sábado, 14 de julho de 2007

FARSA


Vaia ensaiada


O blog RS Urgente traz esta reveladora postagem: "Um vídeo disponível no Youtube mostra que as vaias ao presidente Lula também ocorreram no ensaio geral da cerimônia de abertura dos Jogos Panamericanos, no Rio. O vídeo mostra que, nas duas vezes em que o nome do presidente é citado no ensaio, em espanhol e em português, ele é prontamente vaiado pelas pessoas que participavam do ensaio nas arquibancadas. O vídeo também está disponível em Vi o Mundo, República Vermelha e Os amigos do presidente Lula . Este último denuncia uma armação no episódio das vaias: “Vários partidários de oposição, entre eles, PFL/DEM, ensaiando vaias durante essa semana...tudo bem orquestrado! Foi armação sim!. Duarante a semana César Maia criou polêmica ao dizer que o Pan é do Rio e não do Brasil. Lula esteve recentemente no Rio para a inauguração da plataforma P52 da Petrobras, foi aplaudido, reviveu os bons tempos de campanha eleitoral”. Clique AQUI para ver um trecho do ensaio geral e julgue você mesmo.
Ao contrário de Lula, o prefeito César Maia (DEM) foi aplaudido no Maracanã. Parece que tem gato nessa tuba....".

Com os blogs rsurgente.zip.net e http://oboqueirao.zip.net

Cordel para Arnaldo Jabor

Trechinho:
Sou perverso no que digo
E ainda sou respeitado
Pois a mentira é quem dita
Dita por quem ta do lado
Dos grandes exploradores
Do poder televisado.
REPÚBLICA VERMELHA: CORDEL PARA ARNALDO JABOR

Não perca o resto, lá na República Vermelha.

Blogged with Flock

O que falta para os congressistas estadunidenses debaterem o Iraque

Crooks and Liars » Saturday Cartoons

Blogged with Flock

Ombudsman da Folha dá uma dica aos patrões

O jornal prestaria um grande serviço aos leitores se comparasse o que petistas e tucanos dizem e fazem em Brasília (no Congresso e no Planalto), e os tucanos dizem e fazem em São Paulo (na Assembléia e no governo estadual).
Entrelinhas: Boa dica do ombudsman: cobrir o tucanato

Blogged with Flock

Presidente operário a zelite não quer não

Um leitor anônimo deste blog matou a questão das vaias ao presidente Lula: o ingresso de arquibancada para a abertura do Pan não saia por menos de R$ 150, chegando a custar bem mais no câmbio negro... Claro que em ambientes assim, o presidente não vai ser aplaudido. Saguão de aeroportos, restaurante chiques, Jockeys clubes são outros locais em que Lula será sempre vaiado e Cesar Maia e José Serra, ovacionados. É do jogo.
Entrelinhas: A explicação das vaias

Blogged with Flock

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Exu falou: ninguém se mete

Sem choro nem vela: nem os deuses das ruas querem saber dele.


O pai-de-santo paulista Robério Alexandre Bavelone, o Robério de Ogum, concordou com o corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), que disse nesta sexta-feira (13) que o clima de tensão na Casa não seria amenizado nem com a participação de chefes de terreiros.
“Nenhum espiritualista, seja pai-de-santo, médium, vidente ou guru, tem condições de ir lá (Senado) e fazer alguma coisa”, afirmou ao G1 Robério de Ogum, um dos pais-de-santo mais requisitados do país, que já foi conselheiro espiritual de Vanderlei Luxemburgo, atual técnico do Santos.
Nesta sexta-feira, o senador Romeu Tuma afirmou: "Com todo o respeito que tenho ao espiritismo, se trouxermos dez chefes de terreiro, sendo três da Bahia, ainda assim não se faz o descarrego desta Casa hoje, pelo peso da espiritualidade negativa que está tomando conta da Casa."
Segundo o pai-de-santo, a crise no Senado "é só o começo". "Nós ainda não chegamos ao fundo do poço nos escândalos políticos. Agora vai ficar muito pior. Acho que o episódio Renan é pequeno diante do que vai acontecer. Nós vamos passar por uma instabilidade política muito grande", disse. Saiu aqui no G1.


Esporte É o bicho

"O mascote Cauê virou Caô (mentira na gíria carioca), e o Pan se transformou em Pandemônio. Um protesto contra os gastos no Pan e a política de segurança às vésperas dos Jogos foi promovido na frente do prédio da Prefeitura carioca, nesta sexta, dia da festa de abertura da competição." (UOL)

N.E.: É o bicho. Quando eu disse isso, muitos “patriotinhas” me criticaram. DUH! A genialidade humana tem limites. A estupidez, não.

Uma coisa é certa - as pessoas com 65 serao mto mais saudáveis e ativas

Os habitantes do nosso planeta estão envelhecendo aos poucos. Nos EUA, o número de pessoas com 65 anos ou mais vai dobrar nos próximos 25 anos, chegando a 20% da população. Por aqui o movimento é parecido. Segundo dados do IBGE, em 2050 a turma de 65 anos, que hoje representa apenas 5% dos brasileiros, vai chegar a 18%.

