virgens, todas ratos, como ele.
Na parte mais crítica, ele analisa a violenta morte do personagem, durante uma sessão de tortura pela polícia israelense, e os efeitos que isso pode trazer, como a formação de toda uma nova geração de muçulmanos que crescem aprendendo a odiar o Ocidente. Mais aqui no G1. (inclusive vídeo do programa)

Muçulmanos brasileiros sofrem de preconceito importado



por Isabelle Somma


Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e divulgada pela Folha de S. Paulo em 6 de maio passado demonstra que no Brasil existe de fato preconceito contra muçulmanos. Para 49% dos entrevistados, a frase “os muçulmanos defendem o terrorismo” é verdadeira. A pesquisa entrevistou 5.700 pessoas entre os dias 19 e 20 de março de 2007, em 236 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.


Texto publicado no site do Instituto de Cultura Árabe, um site muito interessante para quem busca uma outra visão, da política e da cultura dos países árabes e muçulmanos.


Blog do Kayser também não dá em árvore. Mas dá uma penca de prêmios.
O Kayser premia 5 humoristas com o “Laughing Blogger Award”, coisa que eu não sei dizer, por isto copiei e colei aqui. Conheça os engraçados e graciosa que ele elegeu.

Lula na França


Lula: "Nadie puede hacer que discuta con el presidente (Hugo) Chávez, que es mi amigo".

Fonte VTV.

Hipócritas, cuidado com a Hipócrates

A Polícia Federal começou a desarticular, ontem, uma quadrilha especializada no roubo de carregamentos de remédios no Rio e na Baixada Fluminense. Até o fim da noite, a Operação Hipócrates já havia prendido 34 pessoas, entre as quais dois empresários, quatro policiais militares e um ex-PM. Uma rede de farmácias, com lojas em Botafogo, na Zona Sul, e no Centro, e uma drogaria em Vila Isabel, na Zona Norte, foram fechadas pelos agentes da PF. Quatro pessoas ainda estão foragidas. Leia mais no JB.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Não há saída mágica


Não, não acho que seja hora de Constituinte, por mais nobres que sejam os seus propósitos. Seria mais uma tentativa de resolver os nossos problemas pelo alto, como sempre. Chega. De cima não vem nada, só chuva ácida e bosta de urubu. Precisamos estimular a mobilização por baixo. Através dos movimentos sociais.

Não há saída mágica, estejamos convencidos. Não há saída - estruturalmente falando - por dentro dessa institucionalidade dominada, viciosa e auto-referenciada.

O ar está irrespirável no Congresso? Que bom, asfixiem-se todos.

O que distingue uns dos outros é o número do CEP

Rapazes que espancaram doméstica, no Rio, são obedientes às leis ditadas por uma sociedade que endeusa a falta de limites. A análise é de Maria Rita Kehl em artigo no Caderno Mais! - Folha de S. Paulo, 01-07-2007.

Não é hora de Assembléia Constituinte?

De Jeferson Miola no Biruta do Sul

"O episódio rocambolesco do Renan Calheiros no Senado passou a conter um ingrediente potencialmente perigoso para o governo e para os partidos que têm hesitado em atuar mais energicamente no caso. A manterem esta opção, estarão se dissociando do sentimento cada vez mais crescente na sociedade de que algo deve ser feito – e com urgência.

É verdade que junto com as frágeis alegações do presidente do Senado há uma série de absurdos em todo seu processo, como a invasão na vida privada, atuação da mídia, interesses escusos na sua queda, inversão do princípio de inocência e etc.

Mas também é verdade que com essa crise - e com os demais episódios de senadores envolvidos em irregularidades - o ar no Congresso Nacional ficou irrespirável. No imaginário social o “nojo com a política e com os políticos” talvez seja o sentimento que melhor defina a reação das pessoas comuns nesses dias.
"

clique aqui para a íntegra

"Brilho, batom e fivelinhas"

"A partir das 13h de hoje [quinta-feira] manifestantes contrários à implantação de ações afirmativas na UFRGS reuniram-se no saguão da Reitoria. Faziam muito barulho e exigiam a presença do reitor. O publico era composto na maioria de jovens estudantes de cursinhos pré-vestibular, bem vestidos e invariavente brancos. As faixas traziam frases como "não somos racistas", "cotas racistas", etc."

Pescado do Blog UFRGS Pró-Cotas

Escritores analfabetos?

Mino Carta informa em seu blog que pesquisa sobre a leitura de livros não-didáticos entre estudantes de universidades públicas e privadas de São Paulo e Rio, encomendada pelo Centro de Integração Escola Empresa ao Instituto Toledo e Associados, apresentou o seguinte resultado:

15% nunca leram um livro;
34% lêem raramente;
18% declaram que não gostam de ler.

Acredito que, se aplicada apenas a estudantes de comunicação, a pesquisa não apresentaria resultado muito diferente. Nos contatos que venho tendo com jovens jornalistas, percebo que a maioria não é afeita à leitura. Uma lástima, convenhamos.


Para quem vive de escrever, a falta de afinidade com os livros leva à mediocridade. “Só escreve com competência quem lê regularmente”, registrou o jornalista Augusto Nunes na apresentação da edição de 1990 do Manual de Redação e Estilo do Estado de São Paulo. (Fonte: Blog do Leonir .)

