sábado, 25 de agosto de 2007

Caminhada e protesto de professores em SP

Por melhores condições de trabalho e salários, professores da rede estadual de São Paulo fazem manifestação na tarde de sexta-feira, 24, e protestam contra o caos educacional do governo Serra = PSDB.

Passo Fundo nas alturas, com a Jornada

Jornada, um boing no ar - Ignácio de Loyola Brandão

Não existe quem não sinta um impacto ao primeiro contato com a Jornada de Passo Fundo. Lembro-me de Jostein Gaarder ficar paralisado, virar para o público e exclamar: "Mas, o que é isso? Nunca vi nada igual! Como conseguem?" Certa vez, no aeroporto de Porto Alegre, encontrei Otto Lara Resende, Antonio Callado, Fernando Sabino e Millôr Fernandes. Chegavam de Passo Fundo. E o que é isso? Indaguei. Otto: "Escritor que não foi a Passo Fundo não é consagrado".

Neste ano mesmo, a Jornada sofreu um baque. O Conselho Estadual de Cultura recusou-se a liberar o patrocínio, com alegações inacreditáveis. Gaúcho não apoiando gaúcho significou algo espantoso.

N.E. - Erraste, caro Loyola. A ordem partiu da governadora, que é paulista, PSDBista, e não está tirando dinheiro só da Cultura, mas também da Educação, da Segurança, da Saúde, do Meio Ambiente, da Agricultura. Quem descobrir onde ela está colocando tanto dinheiro ganha um pirulito e o silêncio da mídia. Leia a nota de Loyola no JB.

O caos terrestre de Serra / Kassab

Cerca de quinze quilômetros separam a origem de nosso ônibus do destino.

Estava tudo normal no trânsito e a viagem durou uma hora e quarenta minutos.

Sem contar quarenta minutos de caminhada para chegar ao ponto inicial e ao destino final.

De ônibus, levamos em média mais de 6 minutos para percorrer 1000 metros.

Para quem não consegue um assento a viagem é cansativa: as pessoas se espremem no ônibus e chegam ao destino amassadas - foi o meu caso.

Leia o ótimo artigo no sítio do Azenha.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Denúncia do ``Mensalão''

O PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, nos autos do Inquérito nº 2245 e no uso de suas atribuições constitucionais e legais, com fundamento no artigo 129, inciso I, da Constituição Federal e no artigo 6º, inciso V, da Lei Complementar n.º 75/93, vem oferecer

DENÚNCIA


contra: [...]

http://www.pgr.mpf.gov.br/pgr/asscom/mensalao.pdf

Brasil será o último a eleger diretamente seus parlamentares para o Mercosul

O Brasil será o último dos quatro Estados-parte a eleger representantes especificamente para o Parlamento do Mercosul. No próximo ano, argentinos e paraguaios escolherão seus parlamentares. Os uruguaios farão o mesmo em 2009. A partir de 2010, data da eleição brasileira, cada membro será representado proporcionalmente à sua população, porém de uma forma que leve em conta as diferenças entre os países, mas não crie uma maioria absoluta de um sobre os demais membros. Atualmente cada país tem 18 representantes.
LEIA MAIS EM ADA DIGITAL

A proposito das fotos das telas dos computadores dos juizes | Nassif

"Essa contínua invasao do espaço da mídia sensacionalista pela chamada grande imprensa cria um curioso paradoxo - o Globo e a Globo conseguem, como maiores feitos, a prática do 'voyeurismo cívico', invadindo a privacidade de autoridades. E o Extra dá show de reportagem sobre os cubanos, saindo a campo. Nao sei mais onde está a divisória entre mídia de opiniao e mídia sensacionalista. Mas sei bem o que é jornalismo e o que é sensacionalismo. De certo modo, essa capa do Globo é tao absurda, tao desrespeitosa com as instituiçoes quanto a da Veja com o pé no traseiro do presidente".

Texto do Blue Bus.

INCRA, Desmatamento e Assentamento

* Assentamentos da Reforma Agrária são alvo de madeireiras no Pará
Ambientalistas denunciaram o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por facilitar a atuação de empresas madeireiras em áreas de assentamentos rurais na região de Santarém, no Pará. Levantamentos de campo e documentos comprovam que o órgão estimula o estabelecimento de parcerias entre madeireiras e supostas associações de assentados, em um esquema que prejudica a floresta amazônica e milhares de famílias de trabalhadores rurais sem-terra. Isso levou o Ministério Público Federal no Pará a pedir o cancelamento de 99 assentamentos criados na região em 2005 e 2006. A denúncia foi transmitida neste domingo pelo Fantástico, programa da Rede Globo de Televisão.