Métodos (quase) nazistas da Aracruz



O que a papeleira Aracruz está fazendo com as crianças da rede pública escolar do RS, nem os nazistas cogitaram. A devastadora papeleira está distribuindo um material impresso para fazer a cabeça da gurizada sobre as maravilhas que é a própria Aracruz.

Uma coisa nojenta e sórdida, com o beneplácido cândido e conivente do governo de dona Yedinha AraCrusius.

Veja tudo aqui no blog Celeuma.
..........................


PS: Por favor, blogolândia em marcha, vamos evitar de chamar a degradante monocultura de eucalipto das papeleiras de silvicultura. É tudo que elas desejam. Uma das formas de colonizar corações e mentes é a de se apropriar das palavras, re-significando-as a seu bel prazer.


Silvicultura tem a ver com a restauração da cobertura vegetal nativa do bioma Pampa. Eles estão fazendo isso? Não estão. Muito ao contrário, estão compromentendo o equilíbrio das espécies vivas remanescentes do Pampa. Isso não é silvicultura, é ato de extermínio e predação ambiental em troca de um prato de lentilhas.

Geografia Presidencial

Al Qaeda não existia na Mesopotâmia antes dos ataques do 11 de Setembro. O grupo Sunita conseguiu se tornar um ímã recruta e uma força violenta em grande parte pela invasão estadunidense do Iraq em 2003, o que levou uma força ocupante estadunidense de mais de 100,000 tropas ao coração do Oriente Médio, e guiou Baghdad a um governo dominado por Shiítas.

N.E.: O trecho deve-se a uma afirmação do presidente, indignado com os ataques de sua população e oposição política à sua estratégia nesta guerra infindável. Segundo Bush, a obrigação das tropas estadunidenses no país é irremediável, porque os mesmos “terroristas que nos atacaram no 11 de Setembro, são os que nos estão atacando lá agora, e portanto é essencial nossa presença para a segurança nacional.” O NYT desmente.

(Fonte em Inglês:
NYT.)

Medida simples faria a gente entender muito melhor o noticiário

O Wall Street Journal tem como padrão revelar, em suas reportagens, todas os negócios das empresas sobre as quais escreve que tenham alguma relação acionária com o próprio Journal.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Divulgada lista atualizada de trabalho escravo no Brasil


O trabalho escravo ainda não é uma página virada na história do Brasil. Nesta terça-feira (10/7), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou o cadastro atualizado de empregadores que utilizam mão-de-obra em situação semelhante à de escravos.

Conhecida como “lista suja”, o cadastro aponta que em 16 Estados do País (inclusive no RS), 192 patrões empregadores se apropriam do trabalho alheio como se ainda vivêssemos em pleno sistema de produção escravagista dos séculos 17, 18 e 19.

Veja o cadastro atualizado do Ministério do Trabalho aqui.

Estado suspende exames para detectar HIV no Ambulatório de Dermatologia Sanitária

O Estado do Rio Grande do Sul, que tem 33 mil e 200 casos de aids acumulados, suspendeu a testagem para HIV, em Porto Alegre, através do Ambulatório de Dermatologia Sanitária - ADS, deixando a população que procura saber o diagnóstico de HIV desassistida e fragilizando a constituição de uma política efetiva de prevenção à aids no Estado
Agora a capital gaúcha ficou somente com dois locais para realização do teste anti-HIV e não aumentou a oferta para este serviço. A suspensão aconteceu sem qualquer informe à população, desestimulando o conhecimento do diagnóstico e dificultando o tratamento, ao contrário do que orienta o Programa Nacional de DST/HIV/aids do Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde – OMS.

E-mail do jornalista Alexandre Böer, do Grupo SOMOS - Comunicação, Saúde e Sexualidade, que eu postei na íntegra lá no Cuca-Fundida

Ao menos as despesas forçadas

Altamente pertinente e politizada a ação judicial bilionária que a família do ex-presidente João Goulart move contra o Departamento de Estado dos EUA.

Segundo João Vicente Goulart, filho de Jango e um dos autores da ação judicial, a intenção é que a Justiça conceda o direito à família de citar o governo americano sobre um "dolo material, moral e, principalmente, de imagem, porque eles derrubaram um presidente eleito. Informa-te mais no Diário Gauche.

Pontos-de-vista

Tarek olha nos olhos, busca sinais de que não tem diante de si um jupiteriano, antes de dizer:
-Eles todos são muito pobres na origem. Você é capaz de imaginar o orgulho desses meninos por estar aqui, guardando vocês? Guardando a seleção brasileira?
-Mas...
-Eles pensam que vocês os admiram por esse trabalho, nem imaginam que vocês os percebem assim. Você não é capaz de imaginar... eles são uns inocentes, seriam capazes de morrer para defender vocês e a seleção brasileira!


Essa foi a resposta do governador Tarek William, do estado de Anzoátegui, para jornalistas que questionavam a presença de soldados fortemente armados circulando entre jornalistas e o selecionado brasileiro em Puerto de la Cruz.
Retirei essa passagem de um post do Bob Fernandes no seu blog sobre a Copa América.
Ele escreveu isso em 30 de junho.