Japão: Repatriação de Fujimori é improvável

O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, dificilmente poderá obter a permissão de viajar para o Japão a partir do Chile, onde cumpre prisão domiciliar desde 2005, ainda que seja candidato nas próximas eleições japonesas para renovar metade do Senado.

A informação foi dada nesta quinta-feira por fontes governamentais em Tóquio, segundo as quais o ministro de Relações Exteriores, Taro Aso, não está disposto a se dirigir às autoridades chilenas, pois estas ainda devem decidir sobre um pedido de extradição de Fujimori ao Peru. Leia mais - ANSA

CIA esteve perto de matar Fidel em 1963, diz ex-general cubano

O mais perto que a CIA chegou de matar o líder cubano Fidel Castro foi em uma tentativa de envenenamento em 1963 feita por mafiosos norte-americanos com uma pílula que deveria ser colocada dentro de seu milkshake de chocolate, disse um ex-chefe da inteligência cubana.

Mas a cápsula ficou grudada no freezer em que estava escondida na cafeteria do hotel Havana Libre (ex-Hilton) e abriu, esparramando o veneno, quando o garçom assassino foi pegá-la. Leia mais - swissinfo SRI

Presidência de Bush em fase terminal

O presidente George W. Bush deve, por momentos, ter olhado com inveja seu colega russo, Vladimir Putin, durante a cúpula que os reuniu na residência de verão junto ao mar que seu pai tem em Kennebunkport, no estado do Maine.

A boa imagem que Putin desfruta na Rússia lhe garante uma grande influência política durante os nove meses que restam de seu mandato. Não é o caso do mandatário norte-americano, cuja popularidade atingiu o ponto mais baixo, segundo pesquisas divulgadas na última semana, e cuja influência inclusive dentro de seu próprio Partido Republicano parece diminuir à velocidade da luz. Leia mais - IPS/Envolverdes

Armas Não Atiram Rosas

Via Na Periferia do Império:
O filme “Armas não Atiram Rosas” é um relato dos crimes cometidos na madrugada de 9 de junho de 1997, quando pistoleiros a serviço de latifundiários atacaram o acampamento de trabalhadores rurais Sem Terra no Engenho Camarazal, na Zona da Mata de Pernambuco. Cinco trabalhadores ficaram feridos, inclusive duas crianças, e dois trabalhadores foram assassinados depois de terem sido brutalmente torturados.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Ambigüidade Moral



Visto na Bodega Cultural.

O Brasil receberá refugiados palestinos

O Brasil receberá refugiados palestinos. Eles são duplamente refugiados. Foram para o Iraque fugindo do conflito palestino-israelense. Agora, são vítimas de deslocamento causado pela invasão do Iraque pelos Estados Unidos, a partir de 2003. Atualmente vivem em um campo de refugiados na Jordânia, próximo à fronteira do Iraque.

No Terra Magazine, e no Correio do Povo (para assinantes).

Bancada ruralista ameaça áreas protegidas

Da EcoAgência:
Três emendas à Medida Provisória (MP) 366 propostas terça-feira (03/07) pela bancada de senadores ruralistas podem comprometer para sempre o sistema nacional de unidades de conservação (UCs).

Alma da Geral��: E o Gr�mio ser�vendido...#links#links#links

Alma da Geral��: E o Gr�mio ser�vendido...#links#links#links

Meuuuuuuu deuuuuuuuuuus!!!!!!!! O Odone quer acabar com o tricolor!!!!
Precisamos fazer alguma coisa, um manifesto, sei lá..não podemos deixar q aquele maldito volte a vida pública as custas do nosso Grêmio e da nossa paixão!!!

Por que não voto no Cristo Redentor




Recebo e-mail de uma amiga do Rio me pedindo pra votar no Cristo como uma das maravalhas do mundo, etcetera e tal.

Nem a pau Juvenal! Sou contra essa promoção. Aí tem! Alguém está levando algum aí. Podem estar certo. E depois sou contra também porque o Brasil é um país multicultural, multi-religioso, multicrente, multipagão, multi-ateu, multi-muito-antes-pelo-contrário, multicético, multitudo e multidão.

Que mania de alguns acharem que o Brasil é católico, pô!

Prefeitura do Rio protesta contra livro de Geografia

via blog do CAGEA (Centro Acadêmico de Geografia da Unilasalle) e informações do G1

"Livro mostra Rio dividido em áreas de atuação de traficantes
Prefeitura da cidade protestou contra o conteúdo do livro.
Um dos autores diz que nada foi inventado e que tudo foi pesquisado.
"

Clique aqui para a íntegra.



Sindicato tem Jorginho do Trompete, hoje

O Sindicato dos Bancários está de casa novíssima, ali na General Câmara, Centro. Tem um bar muito agradável no térreo, ao fundo, com jardim de inverno e tudo.
Todas as quintas-feiras tem música ao vivo com o grande Jorginho do Trompete e um cara ótimo no piano que eu não lembro o nome, mas prometo nomeá-lo aqui outro dia, em penitência por essa falta, agora.

Quando a gente chama o Jorginho de "Miles Davis" ele arma uma tromba e diz: - Meu nome é Jorge do Trompete!