* Amazon forest sold off in housing scam, claims Greenpeace

* Globo em xeque: Incra contesta 'Época' e 'Fantástico'
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) divulgou nota, na última segunda-feira (20/08), rebatendo informações divulgadas no final de semana pela revista Época e pelo Fantástico, da Rede Globo, sobre assentamentos na Amazônia.

* Assentamentos na Amazônia, o Ministério do Desenvolvimento Agrário esclarece

Sites de jornais dos EUA perdem audiência, diz estudo


Washington, 17 ago (EFE).- Com a exceção dos grandes periódicos de tiragem nacional como o New York Times, o Washington Post e o USA Today, as páginas web da maioria de jornais dos EUA perdem audiência, segundo um novo estudo.

Texto completo, da agência EFE, via Comunique-se.

Jornal do Brasil plagia matéria de site sobre histórias em quadrinhos

Jornal do Brasil plagia matéria de site sobre histórias em quadrinhos

Tiago Cordeiro

Uma nota publicada no site Universo HQ, especializado em histórias em quadrinhos, foi republicada com alterações mínimas na versão online do Jornal do Brasil. Apesar das reclamações de Sidney Gusman, editor do site, a empresa levou mais de 24 horas desde a publicação da nota para apagar o texto. A reportagem disponibilizou uma cópia da página e ainda é possível encontrar seu registro na busca do JB Online.


Texto completo no Portal Comunique-se.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

O método tucano de governar

Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 635

. Em Ponte Nova, cidade a 180 quilômetros de Belo Horizonte, morreram 25 pessoas numa rebelião numa delegacia de polícia em que havia o dobro dos presos que a lotação comportava.
. O governador Aécio Neves não deu uma única palavra.
. Trancou-se no palácio, despachou com o Secretário de Segurança e fechou o bico.
. É a mesma tecnologia do presidente eleito José Serra que até hoje não abriu o bico para emitir um monossílabo a respeito da tragédia da Linha 4 do metrô, em que morreram seis pessoas.
. É o método tucano de governar: quando há problema, fingir-se de morto.

O bebê demônio do show do calypso

Reza a lenda que em Sete Lagoas (MG) um bebê de três olhos, filho do demônio, nasceu na cidade e avisou que ia fazer um estrago no show do Calypso. O que aconteceu? A banda esperava mais de 30 mil pessoas e só 13 mil apareceram.

Texto completo no Verdes Trigos.

Brasil diz Não ao Open XML da Microsoft

* MICROSOFT SOFRE DERROTA HISTÓRICA NO BRASIL
Padrao de documentos proposto pela multinacional é rejeitado por comissão técnica brasileira. Articulação do Deputado Federal Paulo Teixeira possibilitou resultado.A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) irá votar "não com condicionates" como sua posição oficial quanto ao padrão de documentos OpenXML, proposto pela empresa Microsoft.
[...]
Um dia após a reunião com o Governo Federal, no dia 21 de agosto, a ABNT fez a última reunião de sua comissão técnica, que apresentou um relatório que identificou 63 problemas com o padrão OpenXML. Entre eles, a não-compatibilidade com calendário gregoriano, falta de suporte à idiomas como chinês, japonês e coreano, e graves falhas de segurança, como dificuldades para trabalhar com senhas, e alto risco de contaminação por vírus de computador.
* ABNT Decidiu: Brasil diz Não ao Open XML da Microsoft por razões técnicas
* Direto do Rio de Janeiro: NÃO vence e ABNT chama a si a decisão final sobre Open XML
* ABNT rejeita padrão Open XML. Brasil votará não ao padrão do monopólio!

NAKAHARADA DE PAU

SP: grupos protestam contra homenagem a coronel

Diversas entidades, entre elas o Centro de Direitos Humanos do Sapopemba e o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) farão um ato de protesto contra a homenagem que a Câmara Municipal de São Paulo vai fazer hoje ao ex-tenente-coronel da Polícia Militar Luiz Nakaharada. Ele participou da operação conhecida como "massacre do Carandiru", em 1992, que terminou com 111 detentos mortos.

A homenagem foi proposta pelo vereador Jooji Hato (PMDB), que atendeu a um pedido do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Lapa e Região (Consab's). Nakaharada foi acusado pelo Ministério Público pela morte de cinco presos que se encontravam dentro de uma cela. Ele comandava o Policiamento de Choque de São Paulo, que participou da operação de varredura nas celas, com os cães da PM.