Clique aqui, leia o texto e perceba a malícia daqueles que tentam de todas as formas forçar um ponto-de-vista pejorativo para cima de Hugo Chávez (em tempo, Bob, pelo que vi, faz uma cobertura bem ampla, sem direcionamento ideológico evidente. Ele tem chamado seus colegas jornalistas - incluindo ele - de "isentos, imparciais e objetivos, e Chávez de "Keys". Leia mais do blog para entender o porquê, vale a pena).

Pan pan pan

A truculência e a operação de "limpeza" nas ruas do Rio de Janeiro encontram resistência:

"São sem-teto os responsáveis pelas imagens de Cauês (mascote dos Jogos Pan-Americanos) armados de fuzis que foram espalhadas pela cidade nos últimos dias e provocaram a indignação até do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral."

Clique aqui e leia a íntegra no Terra.

Editora americana rejeita nudez de desenho

Via Der Spiegel, no Uol Mídia Global:

Editora americana rejeita nudez de desenho
Os desenhos realmente são inofensivos. Mas uma editora americana decidiu não publicar uma série de livros para crianças de Rotraut Susane Berner. O problema? Desenhos de seios e de um pênis de meio milímetro.

É raro que um livro alemão gere interesse nos EUA, e os livros infantis, em geral, ficam completamente fora do radar. Assim, o deleite foi ainda maior na editora Hildesheimer Gerstenberg quando recebeu um pedido da fornecedora de livros infantis nos EUA Boyds Mills Press, que queria uma série de Rotraut Susanne Berner.

"Foi realmente uma sensação", disse Berner ao Spiegel Online. Entretanto, algumas mudanças teriam que ser feitas antes dos livros serem lançados ao público americano. Na primeira, os fumantes tinham que ser removidos das ilustrações. Mas isso não foi tudo. Uma imagem mostra uma cena de uma galeria de arte - e, por realismo, há um cartum de um nu pendurado na parede e uma estátua minúscula, de sete milímetros, de um homem nu em um pedestal.

As crianças americanas, obviamente, jamais conseguiriam lidar com tal exposição do corpo humano. A editora americana, meio sem jeito, pediu sua remoção. (continua)

Nota: como o acesso ao conteúdo me parece ser restrito para assinantes, postei o texto completo no Vozes do Sul.

Projeto de Lei sobre adoção

"[...] O Projeto de Lei em questão teria como objetivo desburocratizar o processo de adoção. [...] Sua emenda acabou recebendo mais de 140 adendos que, na prática, mudam o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código Civil.

[...]

O projeto é inócuo nos abrigos de crianças. A maioria absoluta dos casais quer crianças até 36 meses, que não tenham sofrido nenhuma espécie de violência, e que sejam brancas. Não é esse o perfil da criança de abrigo, que é maior que 3 anos, problemática, muitas vezes conjunto de irmãos, não aceitos em grupo pelas famílias que querem adotar. Quando se fala em filas burocráticas, é em relação a um perfil de criança diferente, menor de 3 anos, em geral branca, bonita e sem problemas."

Pescado do Blog do Nassif.

Folha Online: Oposição decide votar LDO após desistência de Renan de presidir sessão

GABRIELA GUERREIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Com a decisão do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) de não presidir a sessão do Congresso Nacional para a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), os partidos de oposição estão dispostos a aprovar a lei sem dificuldades nesta quarta-feira. A oposição desistiu de obstruir a votação com a decisão de Renan de passar o comando da sessão para o primeiro vice-presidente da Câmara, Narcio Rodrigues (PSDB-MG).

Na Folha Online

Conversa Afiada: Relatório da CPI Culpa Pilotos do Legacy por Acidente da Gol

O relator da CPI que investiga o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, Marco Maia (PT-RS), vai apresentar um relatório preliminar das investigações nesta quinta-feira, dia 12.

Marco Maia adiantou em entrevista ao Conversa Afiada nesta quarta-feira, dia 11, que o relatório responsabiliza os pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paldino, como os principais responsáveis pelo acidente (clique aqui para ouvir o áudio).

“Eu estou trabalhando com a possibilidade de identificar nos pilotos do Legacy uma responsabilidade maior no acidente”, disse Maia.



Continue lendo no Conversa Afiada.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Cotas na UFSC!

"O Conselho Universitário da UFSC decidiu, em reunião realizada na manhã desta terça-feira, reservar 20% das vagas, já a partir do próximo vestibular, para estudantes oriundos de escolas públicas e 10% para negros, também formados em colégios de caráter público."

Pescado do blog do Marcelo Cafrune.

Revista põe Black Eyed Peas no topo das músicas mais irritantes

Uma eleição promovida pela revista Rolling Stone coroou a música My Humps, da banda Black Eyed Peas, como a música mais irritante de todos os tempos.
Leia mais no blog Alma da Geral (http://almadageral.blogspot.com/).

Galvão: "Batuque atravessado" da Venezuela é merengue

A gente chia quando o gringo vem ao Rio de Janeiro e escreve "Welcome to Congo".

A gente chia quando um gringo acha que a capital do Brasil é Buenos Aires.

A gente não se dá conta de que nossos vizinhos acham que o Brasil é um país imperialista.

Sejamos imperialistas, mas um pouquinho mais sofisticados do que os americanos.
Colado da Cremilda, dentro da escola.