Deixa o negão ser invocado, ele e sua arte têm esse direito líquido e certo. No bar do Sindicato só falta ter a Setembrina, aquela pinga também invocada de Viamão.
(Cristóvão Feil)

Sexo Delicado

Ao lançar no Rio um plano de combate à Aids entre mulheres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou a hipocrisia pela gravidez precoce e pela epidemia da Aids, e propôs que a sociedade fale abertamente de sexo na escola, em casa e nos meios de comunicação.

(Fonte: R.C. - A Sacerdotisa e o Sexo Delicado, clique aqui .)

Humanos, demasiadamente desumanos

Muito bom artigo de Cláudio Lembo. Obrigado, Jeferson Miola (http://birutadosul.blogspot.com/).

Parceria com União Européia é "eminentemente de negócios", avalia professor

A estagnação nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) está fazendo a Europa buscar relações bilaterais mais fortes, como a que está sendo proposta neste momento ao Brasil, durante a Cúpula Brasil-União Européia, em Lisboa.

Nos próximos seis meses, durante a presidência portuguesa, a UE também promoverá reuniões de cúpula com Rússia, Índia e China - que com o Brasil, formam o grupo das grandes economias emergentes conhecido como BRICs. Todos os encontros têm como objetivo central a intensificação do comércio, na avaliação de José Manuel Pureza, professor de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra.

Na rua, o Boca

Já está circulando nas ruas de Porto Alegre a edição de junho/julho/agosto do Jornal Boca de Rua.
Produzido (fotos, textos e ilustrações) por pessoas em situação de rua sob a supervisão da Alice (Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação, é vendido a R$ 1,00 pelos próprios, principalmente em sinaleiras da capital.
Importante mencionar que somente adultos estão credecenciados a fazer a venda.
Portanto, não compre de crianças e adolescentes.


Austrália admite que está no Iraque pelo petróleo

No Diário Digital, via Devaneios Desintéricos:
«O Médio Oriente, e não apenas o Iraque, é um importante fornecedor de energia, petróleo em particular, para o resto do mundo», acrescentou o ministro, salientando que «qualquer retirada prematura do Iraque deveria ser objecto de reflexão».

Sexo Civil

Folha de São Paulo - Uma das obrigações matrimoniais é a de os cônjuges manterem contato sexual?

Dra. Regina - O fato de um dos cônjuges se negar a fazê-lo é motivo para um pedido de separação.

Folha de São Paulo - Também é motivo para um pedido de indenização?

Dra. Regina - Sem dúvida. O descumprimento de todos os deveres conjugais, uma vez que exista dano, gera ao ofendido o direito de pleitear indenização.


(Fonte: A Moita do Moita.)

Mapa do tráfico

"Um livro de geografia, aprovado pelo ministério da Educação para alunos de sexta série das escolas publicas do Rio, oferece o mapa do tráfico na cidade outrora Maravilhosa. Ali aparecem, perfeitamente delimitadas, as áreas de atuação de cada quadrilha. Questionado, o ministério diz que o livro expõe a realidade do País. Trata-se, ao que parece, do reconhecimento de um estado paralelo."
Pescado do Blog do Mino.

Eco-Economia

Um livro sobre desenvolvimento sustentável, escrito por Lester Brown.
``A idéia para este livro me ocorreu um pouco mais de um ano atrás, logo após ter deixado a Presidência Executiva e assumir a Presidência do Conselho de Administração do WWI-Worldwatch Institute, uma organização que fundei em 1974. Nessa nova função, e com mais tempo disponível para pensar, três coisas se tornaram mais evidentes. Uma, estamos perdendo a guerra para salvar o planeta. Duas, precisamos de uma visão de como seria uma economia ambientalmente sustentável _ uma eco-economia. E três, necessitamos de um novo tipo de organização de pesquisa _ uma que ofereça não apenas uma visão de uma eco-economia, mas também avaliações constantes do avanço na concretização dessa visão.''
Leia e baixe o livro completo em http://www.wwiuma.org.br/eco_download.htm

Retrato da (in)justiça social

Caco Barcellos amplia seus horizontes na televisão, nos livros e agora também nos palcos
Por Marcos Fonseca
Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal Caco Barcellos é um dos poucos jornalistas brasileiros que fazem carreira como repórter, quando a regra na profissão é subir nos cargos internos das redações e se afastar da rua. Ele valoriza o papel das chefias, mas acha que falta reportagem no jornalismo atual. Como se tentasse compensar essa carência, trabalha até 18 horas por dia, dividindo-se entre os compromissos na TV Globo, os livros de não-ficção - prepara outro provável best-seller, na esteira dos sucessos de Rota 66 e Abusado - e, agora, o teatro. Ainda este ano, deve estrear sua peça Osama, o homem-bomba do Rio, escrita para o projeto Conexões, do National Theatre de Londres, que atua em doze países.