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) decidiu, em reunião realizada na última terça- feira, dia 21, enviar à Câmara Municipal de São Paulo uma carta de repúdio contestando a iniciativa dos parlamentares.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Juntando "Cansei" e "enturmação".



Charge do Moa.

Índia é agredida por adolescentes em Dourados-MS

A índia da etnia caiová, Adélia Garcia Garcette, de 37 anos, foi agredida hoje por quatro menores com idades entre 12 e 14 anos na Reserva Indígena de Dourados, no Mato Grosso do Sul, a 220 quilômetros de Campo Grande. Dois deles foram detidos ainda com as roupas sujas de sangue da vítima. O que tem 12 anos, estava visivelmente alcoolizado. A vítima teve lesões nos braços, nas mãos e no rosto e foi internada no Hospital Evangélico de Dourados.

Segundo testemunhas ouvidas pela Polícia Civil, os garotos invadiram a casa de Adélia, na Aldeia Bororó, que fica dentro da reserva, e começaram a espancá-la com facões, principalmente na cabeça. O crime aconteceu por volta de 4h da madrugada, segundo informações dos soldados do Corpo de bombeiros que socorreram a mulher, mãe de seis filhos, o mais novo com apenas oito dias de vida. As crianças correram para o mato, carregando o recém nascido na hora da agressão.

Caso Renan e jornalismo sem discernimento

Nassif:
O jornalismo "testando hipóteses" é extraordinário. [...] o episódio [caso Renan] mostra a total falta de respeito [da grande imprensa] pelas informações. Vale qualquer coisa para atingir o objetivo pretendido.

Um check-list das acusações falsas [da grande imprensa contra Renan] contra ele encheria uma página. Tudo bem, uma acusação bem fundamentada é o suficiente. Mas é espantosa a falta de discernimento do jornalismo atual.
Nassif - Caso Renan

Blogged with Flock

USP: estudantes retirados à força pela Polícia Militar

"Por volta das 2h30 da manhã desta quarta-feira (22), a tropa de choque, unidade da Polícia Militar (PM), entrou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, e, com truculência, retirou os cerca de 350 estudantes e trabalhadores que faziam uma ocupação pacífica no local. Mais da metade dos manifestantes foi levada em quatro ônibus ao 1º Distrito Policial, enquanto outros ainda aguardam liberação em frente ao prédio da Faculdade.

A ocupação, que começou por volta das 17 horas, fazia parte da jornada nacional em defesa da educação pública. Logo no final da tarde, os manifestantes realizaram uma aula pública e tiveram uma reunião com a diretoria da faculdade para apresentar os pontos de reivindicação. Eles também assistiram a um show do Tom Zé por volta das 20 horas. Como a ocupação seguia pacífica, estudantes e militantes dos movimentos sociais decidiram dormir por volta da meia noite.

Segundo relato do estudante de jornalismo Fábio Nassif, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por volta de 1h10 da madrugada eles ouviram os gritos dos policiais da choque, que passaram correndo pelas escadas que davam acesso ao local da ocupação. “Eles subiram pelo anexo, pelas escadas correndo. A gente ouviu eles chegarem com armas em punho, com truculência, gritando. A gente acabou entrando na Sala do Estudante, que é um auditório. Tentamos negociar, mas a choque foi empurrando todo mundo pra fora”, conta."
Pescado do Brasil de Fato.

As neo mentiras contra a boa e velha verdade.

Em todos os países onde o neoliberalismo foi implementado, a arrecadação tributária, ao invés de diminuir, aumentou.

Veja o caso do Brasil: quando Fernando Henrique Cardoso chegou ao poder, nossa carga tributária correspondia a 29% do PIB. Ao sair, oito anos depois, ela tinha subido para 35,5% do PIB. E, com Lula, continuou subindo, chegando hoje a 37% do PIB.

Aí é que está a questão: o Estado extrai mais impostos dos cidadãos, mas não para melhorar os serviços públicos, mas sim para pagar a dívida e seus juros. O Estado é reduzido ao mínimo para o social – saúde, educação, habitação, transporte, trabalho etc. -, mas é aumentado para o capital financeiro.

Vamos tomar o caso das privatizações. Um dos dois principais motivos alegados para a privatização das empresas estatais era o pagamento da dívida pública: com os recursos oriundos da venda destas empresas, reduziríamos a dívida. O que ocorreu de fato?
Leia esta ótima entrevista com o Professor, Mestre, Doutor, Escritor Ivo Lesbaupin no sítio do Azenha.