Polícia Federal & Petrobras

A operação Águas Profundas foi deflagrada a partir de denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra 26 pessoas acusadas de integrarem uma quadrilha envolvida em um esquema de fraudes em licitações realizadas pela Petrobras para trabalhos de reparo e manutenção de plataformas.

Foram expedidos 18 mandados de prisão e outros 89 de busca e apreensões. Além de 13 prisões, os mandados já resultaram na apreensão de carros, farto armamento e R$ 500 mil em espécie. Três das 13 pessoas presas ontem, dia 10, são funcionárias da Petrobras. Leia mais na Agência Brasil.

Como a Mozilla construiu uma comunidade de 500 mil seguidores

Improvisação, paixão e abnegação. Saiba como a Mozilla, que desenvolve o Firefox, cria e envolve sua comunidade.

Britânica se casa com filho de Bin Laden

Os noivos

Jane Felix-Browne, uma britânica de 51 anos, se casou no Egito com um dos 17 filhos do terrorista mais procurado do mundo, Osama bin Laden, e quer que as autoridades concedam ao seu marido o visto para entrar no Reino Unido, informa nesta quarta-feira (11) o jornal "The Times".
Até agora, Felix-Browne tinha mantido em segredo seu casamento com Omar Osama bin Laden, de 27 anos. Os dois se conheceram no Egito em setembro de 2006, quando ela passava férias e era submetida a um tratamento de esclerose múltipla, acrescenta o jornal. Aqui no G1.

Neoliberal italiano espionava juízes

Entre 2001 e 2006, durante os governos de Sílvio Berlusconi, mais de 200 magistrados europeus e também alguns militares, políticos e jornalistas, foram investigados pela polícia secreta italiana. A denúncia foi feita há quatro dias pelo Conselho de Magistratura Italiano, que, numa das buscas a um escritório clandestino da secreta italiana, encontrou vários dossiês relacionados com a investigação de juízes "definidos como portadores de pensamentos e estratégias desestabilizadores e próximos de partidos de esquerda".
www.esquerda.net - Secreta italiana espiava juízes europeus

Blogged with Flock

terça-feira, 10 de julho de 2007

Morales recebeu cachimbo da paz

No Diário Digital: "O Presidente da Bolívia, Evo Morales, recebeu na segunda-feira um «cachimbo da paz» e um machado tradicional de uma delegação de índios dos EUA e da Nova Zelândia que o visitaram no palácio presidencial de La Paz. Os índios americanos ofereceram o «cachimbo da paz» e a pena do poder, enquanto os maoris neozelandeses entregaram um machado tradicional, informou a Agência Boliviana de Informação (ABI).
Tupiniquim - Blog sobre Povos Indígenas

Blogged with Flock

Frio: desabrigado morre em Porto Alegre

Do RS Urgente:
Um morador de rua morreu de frio, na madrugada desta terça-feira, em Porto Alegre. Aparentando cerca de 50 anos de idade, o homem moreno, de barba grisalha, foi encontrado hoje de manhã na rua Barão do Gravataí, na Cidade Baixa. Segundo o Departamento Médico Legal, a causa da morte foi um edema agudo de pulmão provocado pelo frio.

Pai se recusa a pagar fiança de filho preso

Um pai se recusou a pagar a fiança de R$ 500 para tirar o filho de 21 anos, que foi preso por dirigir embriagado em Londrina (PR), no domingo (8). O próprio pai chamou a polícia ao saber que o filho pegou a caminhonete da família sem autorização.
Além de estar embriagado, o jovem dirigia sem habilitação, que está suspensa há alguns meses por causa de infrações no trânsito. "Vamos deixar que ele reflita, na cadeia, sobre o que é melhor para ele", diz o pai. "Como pegou o meu carro, amanhã ou depois pode sair pegando o de outras pessoas."

O jovem estava trabalhando, mas já tinha faltado muitas vezes no serviço. "Eu disse para ele que o amava, mas que ele não podia fazer coisas erradas. Não dá para passar a mão na cabeça, levar para casa e amanhã ele fazer a mesma coisa", afirma. "Como pai, quero que ele se recupere." Ele afirmou ainda que não sabe quando vai tirar o filho da cadeia. Saiu aqui, no G1.

Protesto convicto e convincente


A bandeirinha de futebol, Ana Paula de Oliveira (foto), quando apareceu na cena pública (não, ainda não era cena púbica) reclamava da discriminação que sofria por ser mulher em um meio tradicionalmente masculino.

Começou a ensaiar um discurso libertário em favor das mulheres, contra a noção preconceituosa de mulher-objeto, etc., mas o assédio da canalha deve ter sido tanto e tão polpudo que ela - Ana Paula - sucumbiu a mais abjeta e apassivadora reificação do próprio corpo.

Restou a possibilidade de os incautos subscreverem o manifesto no saite da gostosa, aqui.

Ah, e ela está mostrando toda a sua expressão de protesto e insurgência contra o machismo dos machos machistas na Playboy deste mês. Um protesto convicto e de pernas roliças...

Grão de milho, palmatória, açoite!

Mais uma vez, um programa da Rede Globo optou por divulgar uma versão tendenciosa e parcial da violência escolar. Ao invés de cobrar as responsabilidades de todos e de cada um, a Rede Globo preferiu jogar a culpa no elo mais fraco da corrente: o aluno.