Colômbia é um dos países mais perigosos para sindicalistas

Aproximadamente 2.200 homicídios, 3.400 ameaças e 138 desaparições forçadas de sindicalistas. Em mais de 90% dos casos, os responsáveis não foram postos à disposição da justiça. Os dados documentados entre janeiro de 1991 e dezembro de 2006, pela organização colombiana Escola Nacional Sindical, mostram que a Colômbia é um dos lugares mais perigosos do mundo para os trabalhadores sindicalizados.
Leia no Vermelho

Mulheres afegãs dizem que a vida agora é pior que com o regime talibã

Leia em castelhano no Rebelion

Exclusão da Venezuela do Mercosul só interessa aos EUA, diz deputado

O vice-presidente do Parlamento do Mercosul, deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), afirmou nesta quarta-feira (4) em Brasília que uma eventual exclusão da Venezuela do Mercosul interessaria aos Estados Unidos. Ele fez críticas tanto à postura de senadores brasileiros quanto às reações do presidente venezuelano Hugo Chávez.

“Provocada de forma irresponsável pela direita brasileira, a atual crise com a Venezuela foi superdimensionada por Chávez”, avalia Dr. Rosinha. “A não adesão da Venezuela ao Mercosul, além de prejudicar o processo de integração sul-americana, interessa aos Estados Unidos”. Leia mais

Laptop de US$ 100 não pode ir para 'inimigos' dos EUA

O projeto OLPC - One Laptop Per Child - decidiu esta semana hospedar todos os programas que compõem o laptop de baixo custo XO nos servidores do Fedora Linux. O Projeto Fedora tem sede nos Estados Unidos e, portanto, deve obedecer às leis norte-americanas. Com isso, o OLPC ficará impedido de distribuir o XO para países inimigos dos EUA, como Síria, Irã e Cuba.
Leia em tecnologia.terra

Argentina julga ex-padre acusado de colaborar com torturadores

Começa nesta quinta-feira, na Argentina, o julgamento de um ex-padre católico de 68 anos acusado de participar de sessões de tortura de presos políticos durante a ditadura argentina entre os anos de 1976 e 1983.

Christian Von Wernich, ex-capelão-chefe da polícia de Buenos Aires, é acusado de envolvimento em sete assassinatos e 41 casos de seqüestro e tortura. Ele chegou a ser anistiado por leis de governos anteriores, mas essas leis foram consideradas inconstitucionais nos últimos anos. Leia mais

FHC, o invejoso

FHC ressuscitou.

Está em todas.

quarta-feira, 4 de julho de 2007


La crisis de Gaza: Made in Israel

El viejo sueño de Ariel Sharon se está convirtiendo en realidad: palestinos matando palestinos, e Israel contando el número de víctimas con gran satisfacción.
Las lágrimas de los líderes de Israel son lágrimas de cocodrilo, y sus declaraciones afirmando que sienten los trágicos acontecimientos en Gaza, son mera hipocresía. Las sangrantes confrontaciones eran previsibles, y la responsabilidad e implicación activa de EE UU e Israel es más clara que el agua.
Continue a leitura AQUI.

Empresa anuncia invenção de moto-contínuo

Deu no Terra:

"A empresa irlandesa Steorn apresentou nesta quarta-feira uma tecnologia chamada Orbo, que, de acordo com a companhia, é um moto-contínuo, considerado até agora uma utopia. A Steorn diz que aparelho constantemente produz a energia que consome, de acordo com o site siliconrepublic.com.

Sean McCarthy, presidente da Steorn diz que a invenção vai mudar o rumo da história. "A lei da conservação da energia tem sido seguida por 300 anos, entretanto, falta uma variável na equação, que é o tempo", declarou McCarthy ao site".

Clique aqui e leia a íntegra.

Os Simpsons - o filme

Em 17 de agosto estréia no Brasil o filme da mais inteligente e longeva série animada da televisão mundial.
Os Simpson é filho pródigo de Matt Groening e utiliza diversos referenciais que refletem a cultura estadunidense de uma forma sarcástica, ácida e, ao mesmo tempo, feliz.
Assista ao trailer e programe-se!



via Cuca Fundida

Jornal Mais Expressão de Vida

Páginas da terceira edição do "Mais Expressão de Vida", jornal produzido por usuários do GAPA (Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS/RS) em parceria com a Catarse.


















Nota deste editor: a Catarse é a cooperativa de comunicação a qual faço parte. Para maiores informações, clique aqui e visite o blog da Catarse.

Brasil é convidado a ser parceiro estratégico da União Européia

A União Européia convidou o Brasil na quarta-feira a entrar para um pequeno grupo de parceiros estratégicos, medida que, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dará nova vida a um relacionamento histórico.

Em cúpula, UE coloca Brasil como 'parceiro estratégico'

O Brasil, que participa nesta quarta-feira de uma reunião de cúpula com a União Européia em Lisboa, está prestes a entrar para o grupo seleto de países considerados pelo bloco como “parceiro estratégico”.

Casamento piora a saúde das mulheres, diz estudo

O casamento afeta positivamente a saúde dos homens e de modo negativo a das mulheres, segundo um estudo apresentado hoje em Madri que estabelece também um vínculo direto entre o nível de renda e de formação com o bem-estar.

Republicanizar a Capitania do Senado

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) protocolou ontem na Mesa Diretora do Senado proposta de emenda constitucional (PEC 55/2007) que acaba com a possibilidade de um cidadão assumir mandato parlamentar mesmo sem ter recebido um voto sequer. O texto determina que o eleitor terá de votar no candidato e também em dois dos suplentes, numa lista de três nomes apresentada pelos partidos na urna eletrônica. Leia mais no JB.