Fogaça cede Usina à RBS e ganha espaço na TV

Marco Weiss:
A RBS e a administração Fogaça estão inaugurando novas formas de parceria. O prefeito cedeu a Usina do Gasômetro, um dos principais espaços culturais da cidade, por quase três meses, para a RBS comemorar seus 50 anos de vida.

Na noite desta terça-feira, em retribuição à gentileza do prefeito, a RBS inaugurou um novo tipo de debate no programa Conversas Cruzadas, da TV Com. De um lado da bancada, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PPS). Do outro, para fazer o “contra-ponto”, o ....vice-prefeito Eliseu Santos (PTB). Um levanta a bola e o outro chuta.
RS URGENTE - SUA VIDA NA TV

Blogged with Flock

Bancos retêm dinheiro da CPMF

Enquanto o Palácio do Planalto se esforça para aprovar no Congresso a prorrogação da CPMF a fim de reforçar o caixa da União, bancos e outras instituições financeiras, que este ano alcançaram lucros recordes, retiveram os recursos, ou seja, não repassaram a CPMF e outros tributos para o governo. Leia no JB.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Lei pode limitar investimento em web no país

BRASÍLIA - Um projeto de lei prevê limitar investimentos estrangeiros em conteúdo para internet no Brasil.

A Câmara dos Deputados quer unificar os três projetos existentes na Casa sobre regulamentação da produção de conteúdos para mídias eletrônicas.

"Estamos primeiro realizando debates de várias comissões para um projeto amplo de convergência. Aí vamos decidir a estratégia. Se vamos votar partes desse projeto divididas em alguns projetos de lei ou se vamos fazer inicialmente uma única regularização. Com certeza terá novo substitutivo”, explica o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Julio Semeghini (PSDB-SP).

Da Info Exame.


Comentário pessoal: não estou certo se precisamos de uma lei deste tipo.

Sergipe tem inverno mais frio em 20 anos

Temperaturas baixas mudam a rotina dos moradores do Agreste. Crianças lotam unidades de saúde por causa dos problemas respiratórios.


Via G1.

Da Coluna do Elio Gaspari de Domingo Passado: Patrulha

Patrulha

A Justiça do Trabalho condenou a empresa de teleatendimento TNL Contax (um ramo da Telemar) a pagar R$ 4 mil a uma funcionária e mais R$ 2,6 mil por litigância de má-fé. A trabalhadora tinha direito a cinco minutos por dia para usar o banheiro. Não podia passar disso.

Com algumas variações, a patrulha urinária é comum nesse mercado. Como não adianta reclamar genericamente, é o caso de lembrar aos clientes das empresas que contratam o atendimento da TNL Contax que do outro lado da linha pode estar uma brasileira com banheiro tabelado.

Aqui vão dez clientes da Contax, certamente desavisados das normas impostas aos trabalhadores: Banco Itaú, Banco Real ABN Amro, Bradesco, Banco HSBC, Citibank, Correios, iG, Net, Unibanco e Uol.

Disponível no Correio do Povo, ou na Folha de São Paulo, mas só para assinantes.

Reta final de mobilização nos estados para realização de Plebiscito

A menos de um mês para o início da votação do Plebiscito Popular pela nulidade do leilão da Companhia Vale do Rio Doce, que será realizado entre os dias 1º e 7 de setembro, as mobilizações estão se intensificando por todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Só a Secretaria do Comitê Nacional de Campanha já enviou mais de 500 DVDs com o vídeo sobre o leilão da Vale para solicitantes. Em São Paulo, o Comitê estadual chegou a números próximos a esse. Além disso, o vídeo está disponibilizado no site de compartilhamento gratuito de vídeos "Youtube" e pode ser pego por todos os interessados. Cerca de 280 mil jornais também já foram reproduzidos. Esse número pode ser ainda maior, pois a Secretaria Nacional não tem contabilidade sobre as reproduções estaduais.