Deste vez foi o Programa Fantástico que embarcou na mentira que protege os maus funcionários das escolas públicas, aqueles que praticam violências contra alunos, mães, pais e comunidade. A reportagem "De quem é a culpa?" (Programa Fantástico, 08/07/2007) repete as mentiras do SPTV e do Jornal Nacional... Coube ao "jornalista" Pedro Bial a vergonhosa tarefa de apresentar a reportagem tendenciosa... mas, para quem chama os "bigbrothers" de "heróis", um mico a mais ou a menos não faz diferença. Leia mais no Blog da Glória.

Empresas vasculham web antes de contratar

Um em cada cinco executivos busca informações sobre candidatos. Cerca de 60% deles admitem que esses dados influenciam na contratação.

As empresas contam cada vez mais com a internet antes de contratar novos funcionários - Orkut, blogs e buscas podem funcionar como aliados na hora de descobrir aquilo que o candidato não divulga. Um estudo da empresa de rede social para profissionais Viadeo indica que um em cada cinco executivos procura na web informações sobre pessoas que participam de processos seletivos; 59% desses tomadores de decisão admitem que esses dados influenciam na hora de contratar.

Essa notícia foi extraída do Jornal do Blogueiro

Direitos humanos: militares argentinos serão julgados

Da Prensa Latina:
Buenos Aires, 10 jul (PL) Una decena de ex jefes de inteligencia del Ejército argentino serán juzgados a partir de hoy por violaciones a los derechos humanos durante la última dictadura militar (1976-83).

Blogged with Flock

China executa ex-ministro por corrupção. Se a moda pega por aqui...

Zheng Xiaoyu foi acusado de receber cerca de R$ 1,6 milhão em subornos.

O ex-chefe da Administração Estatal de Alimentos e Remédios da China, Zheng Xiaoyu, foi executado nesta terça-feira (10) após ser condenado por corrupção, em uma sentença com a qual Pequim tenta conter a pressão internacional diante da crise sanitária que afeta os produtos chineses. Zheng, de 63 anos, recebeu em 29 de maio a sentença à pena de morte do Tribunal Popular Municipal Intermediário Número 1 de Pequim, que calculou os subornos recebidos em US$ 832 mil (incluindo presentes, o que representa cerca de R$ 1,6 milhão) e o acusou ainda de descumprimento do dever. Mais aqui no G1.

Descaso: Seis meses após acidente no Metrô em SP, 20% das vítimas aguardam indenizações.

38 pessoas aguardam em hotel decisão da Prefeitura de São Paulo, comandada por Gilberto Kassab, do DEM

Próximo de completar seis meses do maior acidente da história do Metrô de São Paulo, quando um desabamento abriu uma cratera nas obras da futura Estação Pinheiros da Linha 4 do Metrô e matou sete pessoas, ainda é latente o sentimento de perda e desolação entre parentes de vítimas e famílias que perderam suas casas. Até sexta-feira (6), 38 pessoas, entre adultos e crianças, continuavam sem um lar definitivo. O número corresponde a 18% dos 212 moradores que tiveram de abandonar o local às pressas por questão de segurança. Nas proximidades das obras da futura estação, 14 imóveis permanecem interditados. A matéria completa está aqui no G1.

Os brilhantes economistas do tucanato subindo na vida

O blog Mínimo... traz alguns CVs de economistas do tucanato que subiram na vida após "cuidar" das finanças nacionais. Eis um deles:
ANDRÉ LARA RESENDE

Antes: um dos pais do Plano Real, fundador e ex-sócio do Banco Matrix, que teve como finalidade, segundo Luiz Nassif, “especificamente [...] lucrar com as oportunidades abertas com o Plano Real”, diretor de Dívida Pública do Banco Central, presidente do BNDES.
Depois: Dono de uma quinta em Portugal, dedica-se a competições hípicas, administrador de fundo de investimentos, com foco em grandes fortunas e investidores estrangeiros institucionais.
Lá tem mais.

Ibama dá licença para usinas do Rio Madeira

As duas usinas hidrelétricas do Rio Madeira - um dos principais e mais polêmicos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - receberam ontem a licença ambiental prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mais no JB.

Exportações, importações e saldo crescem

No acumulado do ano, o saldo da balança comercial apresenta alta de 1,6%, para US$ 21,589 bilhões. No período, as exportações cresceram 18,5%, para US$ 76,599 bilhões e as importações, 26,8%, para US$ 55,010 bilhões. Leia no JB.

Falando sério, fazendo certo

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a contratação de 6.542 funcionários concursados neste ano, para substituir servidores terceirizados. Esse universo corresponde a 45% dos 13.986 servidores que serão chamados pelo executivo. No total, o governo prevê substituir cerca de 30 mil funcionários terceirizados por concursados até 2010. Leia mais no JB.

Garotinho e Rosinha inelegiveizinhos

Cinco dos seis juízes do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro decidiram, numa longa sessão na noite de ontem, pela inelegibilidade dos ex-governadores Anthony Garotinho e sua mulher, Rosinha. Os magistrados também determinaram a cassação do mandato do deputado federal Geraldo Pudim (PMDB-RJ), que responde ao processo por crime eleitoral. Leia mais no JB.