Sindicalistas fazem manifestação a favor do veto à Emenda 3

Agência Brasil

BRASÍLIA - Trabalhadores filiados à CUT passam o dia fazendo um protesto na Câmara. Eles querem sensibilizar os parlamentares para não derrubar o veto presidencial à Emenda 3 da medida provisória que criou a Receita Federal do Brasil, conhecida como Super Receita. - Estamos fazendo um alerta para que os parlamentares não ousem derrubar o veto do Lula, porque senão sairemos às ruas denunciando quem votou a favor e quem votou contra - disse Antonio Carlos Spis, da coordenação nacional da CUT.

Leia mais no JB

Entenda a polêmica sobre a Emenda 3 no Estadão

Do Uol Humor

Professores estaduais param atividades no RS

Professores estaduais param amanhã

Professores e funcionários das escolas públicas estaduais paralisam suas atividades nesta quinta em todo o Rio Grande do Sul.

A categoria defende reajuste do piso regional e nomeação de professores e funcionários. O Cpers-Sindicato também defende o fim do processo de municipalização do ensino, implementado pelo governo de Yeda Crusius (PSDB) como forma de se livrar do que considera ônus para os cofres públicos estaduais. A informação é da Agência Chasque.

Do Diário Gauche.

Racismo na UnB

"O professor Paulo Roberto da Costa Kramer, do Curso de Mestrado em Ciências Políticas, da Universidade de Brasília (UnB) foi considerado culpado pela Comissão processante que apurou a prática de racismo, e punido com pena de suspensão de trinta dias, convertida em multa de 50% dos seus vencimentos.

[...]

Kramer foi considerado culpado por ter se referido a negros como "crioulada" e chamado o estudante Gustavo Amora de "negro racista" e membro da "ku klux klan negra", em reação às denúncias do estudante. As referências depreciativas ocorreram numa aula no início do ano passado. Ele negou que as expressões tivessem caráter depreciativo."

Pescado do Blog UFRGS Pró-Cotas

Manifesto à favor de Projeto de Lei

Nós, abaixo-assinados, nos manifestamos favoráveis à aprovação do Projeto de Lei da Câmara Nº 122/2006, que “define os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.”

Somos favoráveis à aprovação do PLC Nº 122/2006 pelas seguintes razoes:

  • ainda não há proteção específica na legislação federal contra a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero;
  • portanto, estimados 10% da população brasileira (18 milhões de pessoas) continuam a sofrer discriminação de forma impune (assassinatos, violência física, agressão verbal, discriminação na seleção para emprego e no próprio local de trabalho, etc.);
Leia mais e assine no Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Brasileiros estão entre os que perdem a virgindade mais cedo

Os brasileiros estão entre os que perdem a virgindade mais cedo, segundo uma pesquisa feita em 26 países com 26 mil entrevistados. O país ocupa a segunda posição, atrás apenas da Áustria.

Google na Idade Mídia

Do blog Na Periferia do Império:
Após a eliminação do You Tube de 450 vídeos do blogueiro chavista Luigino Bracci Roa, um dos mais conhecidos na Venezuela, o Google, controlador do portal de vídeo mais popular da internet, saudou oficialmente em seu blog a utilização dos serviços do You Tube por parte da emissora de TV venezuela RCTV.

terça-feira, 3 de julho de 2007

No Zero Hora, corrupção tucana é ilustrada com foto de Lula


O jornal gaúcho Zero Hora publicou uma matéria falando sobre a ameaça de cassação do mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB). Curiosamente, na foto que ilustra a matéria, quem aparece em destaque é....o presidente Lula.
Leia no Vermelho o texto do blogoleônico Marco Aurélio Weissheimer.

Altamiro Borges: As práticas anti-sindicais da Sadia

Sem maior repercussão na mídia privada, as empresas instaladas no Brasil continuam usando e abusando das práticas anti-sindicais. Sindicalistas são isolados, perseguidos e demitidos; trabalhadores são vigiados por câmeras internas e repreendidos quando se associam; espiões vigiam assembléias e reuniões sindicais; boletins patronais desqualificam as lutas trabalhistas. A guerra, quase invisível, é permanente e violenta.
Leia no Vermelho.

Advogado de doméstica agredida é ameaçado

O advogado da doméstica Sirlei Dias de Carvalho, espancada por rapazes na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, no último dia 23, estaria sendo ameaçado. Segundo Marcus Fontenelle, homens armados teriam o procurado na portaria de seu edifício. A informação foi passada ao advogado por um dos porteiros do edifício.

Universidade de Michigan: Capitalismo pós-soviético faz mal à saúde

Taxa de mortalidade aumentou significativamente após o colapso da União Soviética, conforme estudo da Universidade de Michigan.
``La expectativa de vida para los hombres liberados del Telón de Acero se redujo en seis años, entre 1991 y 1994, debido a la inestabilidad social, padecimientos físicos y mala situación económica.''
Leia mais no Rebelion.

Como é lindo o capitalismo...