Videogames e política

"O grupo xiita libanês Hizbollah lançou um jogo de computador baseado no conflito ocorrido no ano passado entre o seu braço militar e Israel. O jogo, chamado de Special Force 2 (Força Especial 2), permite ao jogador destruir tanques israelenses, atirar ou capturar soldados inimigos e até lançar foguetes Katyusha sobre cidades do norte de Israel. A ação é ambientada nos vales e planícies do sul do Líbano.
[...]
Kheir [assessora de imprensa do Hizbollah] defende a divulgação dos jogos de ação entre os jovens. "Nós estamos sujeitos a críticas do mesmo modo que outros jogos no Ocidente sofrem críticas por alimentarem a violência." A porta-voz citou o governo dos Estados Unidos, que financia o jogo America's Army (Exército dos EUA), em que muitas das missões consistem em matar supostos 'terroristas' árabes. "Isso também não seria uma cultura de violência e ódio aos jovens?", perguntou ela.
[...]
Essa não é a primeira vez que o Hizbollah lança um videogame. Em 2003, o grupo lançou Special Force, ambientando o jogador em batalhas no sul do Líbano durante os anos da ocupação israelense (que durou 22 anos e terminou em 2000). Na época, segundo o Hizbollah, o jogo também foi vendido em países como Síria, Irã, Barein e Emirados Árabes Unidos. "Na época criamos o primeiro jogo porque víamos nossos jovens, que gostam de videogames como qualquer pessoa no mundo, jogando jogos que mostravam árabes como vilões e terroristas", disse Wafah."

As inovações do Ubuntu

Tristan Rhodes publicou em seu blog um interessante relato sobre as inovações trazidas pelo Ubuntu [uma distribuição de software/sistema operacional GNU+Linux] em seus 3 anos de existência.

Vale a leitura, principalmente para aqueles que estão dando os primeiros passos no universo open source. Ou para quem deseja aprender mais sobre essa incrível distribuição.

LEIA NO SÍTIO DE ANTÔNIO FONSECA

O socialismo salva o capitalismo, mais uma vez

Marco Weiss:
Em um artigo publicado na revista Counterpunch, Ralph Nader (que já foi candidato à presidência dos EUA), conta uma conversa que teve com seu pai há muitos anos:

“Meu pai perguntou a seus filhos durante uma conversa na hora do almoço: Vocês sabem por que o capitalismo sempre sobreviverá? Ele respondeu: Porque sempre utilizará o socialismo para salvar-se”.

Essa história se repete agora, assinala Nader. A manipulação do mercado hipotecário de alto risco levou a uma crescente contração de crédito e a uma crise de liquidez. Na hora do aperto, basta apelar ao Tio Sam para que ele abra a carteira para resolver a crise. O Banco Central Europeu e o Federal Reserve, dos EUA, injetaram 200 bilhões de dólares para estabilizar os mercados financeiros, na semana passada. Uma vez mais, o Estado e os governos são convocados para o resgate dos mercados financeiros em crise.

Quando o tempo não é de crise, o discurso é o do Estado mínimo. Quando alguma aposta no cassino financeiro global resulta em grandes perdas, o Estado máximo é imediatamente convocado.
RS URGENTE - QUEM SUSTENTA A "MÃO INVÍSIVEL" DO MERCADO

Blogged with Flock

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Após Cansei, parentes de vítimas da TAM evitam protestos

Familiares alegaram que foram usados em manifestação do Cansei.
Poucos deles participaram de ato ocorrido esta tarde no Obelisco.


Após se dizeram usados durante uma manifestação do Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, o Cansei, que aconteceu na sexta-feira (17) em São Paulo, parentes de vítimas do acidente com o vôo 3054 da TAM evitaram aparecer em um novo protesto ocorrido na tarde deste sábado (18), no Obelisco do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo.

“Não vai ninguém nesses movimentos que estão criando em nosso nome. A gente está fora. O Cansei foi a gota d’água. Estão tentando dar legitimidade a movimentos nos usando. Nós cansamos deles”, afirmou Luis Moyses, marido de Nádia Moyses, que morreu no acidente.

LEIA O TEXTO COMPLETO

Legislativo do PI aprova repúdio a presidente da Phillips

UOL
Teresina - A Assembléia Legislativa do Piauí aprovou hoje uma moção de repúdio contra o presidente da Philips do Brasil, Paulo Zottolo. Agora, ele é considerado persona non grata no Estado. Para os deputados, as declarações do empresário menosprezando o Estado foram um desrespeito não só ao Piauí, mas ao País. "Espero que ele não venha aqui, nem para pedir perdão", afirmou o deputado estadual Leal Júnior (DEM). "Devíamos apresentar uma ação judicial pedindo uma robusta indenização", complementou.
E não foi apenas o Legislativo que decidiu apresentar descontentamento em relação ao executivo. O desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho também aprovou uma moção de repúdio contra Zottolo na sessão do Tribunal de Justiça, por ele ter execrado o estado do Piauí. A polêmica começou quando o presidente da Philips, em entrevista, disse que ninguém ficaria chateado se o Piauí deixasse de existir.