Onde é que estão os R$ 714 mil, Fogaça???

(...)A Prefeitura da capital gaúcha também foi criticada por não ter informado o destino de algumas despesas supostamente realizadas na área. A Prefeitura gastou, por exemplo, R$ 713.928,80 na compra de equipamentos para processamento de dados, sem indicar o destino dos equipamentos. A maioria dos integrantes do Conselho avaliou que não há como ter certeza se efetivamente essa despesa ocorreu na área da saúde.(...) Leia mais no RS urgente.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Blog do Bob Fernandes

Quem ainda não viu, ainda é tempo de conhecer o blog que o repórter Bob Fernandes está escrevendo enquanto faz a cobertura futebolística da Copa América para o Terra Magazine.
Não só de futebol vive o tal blog. Ele comenta a convivência com os colegas, os "isentos, imparciais e objetivos" como ele diz. E a vivência no país do "president Keys", como ele está chamando o presidente da Venezuela, para não ferir suscetibilidades de personalidades que se tornam ensandecidas ao ouvir o verdadeiro nome do homem.

Japoneses Solitários Buscam Satisfação com Bonecas de Silicone

Japoneses estão na vanguarda do individualismo levado ao nível paradoxal.

Documento da Igreja Católica desqualifica protestantes

Obra reforça posição do Papa de que protestantes não são 'igreja' de verdade.

Pelo visto, o Papa Bento XVI não se intimidou pela polêmica causada por um dos documentos que publicou quando era cardeal. O Vaticano deve divulgar nesta terça (10) um novo texto no qual as conclusões do então cardeal Ratzinger sobre as demais igrejas cristãs são reforçadas: elas seriam, por assim dizer, organizações "incompletas" do ponto de vista da fé, enquanto a Igreja Católica seria a única a reunir todos os requisitos da comunidade fundada originalmente por Cristo e seus apóstolos.
Trata-se de um documento curto - três parágrafos introdutórios, mais cinco perguntas e respostas - com título prolixo: "Respostas a quesitos relativos a alguns aspectos da doutrina sobre a Igreja". Conforme adiantou um portal católico de notícias, o italiano "Korazym.org" (www.korazym.org), bem como uma reportagem no diário italiano "Il Giornale", o texto retoma o polêmico documento "Dominus Iesus", de responsabilidade de Ratzinger, divulgado no ano 2000. A leia a matéria completa aqui no G1.

Teatro

'Bernarda Alba reprime a vida'

Há três semanas, uma das atrações do 19º Festival Internacional de Teatro de Canela foi uma versão muito bem-sucedida de A Casa de Bernarda Alba. A peça era representada por bonecos do tamanho de pessoas, mas os personagens, lá pelas tantas, foram interpretados por atores-bailarinos, em dança contemporânea com elementos do Novo Circo. Nesta sexta-feira entra em cena uma outra visão coreográfica do clássico de Federico Garcia Lorca, projeto muito acalentado da bailarina e coreógrafa Silvia Canarim.
Chamado de A Casa, o espetáculo estréia no Instituto de Arquitetos do Brasil (Solar Conde de Porto Alegre), conta com direção teatral de Décio Antunes e descortina um novo espaço clutural para a cidade. Uma das suas propostas é investir na dança-teatro-flamenca, vertente que surgiu na década de 1970 e teve grande notoriedade com as coreografias que Antonio Gades criou para filmes impactantes, como Bodas de Sangue, de Carlos Saura. "Quis expressar, através das coreografias, a universalidade do Flamenco; por isso escolhi o texto de Lorca, pois ele conseguiu de forma genial partir do regional e atingir a essência de sentimentos inerentes ao ser humano, seja de que cultura for", conta Silvia, que encenou Lorquianas em 2001. (...)

Leia mais sobre a peça A CASA no blog http://jc-garcia.zip.net

Ainda piora...

Saiu no Pravda, via Vermelho.org: o nível escolar dos americanos continua a cair, mesmo com aumento dos gastos. Vai ser difícil alguma geração mais nova sair do atoleiro de estupidez em que eles se encontram.

Chávez entrega 300 unidades do 'carro antiimperialista'

Veículo fabricado no Irã será distribuído a militares. Modelo mais barato custará R$ 16 mil.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, entregou nesta segunda-feira as 300 primeiras unidades do "carro antiimperialista", um veículo produzido por uma empresa iraniano-venezuelana. Os carros serão distribuídos entre os cadetes da Força Armada Nacional (FAN) graças a um convênio estabelecido entre a companhia mista iraniano-venezuelana (Venirauto), o Banco de Fomento Andino (Banfoandes) e a Academia Militar. Mais aqui no G1.

Para os ecologistas de butique

Do PseudoCaos:
Ou alguém acha que comprar uns produtos eco-friendly caríssimos é a solução para os problemas causados exatamente pelo consumismo? Em breve teremos algum tênis Nike de algodão extraído por crianças no Usbequistão e feito por crianças que ganham US$10 por semana de 65 horas no Vietnam. Deverá custar uns 500 reais, é claro.

Polícia usará armas não-letais durante Pan

Armamento foi testado na tarde desta segunda-feira (9).
Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, participou da demonstração. Veja as fotos aqui no G1.