Deu no Terra:

O mexicano Carlos Slim supera Bill Gates e já é o mais rico do mundo

CIDADE DO MÉXICO, 3 Jul (AFP) - O mexicano Carlos Slim, proprietário da empresa Teléfonos de México (Telmex), já é o homem mais rico do mundo, superando Bill Gates, da Microsoft, segundo a publicação on-line Sentido Común, que calcula em 67,8 bilhões de dólares a fortuna do magnata da telefonia.

Bush Pio...

"O Presidente Bush livrou I. Lewis Libby Jr. de um mandato de prisão na Segunda Feira, substituindo sua sentença de dois anos e meio, deixando intacta a sua convicção por perjúrio e obstrução da justiça no caso do vasamento de informações da C.I.A."

N.E: Bush, em seus anos como presidente e, previamente como governador, jamais perdoou os priosioneiros sentenciados à pena de morte. O que Libby fez causou mais mortes do que quaisquer dos sentenciados acima mencionados.
(Fonte: NYT – Inglês).

O novo sócio da Nação e do Estado

Dias atrás, ao comprar um agasalho perto de casa, surpreendi-me com a revelação de que o banco ficaria com 5% do pagamento com cartão. Disse à dona da pequena malharia que, nesse caso, pagaria com cartão de débito. Tanto faz, disse ela, se é de crédito ou débito. Os bancos ficam com 5%. Só as grandes empresas ou as cadeias de lojas conseguem negociar um pagamento menor, de uns 2%.

Fiquei abismado. Então os bancos abocanham uma porcentagem de todas as transações que antes se faziam com dinheiro e hoje se fazem com o plástico?
Bernardo Kucinski. Leia mais na Carta Maior.

Humor

Jarbas Mochila Farda e Coturno Passarinho escreve sobre moral e bons costumes: (...) "Entre a minha geração e a dos meus filhos, os valores não eram discrepantes em grau levado. Mas entre a minha geração que vai se acabando e a que domina hoje o país, o choque, mais que indiscutível, chega a níveis escabrosos."(...)
Fora este trecho, a piada é comprida e sem graça, mas para quem aprecia esse estilo de humor, ou quer ler para crer, está no JB.

Supersimples - comprar das pequenas empresas

A partir de agora, as micro e pequenas empresas do país terão prioridade nas compras governamentais de até R$ 80 mil. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essa é uma das novidades da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que começou a vigorar anteontem no país. Leia no JB.

"O tabaco é um produto defeituoso. Mata metade de seus consumidores"

"O cigarro mata 5,4 milhões de pessoas ao ano, metade em países em desenvolvimento. É comparável à queda de um jumbo por hora.

Com o número de fumantes se ampliando em nações pobres, especialmente entre adolescentes, a taxa de morte anual subirá para 8,3 milhões nos próximos 20 anos." Leia no JB.

Rei Mídia$

Rei Mídia$, uma vez mais, transformando tudo o que toca em merda...

segunda-feira, 2 de julho de 2007


De quem é a conta?

O Pan é do Rio, mas a conta é do Brasil

Essa história de Pan do Brasil foi inventada no mesmo laboratório que agora trabalha na frase "Renan Calheiros, ministro da Justiça de um governo anterior". As Olimpíadas foram em Barcelona, em Los Angeles, em Atenas. O Pan foi em Indianápolis, Havana, Santo Domingo.

O Pan 2007 é no Rio de Janeiro. É o Pan do Rio, mas quem paga a conta é todo o Brasil. Eu preferiria ver o dinheiro investido em obras sociais.

Nas escolas que poderiam evitar a calamidade em que a violência mergulhou o Rio. Quando eu fico pensando que o dinheiro de meus impostos pode financiar o estádio do Fluminense..

. Sim, porque assim que terminar o Pan deve haver - se entendi direito as notícias - a 'privatização' do Maracanã e do Engenhão. Eu sou pela livre...
::: Leia Mais em http://viomundo.globo.com/

Devolução de processo contra Renan abre caminho para arquivamento sumário

A devolução do processo do senador Renan Calheiros (PMDB-A) à Mesa Diretora do Senado pode resultar em seu arquivamento sem a deliberação do Conselho de Ética da Casa. A Mesa Diretora tem autonomia para arquivar a representação do PSOL contra Renan se constatar que o processo possui irregularidades que comprometam a sua tramitação.

A Mesa do Senado é presidida por Renan, alvo da representação no Conselho de Ética. Na prática, a Mesa terá que decidir os rumos do processo contra o seu próprio titular, com autonomia para arquivá-lo...

continua na Folha Online

Bebês aprendem a mentir aos seis meses

Por trás do rostinho bonitinho, eles já sabem o que fazer para conseguirem o que querem de você (Foto: Science)

Não se iluda com o rostinho fofinho e os olhinhos brilhantes. Bebês são mestres na arte de enganar e mentir para terem suas vontades satisfeitas. De acordo com uma psicóloga britânica, as crianças aprendem a mentir muito antes do que a maioria das pessoas pensa. Com apenas seis meses de idade, eles já sabem que fingir choro é uma boa estratégia para conseguir atenção. Mais aqui no G1.

Granier cobra tratamento igual a todas as redes

Não percam a entrevista do Goebbels venezuelano. Informa muito.