LEIA DIRETO DO SÍTIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ:
Aprovado repúdio contra o presidente da Philips

Fernando Barros e Silva Explica o Cansei

Lula, o Pom-Pom e o cansaço

FERNANDO DE BARROS E SILVA

SÃO PAULO - A política brasileira no segundo mandato acomodou-se em dois pólos, mais complementares do que antagônicos. O primeiro é o PL -ou Partido do Lula, em que coabitam, acotovelando-se, 11 partidos, unidos pela causa comum da fisiologia, além do que restou de movimentos sociais e sindicalismo.
O outro pólo é o do Partido da Oposição Mais ou Menos, que podemos batizar de Pom-Pom, mais sugestivo. O Pom-Pom abriga basicamente o que o moinho do PL não tragou: os tucanos, que lhe definem o caráter equívoco (nem isso nem aquilo), e os Democratas, que vêm a reboque, mais estridentes, sem força própria para se desgarrar.
Entre o PL e o Pom-Pom há mais conveniências e pontos em comum do que divergências de fundo. Se a economia internacional deixar, irão todos nessa toada cordial e cautelosa até as eleições de 2008.
Vive-se no país uma situação de convergência no marasmo, em que os conflitos sociais parecem ter sido anestesiados por Lula, o gestor insuperável da miséria. O Pom-Pom não sabe o que propor de diferente.
A despeito disso, à margem dos partidos há uma novidade política regressiva em curso. O "Cansei" traduz uma insatisfação difusa contra o governo -ou será contra a figura do presidente, nordestino, de origem pobre, pouco letrado?
Trata-se de um movimento de direita tosco e provinciano, liderado por uma espécie de lúmpen da elite paulistana. João Dória Jr. inventou para si um intermezzo "cívico", entre a temporada de verão, quando funciona como camelô da mercadoria alheia em resorts na Bahia, e a de inverno, quando promove concursos de cachorro de madame em Campos do Jordão.
Em um mês, o "Cansei" fez saudações ao Exército, patrocinou patriotadas, mobilizou a ira dos pequenos proprietários, produziu uma gafe sintomática de preconceito contra o Piauí e invocou até o Todo-Poderoso: "Deus está cansado", disse o padre das celebridades. O que a "Caras" está esperando?

Reforma constitucional na Venezuela

A Reforma Constitucional é o segundo dos Cinco Motores Constituintes com os quais o Presidente Chávez propõe acelerar a construção do socialismo na Venezuela.

Conheça as principais mudanças propostas (em espanhol):
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=54980

Procurador denunciará ao STF o 'mensalão tucano'

Encontra-se em fase final de elaboração a denúncia do Ministério Público Federal contra o esquema de caixa dois que ficou conhecido como “mensalão tucano” ou “valerioduto mineiro”, por ter sido organizado pelo empresário Marcos Valério.

Irrigou com verbas de má origem a derrotada campanha de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) à reeleição para o governo de Minas, em 1998.

LEIA MAIS EM ADA DIGITAL

Americanos nao têm informaçao sobre o planeta em q vivem | video

Para ver vídeo com legendas em português, clique no título desta postagem.

http://www.bluebus.com.br/show.php?p=2&id=78813

O Mito da Monogamia

"Finalmente a Ciência teve a coragem de enfrentar a Igreja em seu último reduto: atesta, por meio de pesquisa séria, estruturada, que o casamento não passa de uma "união de fachada" para a maioria dos seres humanos - e isto por um motivo muito simples, de acordo com o recém-lançado "O Mito da Monogamia" (Editora Record): os homens são polígamos por natureza, e as mulheres são naturalmente infiéis." (Fonte: D.R. , texto de Claudio Lessa).

Dentro da velha dialética do Yin e do Yang,

Dialética submetida à idéia síntese e absoluta do Tao (ou Caminho), os chineses colocaram a globalização a seu serviço: ninguém pode abrir uma empresa na China sem ter dinheiro próprio, projeto claro, prazos rígidos de implantação e sócio nacional. As empresas não estratégicas são permitidas mediante concessão por tempo determinado, findo o qual seus bens passam ao Estado. Não há desnacionalização da economia chinesa.

Leia a segunda parte sobre a China e os de fora, neste artigo de Mauro Santayana.