RS: o tal "aumento da sensação de segurança" já não é sustentado nem mesmo pelo pessoal da Idade Mídia

Em fevereiro de 2006, o governo Yeda produziu estranhos números indicando fenômenos como um "aumento da sensação de segurança no RS" (veja a postagem "Novo Jeito de Calcular?", no Animot). Agora tais manobras levianas já não colam nem mesmo no povo descolado-da-realidade da Idade Mídia. Eis o que diz sobre o assunto o RS Urgente:
Ninguém mais se atreve a falar seriamente do aumento da sensação de segurança no Rio Grande do Sul, como ocorreu no início do ano. Somente neste final de semana, foram 21 assassinatos no Estado. [...] Fossem outros os tempos e outro o governo, já haveria vozes bradando por uma CPI para investigar o "caos na segurança".

BOPE

Nestes dias de guerra nos morros, o BOPE continua cantando nas ruas, desta vez uma nova canção: Vejam só a letra: “A sujeira na favela/ não se varre com vassoura, varre com tiro de rifle/ bala de metralhadora...”.
Gostaram?

Pessoalmente, acho que se trata de um caso digno de ser levado à Corte de Haia, como pregação de “limpeza étnica”. Imagino que os Sérvios na Bósnia deviam cantar algo semelhante referindo-se aos muçulmanos antes de chaciná-los.

(Fonte: Montbläat . Clique no título e cadastre-se a ler os artigos do ex-Pasquim Fritz Utzeri!)

Honestidade gringa

O Presidente Bush, invocando privilégio executivo pela segunda vez desde seu conflito com os legisladores em torno da demissão de procuradores federais, disse hoje que ele se recusa a conformar com os mandatos do Congresso à testemunha de dois ex-assistentes judiciais.

N.E.: E ainda tem gente questionando a honestidade de Gore, o vilão, que ataca Bush injustamente… (Fonte: NYT. Em Inglês).

Brasileirinhos

Falta ainda um outro voto da Câmara, em segundo turno como exige a Constituição, mas provavelmente será pro forma. E assim será corrigida uma injustiça ou descuido cometido em junho de 1994, há 13 anos, na reforma constitucional feita na época de Itamar Franco. Criança nascida no Exterior, de pai ou mãe brasileiros, teria de ir viver no Brasil e requerer na Justiça Federal para ser brasileira ao chegar à maioridade, com perda do passaporte, mero documento de viagem, aos 18 anos. (Fonte: Rui Martins, no D.R.)

Loucura: instalação da Dell no hospital São Pedro


Quem faz a denúncia é o Sindicato Médico do RS (SIMERS). Segue a matéria retirada da sua página: Porto Alegre, 5 de julho de 2007
Destaque
SIMERS cobra posição oficial da governadora sobre anúncio da instalação da Dell no São Pedro
A denúncia feita pelo Sindicato Médico do RS (SIMERS), em 27 de junho, sobre as tratativas para a instalação da Dell Computers na área do Hospital Psiquiátrico São Pedro, foi confirmada hoje, 5, em notícia divulgada na imprensa. O SIMERS exige uma posição urgente da governadora Yeda Crusius e espera que ela apresente à sociedade gaúcha uma posição oficial a respeito.(...)

Eu vi no Dialógico

Congresso alemão discute humor no mundo árabe

(Humor no Islã. Crédito: GTZ)

Um congresso na Alemanha debate neste fim de semana as diferenças entre o humor no Ocidente e em países islâmicos, que freqüentemente levam a mal-entendidos entre as culturas.

O evento intitulado "Humor no mundo arábe" vai analisar as diferenças de mentalidade que, por exemplo, motivaram os conflitos em torno das caricaturas do profeta Maomé no começo do ano passado. A publicação de caricaturas de Maomé por um jornal dinamarquês causou protestos violentos em vários países. Segundo a religião islâmica, ilustrações não podem mostrar o rosto do profeta.Durante o congresso em Berlim, acadêmicos de todo o mundo vão analisar as raízes do humor no mundo árabe. Eles também vão debater a liberdade de expressão na região e a caricatura como meio de fazer política e até de lutar pelo direito das mulheres.

Leia mais na BBC

Canta fininho aí pra gente, cara!



Está mesmo imperdível o anúncio dos sósias no Canal Brasil (66 da Net). São três carinhas, ótimos, o Lázaro Ramos, o Selton Mello e o Ney Matogrosso. Criativo e engraçadíssimo. Os caras pegam no pé do Matogrosso e neles próprios.

Eu tinha visto na TV mesmo, e ontem, visitando o blog da Joice, como sempre faço, porque não sou tolinho, dou de cara com o vídeo, que deve ter um minuto e pouco.

Assista aqui no blog Implicante por Natureza. Imperdível!

Campanha da mídia contra Lula tem ódio de classe "embutido"; Brasil vive gestação de KKK do jiu-jitsu

Não é só no episódio do espancamento da empregada doméstica pelos cinco adolescentes do Rio que enxergo uma onda de ódio de classe no Brasil.

pan! pan!
















Charge do Glauco, hoje na Folha de SP.