PM mata filho por engano

Deu no Terra:

PM mata filho pensando que era ladrão na Paraíba

Um cabo da Polícia Militar da Paraíba matou o próprio filho por engano. A tragédia aconteceu na casa do policial no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, quando o jovem voltava de uma festa e, ao entrar escondido, foi confundido com um ladrão.


Nota deste editor: será que o clima de terrorismo que a mídia tem constantemente emplacado em seus canais não tem alguma coisa a ver com isso? Será que há algum órgão com competência suficiente para apurar essas responsabilidades?!

Gabeira pede fim do Senado

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 2 DE JULHO DE 2007

Gabeira defende fim do Senado

O deputado federal Fernando Gabeira, do PV, defendeu neste fim de semana que o país discuta o possível fim do Senado. Para ele, a crise envolvendo Renan Calheiros, do PMDB, e o caráter permissivo e omisso com o qual os senadores assistem à sucessão de manobras para protelar a eventual punição ao acusado, evidenciaram o triste retrato de órgão deficiente e esvaziado. Conhecido no cenário político por suas posições críticas e pela defesa da ética, o parlamentar propôs a adoção de sistema unicameral no país.

O deputado ressaltou que o Senado não cumpre uma de suas principais atribuições: a de servir como instância revisora. 'É preciso haver idéias novas, com força e coragem, para mudar este triste estado das coisas. Não é razoável que os senadores continuem resistindo aos apelos do país inteiro, que merece melhor política', disse.

Além dos descaminhos morais, da morosidade demonstrada por senadores quando há a necessidade de cortar na própria carne e do esvaziamento institucional, Gabeira ressaltou ainda que, proporcionalmente, o Senado é mais caro do que a Câmara.

Quando der, permita-se

O volume de informações, sabemos, é enorme, bem como, lamentamos, o tempo nos é cada vez mais escasso; entretanto, o que fazer quando o indispensável se nos apresenta?
É o caso da entrevista feita pelo Fazendo Media com Vito Gianotti, escritor e coordenador do NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação), entidade que se dedica a, tentando equilibrar a comunicação efetivamente social com a comunicação $/A, estabelecer uma hegemonia de classes. A entrevista foi feita em maio último e você poderá lê-la em maio do ano que vem, sem risco de obsolescência, dada a atemporalidade dos assuntos nela tratados: direitos trabalhistas e todo um modus operandi midiático colaborando na conspiração contra estes.
Não importa quando, depois de salvá-la em seu computador, você a lerá; importa mesmo é, ao final da leitura, não se furtar a indagar "Quosque tandem?" - e, claro, a pensar no que fazer para que a coisa não se perpetue por muitos maios mais.
O que fazer é uma questão de reflexão. Como fazer, entretanto, com a uébi aí, superando em muito o interesse que as gentes, hoje, têm por informação em jornais e revistas, não exige muito raciocínio.
Permita-se - e, claro, mexa-se. Um bom começo pode se dar com você clicando neste linque: http://www.fazendomedia.com/novas/entrevista170507.htm

Jovens saem de boate e espancam salva-vidas no Rio

Policiais prenderam na manhã de ontem quatro jovens de classe média acusados de espancar o salva-vidas Gisvaldo Soares de Macedo, de 24 anos, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, zona sul do Rio. Um quinto rapaz teria fugido, de acordo com os policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar que efetuaram a prisão e levaram os agressores para a 14ª Delegacia de Polícia (Leblon). O caso aconteceu uma semana após a empregada doméstica Sirley Dias ter sido espancada por estudantes de classe média na Barra da Tijuca, zona oeste.

Brancos temores

André Marenco via Ôlho-Dínamo:
Teremos harmonia racial quando for corriqueiro consultar-nos com médicos negros, sermos julgados por magistrados negros, dirigidos por executivos negros e ensinados por professores negros. Mas, talvez, seja isso precisamente que amedronta nossa classe média.

Sugestão

"Sucesso absoluto da sugestão do professor Luis Gonzaga Belluzzo de se estampar na primeira pagina dos diários e na capa das revistas uma advertência sobre o conteúdo dos próprios, como se faz sobre maços de cigarros. Algo assim como: o ministério das Comunicações adverte: este órgão apoiou o golpe de 1964 e suas conseqüências."

Pescado do Blog do Mino.

Macacos invadem grandes cidades

Diego A. Agúndez Nova Délhi, 30 jun (EFE).- A classe média indiana assiste preocupada e impotente ao nascimento de uma nova tribo urbana que se reúne sorrateiramente em escritórios e mercados e não hesita em roubar o quanto pode: os macacos se organizaram nas grandes cidades.

Lá vem bomba! Digo, usina nuclear.

(...)Os programas nucleares foram sempre implantados em segredo de Estado. Desde o projeto Manhattan, em plena guerra, até o reator de Dimona, no deserto do Neguev. É conhecido o DNA autoritário da energia nuclear. Pior: o formato compacto adotado, com base no urânio enriquecido, obedeceu desde o início à lógica militar: uma máquina pequena para mover submarino.