Humanidade será bissexual, diz cientista italiano

Um conhecido cientista italiano está causando grande polêmica na Itália depois de ter apresentado uma teoria dizendo que a espécie humana está caminhando para o bissexualismo.

Durante uma conferência neste fim de semana na região da Toscana, Umberto Veronesi, que é médico e ex-ministro da Saúde, afirmou que a espécie humana deve caminhar para o bissexualismo "como resultado da evolução natural das espécies".

"O homem está perdendo suas características e tende a se transformar numa figura sexualmente ambígua, enquanto a mulher está se tornando mais masculina. Desta forma a sociedade evolui para um modelo único", afirmou Umberto Veronesi, que é oncologista.

Na opinião do médico, o sexo no futuro será apenas um gesto de demonstração de afeto e não terá fins reprodutivos. Por esta razão, defende, poderá ser praticado entre pessoas de sexos opostos ou não. Em entrevista a jornais italianos, Veronesi reafirmou sua teoria, apontando o fator hormonal como indicador da evolução rumo ao bissexualismo.

Philips boicotada

"O quinto maior cliente da Phillips do Brasil, o Armazém Paraíba, do Grupo Claudino, retirou os produtos da empresa de suas prateleiras em reação à declaração do presidente da empresa na América Latina, Paulo Zottolo.
"Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado", falou Zottolo para o jornal "Valor Econômico", de São Paulo.
Membro do Conselho Diretor do Grupo Claudino e diretor da Construtora Sucesso, João Marcelo Claudino, afirmou que a decisão de retirar os produtos da Philips dos displays das lojas espalhadas na grande maioria dos municípios do Piauí foi tomada em reunião realizada na tarde de ontem."
Pescado do NovaE

domingo, 19 de agosto de 2007

Policia Federal diz que Caixa 2 de Eduardo Azeredo teve dinheiro público e privado

A investigação da Polícia Federal sobre a versão mineira do mensalão concluiu que o publicitário Marcos Valério de Souza utilizou contas bancárias de suas empresas para girar dinheiro público e privado de um Caixa 2 que teve como beneficiários o senador tucano Eduardo Azeredo (MG) e aliados dele na eleição de 1998. A prática configura crime de peculato, acusação que o Ministério Público Federal pretende apresentar contra Azeredo no Supremo Tribunal Federal.
Para continuar a leitura: AQUI.

O exército de um homem só.

A saga do engenheiro José Carlos Caldeira Braga no ato do "Cansei".
Segundo relato do UOL, ele se postou em lugar estratégico que dava acesso ao palco e de lá passou a provocar as "celebridades" que passavam, usando vestidos de grife e cercadas seguranças. Veja abaixo no relato do jornalista Rodrigo Bertolotto, do UOL , o que disse o engenheiro e como reagiram os agraciados com seus elogios.
Quer saber mais? Clique AQUI.

Saiba por que o Brasil ficaria chateado se o Piauí acabasse

O Portal AZ selecionou alguns motivos pelos quais o Brasil ficaria sim chateado caso o Piauí deixasse de existir. O estado vem se destacando nos avanços na educação, na medicina e na produção agrícola. Além disso, é de grande potencial turístico e foi no Piauí que surgiu o primeiro homem americano. Veja abaixo um breve relatório que demonstra que o Piauí, ao contrário do que o presidente da Philips Paulo Zottolo poderia pensar.
Continue a leitura AQUI.

Eduardo Guimarães: O segredo de Chávez

Eduardo Guimarães relata direto da Venezuela a realidade que não sai na grande mídia:
"O segredo de Chávez"

Leia também os textos anteriores sobre a experiência de Eduardo Guimarães na Venezuela:
"Entender a Venezuela" (15/08), "O poder de Chávez" (17/08) e "'Los cerros contestarán'" (18/08)

Os textos estão também disponíveis em: http://br.geocities.com/hfmlacerda/venezuela/

Mulheres são convocadas a forçar entrada nos três poderes

A Participação da Mulher nos Espaços de Poder foi tema das discussões no terceiro dia da 2ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. As palestrantes acusaram as estruturas de poder de machista e convocaram as cerca de 3 mil delegadas a forçarem a entrada no Executivo, Legislativo e Judiciário. Enquanto a participação feminina na sociedade brasileira corresponde a 52%, a presença delas no parlamento é de 8,8%. Aumentar essa proporção para pelo menos a cota prevista em lei, de 30%, foi um dos desafios lançados pelas palestrantes durante a conferência.