Jornalismo segundo Robert Fisk

Palavras de Robert Fisk no RS Urgente:
Se eu fosse contar a história do tráfico de escravos africanos para o Brasil deveria dar 50% de espaço para os traficantes de escravos expressar suas opiniões? E também outro tanto para os nazistas? (...) Como jornalista, você tem de estar do lado da justiça, do equilíbrio, da decência, tem de se posicionar.

domingo, 8 de julho de 2007

Blog da GRAFAR

No ar, o Tinta China, o blog sem blague
da GRAFAR - Grafistas Associados do RS.
- Charges, cartuns e arte gráfica em geral -
Confira!

Detalhes da censura à biografia de Roberto Carlos

No Biscoito Fino:
A tal "audiência de reconciliação", meus caros, foi mais vergonhosa que eu imaginava. O juiz chegou a ameaçar a Planeta de fechamento -- o que certamente pesou na decisão dessa editora espanhola, dirigida no Brasil por um argentino, de interromper o apoio que até então havia dado ao autor. Antes mesmo de que se começassem a discutir possíveis acordos que permitissem a circulação do livro, o juiz fez, com Paulo César, uma reunião repleta de ameaças. Depois, como já sabem os leitores deste blog, o juiz Tércio Pires tirou seu CDzinho da sacola para oferecê-lo a Roberto Carlos, com o pedido que ele desse sua opinião sobre a "obra".

Arquitetura e o olhar cego do poder judiciário

Do blog Notícias de Parnaíba e do Litoral Piauiense. Trecho:
Com arquitetura arrojada, totalmente espelhado e com duas pequenas piscinas na entrada, o local destoa da realidade do restante do município, que é marcada por muitos sinais de subdesenvolvimento e miséria.
A foto do prédio do Fórum de Batalha (PI) mostra, nos vidros do prédio, o reflexo de uma sociedade e arquitetura sobre a qual o judiciário ele mesmo não reflete, pois nem mesmo a enxerga.

Charge de uma morte anunciada

Genial esta do Kayser - clica!

Milionários brasileiros crescem mais que o PIB - tem algo errado com esse PIB ?

O número de milionários brasileiros — pessoas com mais de US$ 1 milhão para investir — cresceu 10,1% em 2006, atingindo a marca de 120,4 mil indivíduos. É o que aponta o 11º Relatório Anual Sobre a Riqueza Mundial, divulgado ontem pela Merrill Lynch.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), subiu 44,6% em dólares no ano passado, atingindo capitalização de mercado de US$ 710,3 bilhões (alta de mais de 50%). Segundo o estudo, a performance foi puxada pelo número de empresas que abriram capital, o forte ingresso de recursos estrangeiros, a aceleração do consumo interno e do investimento privado.

No mundo, o número de milionários cresceu 8,3% em 2006, para 9,5 milhões. O total de riquezas, por sua vez, atingiu US$ 37,2 trilhões, com alta de 11,4%. O número de ultramilionários, aqueles indivíduos com mais de US$ 30 milhões para investir, cresceu 11,3%, para cerca de 95 mil pessoas. Leia mais no JB.

Programaço de domingo - assista Sicko

De grátis, no Dialógico. Não me perguntem como eles conseguiram, o fato é que está lá, pronto para assistir - o mais novo filme de Michael Moore. Vai !

Depois dos Euá, Paraguai é favorito dos brazucas

"Há cerca de 350 mil imigrantes do Brasil no Paraguai, muitos ainda ilegais. País só perde para os EUA como destino de cidadãos brasileiros" Informação da Agência Brasil em vídeo reportagem.

Motocicletas venderam 26% a mais no semestre.

A indústria brasileira de motocicletas fechou o primeiro semestre deste ano com crescimento acumulado de 23,1% na produção e de 25,8% nas vendas. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a indústria produziu até junho 876.508 unidades ante 711.937 no mesmo mês do ano passado. De janeiro a junho as vendas no mercado interno foram de 790.486 unidades em comparação a 628.214 unidades vendidas no mesmo período do ano passado. Leia mais no JB.

Cristo Redentor eleito nova maravilha do mundo

A Grande Muralha da China, o Taj Mahal (Índia), o sítio arqueológico Petra (Jordânia), a cidade inca Machu Picchu (Peru), a pirâmide de Chichén Itzá (México), o coliseu de Roma e o Cristo Redentor são as novas Sete Maravilhas do Mundo, conforme a organização New 7 Wonders Foundation

A ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), afirmou: - Sem dúvida, o propulsor da nossa vitória foi o presidente Lula, com sua visita ao Cristo. Naquele momento, os brasileiros se deram conta da importância que o presidente estava dando à eleição do Cristo para o incremento do turismo brasileiro. Agora, estou acertando com a Embratur que as campanhas de publicidade no exterior, daqui para frente, darão ainda mais destaque ao Cristo, com peças que lembrem que vale a pena visitar uma das sete maravilhas do mundo e todas as outras maravilhas do Brasil. Com informações da Agência Brasil e JB.

As neo bastilhas

Os presídios brasileiros são enormes bolsões de doenças infectocontagiosas e o avanço da tuberculose preocupa a Coordenadoria Técnica da Saúde no Sistema Penitenciário do Ministério da Saúde (MS). E mais: as doenças não ficam restritas aos muros dos estabelecimentos penais, sendo levadas à sociedade pelos servidores penitenciários e a partir das visitas íntimas. Na Agência Brasil.