Com a corrida nuclear na época da Guerra Fria, o objetivo passou a ser o de obter o máximo de plutônio, subproduto dos reatores e matéria prima para as bombas nucleares. Mesmo com as modificações posteriores, esse ainda é o formato das usinas. Angra I produz 400 kg de plutônio por ano, que os americanos levam embora para fabricar suas bombas.(...)
Lúcido artigo de Bernardo Kucinski na Carta Maior.

Justiça veta temporariamente milho transgênico

Juíza federal suspende liberação do milho Libert Link, da multinacional Bayer CropCience, até que sejam estipuladas medidas de biossegurança que garantam a coexistência com variedades orgânicas, convencionais ou ecológicas. A liberação havia sido aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) no dia 16 de maio.

A decisão da Justiça foi uma resposta a uma Ação Civil Pública ajuizada pelas organizações Terra de Direitos, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Associação Nacional de Pequenos Agricultores e ASPTA contra a decisão da CTNBio.
Verena Glass - Carta Maior

NoMínimo bate as botas, dá com os costados na cerca, veste o pijama de madeira

"Editores, blogueiros, colunistas, funcionários, colaboradores assíduos ou ocasionais, enfim, todos os nomes abaixo relacionados que ajudaram a criar o site de jornalistas mais querido do Brasil comunicam sua morte súbita neste 29 de junho de 2007, vítima de inanição financeira decorrente do desinteresse quase geral de patrocinadores e anunciantes em sua sobrevida na web. NoMínimo deixa órfãos cerca de 150 mil assinantes entre os mais de 3 milhões de visitantes que, em média, se habituaram a passar por aqui todo mês nos últimos 5 anos. (...) Foi bom, foi muito bom enquanto durou. Quantos no país têm a oportunidade de tocar seus próprios projetos com prazer, independência e alegria? Aos leitores, nossas desculpas pela falta de talento empreendedor, o que talvez pudesse transformar o site num bom negócio financeiro. Fica para a próxima. Até breve." Leia a lista de falecimentos Mínimos aqui.

domingo, 1 de julho de 2007

Ao encontro de Fidel - em Cuba, por supuesto

"Na Primavera de 2003 Cuba viveu uma onda de seqüestros de barcos e aviões por parte de cidadãos que desejavam migrar para os Estados Unidos. O regime cubano reprimiu a onda de seqüestros prendendo 75 pessoas.(...) O cineasta norte-americano Oliver Stone, que havia feito o documentário "Comandante" sobre a vida de Fidel Castro, resolveu retornar a Havana a fim de entender o que se passava na ilha e questionar Fidel sobre os acontecimentos daquela primavera cubana." Por Láldert Castelo Branco em Na periferia do Império.

"
Oliver Stone entrevista Fidel Castro, a quem não dá refresco de groselha, vai fundo nos questionamentos, num quase interrogatório exaustivo. Stone pergunta a Fidel qual o motivo que Cuba não aceitou a proposta feita por Kissinger que resultaria no fim do embargo norte-americano à ilha. Fidel responde que "se Cuba tivesse traído os seus princípios o embargo já teria caído há muitos anos". Por Cristóvão Feil, do Diário Gauche.

Assista LOOKING FOR FIDEL (documentário produzido para o canal HBO, falado e legendado em espanhol). Saiba mais sobre o filme na Hora do Povo e, a contraponto, na Folha de SP DB.

o dia em que os porquinhos invadiram a fazendinha






















cena registrada pelo genial latuff, durante operação da força nacional de segurança na comunidade da fazendinha, no rio de janeiro, por estes dias.

"Federal Brazilian police officer from Força Nacional de Segurança take up position during an operation at Favela da Fazendinha in Rio de Janeiro."
Latuff

Trazido do implicante.

Transposição do Rio São Francisco. Ouvidos moucos à beira do rio.*

*Artigo de Washington Novaes
Soldados do 2º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército iniciaram as obras de transposição de águas do Rio São Francisco para o eixo Norte do semi-árido - começando a concretizar projeto altamente polêmico. Agora, mesmo o bispo dom Luiz Flávio Cappio - que chegou a fazer uma greve de fome, só interrompida com um apelo do presidente da República e com um acordo entre os dois - está dizendo que 'o acordo não foi cumprido'; que o presidente 'mentiu para o Brasil e demonstrou a falta de seriedade desse governo com o povo, empurrando um projeto goela abaixo, numa total falta de respeito'. Continue a leitura AQUI.

Congresso pode ser classificado ideologicamente como liberal e socialmente conservador

Parlamentares conservadores. Esta é a composição do Congresso Nacional, segundo o estudo intitulado “O que esperar do novo Congresso: perfil e agenda da nova legislatura”. Lançado no mês de maio pelo site Congresso em foco e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a obra mostra os perfis de todos os 618 senadores, deputados federais e estaduais que compõem o Congresso Nacional.
Entre as informações, o documento aponta o aumento do número de parlamentares que exercem atividades empresariais. Outra constatação, foi o crescimento da bancada ruralista. Com este novo quadro, os parlamentares ligados a sindicatos e movimentos sociais perderam espaço.
Para falar mais sobre o perfil do Congresso Nacional, a Radioagência NP, entrevistou Antônio Augusto Queiroz, analista político e um dos coordenadores do estudo. Clique AQUI para continuar a leitura.

Santiago


Publicados no Dialógico.