LEIA MAIS EM ADA DIGITAL

Azenha entrevista Arnaldinho

Via Tocansadinho:

Imagens mostram presos iraquianos enjaulados em tendas de arame

BAGDÁ (Reuters) - O vice-presidente do Iraque prometeu neste sábado melhor tratamento aos presos e divulgou imagens de uma prisão de Bagdá que mostram centenas de presidiários alojados em barracas de arame lotadas.

As raras fotos do interior de um cárcere iraquiano foram apresentadas pelo escritório do vice-presidente sunita Tareq al-Hashemi, que visitou ao lado do vice-presidente xiita o complexo de Rustafa, ao leste da capital.

As imagens revelam fileiras de tendas ao ar livre feitas de arame e recobertas de plástico branco, cada uma do tamanho aproximado de uma quadra de basquete abrigando dezenas de pessoas.

Muitos presos se aglomeravam junto às grades professando sua inocência. Alguns cantavam slogans nacionalistas dos tempos de Saddam Hussein.

"Estou preso há dois anos e nunca me levaram a julgamento ou para ver um juiz", gritou um prisioneiro.

"Não pedimos água ou comida. Apenas libertem-nos. Não cometemos crime nenhum!", disse outro deles.

Hashemi disse aos presos que as autoridades estão trabalhando para acelerar a resolução de seus casos.

"Não vamos aceitar essa injustiça. Isso nos envergonha a todos. Tenham paciência", afirmou o vice-presidente. "Todos os seus casos serão ouvidos."

A uma certa altura, ele declarou aos presos: "Vocês têm sorte de estarem aqui. Pelo menos aqui vocês têm segurança. Aqueles que estão lá fora não têm nem mesmo segurança."

Brasil - Estado raquítico

O país tem um Estado raquítico. Apenas 8% da mão de obra ocupada pertence ao Estado. Nos Estados Unidos, são 18%. Na Europa, 25%. Na Escandinávia, 40%. Espanha e Portugal têm cerca de 20%.

Leia a entrevista com o professor Márcio Pochmann, da Unicamp, que assumiu nesta quarta-feira (15) a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Para ele, o Estado brasileiro, ao contrário do que prega o conservadorismo, “é raquítico” e não tem condição de gerir o país do jeito que está. Leia na agência Carta Maior.

PICANDO A MULA

Militares pedem que Brown retire tropas do Iraque

Altos cargos do Exército do Reino Unido recomendaram que o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, proceda rapidamente a retirada das tropas no Iraque, após afirmar que estas não têm "mais nada" a fazer no sudeste do país árabe, publica hoje o jornal The Independent On Sunday.

Cerca de 5,5 mil soldados britânicos continuam em operações de combate na zona de Basra, no sudeste do Iraque. No mês passado, após uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na residência de descanso de Camp David, Brown anunciou que a decisão de transferir o poder às autoridades locais da província de Basra seria feita com base no conselho dos militares britânicos ao comando nessa zona de conflito.

O chefe do Executivo britânico disse que o governo emitiria um comunicado completo a respeito diante do Parlamento em outubro. Dois generais das Forças Armadas britânicas disseram ao jornal que o conselho militar dado ao primeiro-ministro recomendava ceder o Palácio de Basra, onde estão 500 militares britânicos, às autoridades iraquianas.

"Fizemos o que pudemos no Iraque", disseram estas fontes ao jornal, acrescentando que as tropas britânicas não podem conseguir "mais nada" nesse país.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM

Santayana sobre China, Inglaterra e França

Até o século 18, a China foi, para a maioria dos europeus, alguma coisa como o outro lado da Lua. Era o mundo de miséria e de sabedoria sem proveito, carregada de distantes imagens e metáforas estranhas. Não obstante esse isolamento, a China, com sua imensa população e extenso território, era vista com certo temor. Ao estabelecerem relações precárias com o Império do Meio, depois de duas tentativas frustradas, os ingleses cuidaram de quebrar a resistência moral de seus povos, mediante a disseminação do ópio. Quando os governantes proibiram o tráfico da droga, produzida na Índia e ilegalmente comercializada no país, a Grã-Bretanha lhes moveu a guerra colonial, em nome do livre-comércio. Continue lendo aqui.

Empresas aéreas acham ministro Jobá bom de negócio

"- O ministro já mostrou para o que veio. Mostrou que o governo deve considerar a aviação um bem estratégico para a infra-estrutura e a integração do país, e não só um bem de consumo" - afaga secretário-geral do Conselho Consultivo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) "- Jobim não é só o ministro da Defesa. É também o ministro da aviação civil." Mais no JB.