sábado, 22 de setembro de 2007

A capa que não foi contada

Andei escrevendo sobre aquela maluquice, mostrando que não tinha pé nem cabeça. Tempos depois recebi um email de Novaes – enviado para vários jornalistas -, com cópia da carta que enviara a "Veja" e que ela não publicara. A carta contava o seguinte:

1. O tal número da conta, pela qual supostamente eram feitos os pagamentos a Lopes, na verdade era o número de registro do Banco Pactual no mercado de Nova York. Correspondia ao 001 que aparece nos cheques do Banco do Brasil, referentes ao seu número de registro.

2. Os três celulares secretos, através dos quais as informações supostamente circulavam eram números que constavam na declaração de renda de Bragança.

3. Ele, Rubens Novaes, era economista formado na prestigiada Universidade de Chicago, com um amplíssimo currículo.

A capa morreu por si só, sem que saísse a carta do Novaes. Mas serviu de semente para futuros clássicos, como os “dólares de Cuba” e as contas secretas de autoridades no exterior.



Este é o final do texto. Texto completo no novo sítio do Luis Nassif.


Estou Anonadado

Anonadar: reduzir a nada, aniquilar (Aurélio)

Cadê o editorial do Estadão?

Onde está Eliana Cardoso do jornal Valor e suas analogias literárias inspiradas em Macbeth de Shakespeare?

A Folha fará um editorial?

Merval Pereira cadê você?

Vejam só quanto silêncio e quanta objetividade (ver artigos embaixo) para analisar a situação da dívida dos Estados, em particular do Estado de São Paulo governado faz mais de 12 anos pelo PSDB.

Ué, não era o exemplo que devíamos seguir? Não era que ao contrário do PT, os tucanos faziam o dever de casa, praticavam o ajuste, continham as despesas, eram a encarnação da moralidade no tratamento da dívida pública?

Cadê o famoso exemplo de Mario Covas que saneou as contas do governo estadual? Onde está o "Geraldo Alckmin, nosso gerente"?
Isto é apenas o início. Sobre capacidade tucana de governar, veja mais no Leituras e Opiniões do Luis Favre.

Marcos Valério, o operador de aluguel

(...)
Por quase dois anos a oposição tratou o caso do mensalão como uma anomalia introduzida pelo PT no sistema político. A udenização do discurso oposicionista no auge da crise política beirou o golpismo. Agora, a mesma PF que indiciou os envolvidos do PT e de seus aliados concluiu o inquérito do "valerioduto" mineiro e chegou à conclusão de que este é um esquema muito mais complexo, pois envolveu mais de 150 políticos, 17 partidos e um total de R$ 100 milhões movimentados nas eleições de 1998 sem conhecimento da Justiça Eleitoral. O presidente do PT nacional à época do mensalão, José Genoíno, está sendo processado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e, ao que tudo indica, pecou principalmente por omissão. O presidente do PSDB de então era Eduardo Azeredo, beneficiário do mesmo esquema em 1998. Os partidos de ambos usaram os mesmo recursos de captação e lavagem de dinheiro. A única diferença é que o PSDB de Minas precedeu o PT nacional no uso dos préstimos de Marcos Valério.


Esses são os fatos - que, aliás, ao serem aqui expostos não têm nenhuma intenção de inocentar o PT pelo uso do caixa dois e captação ilegal de dinheiro nas eleições de 2004. Pelo contrário. É sabido que o PT abandonou a campanha de militância e embarcou no esquema tradicional de captação de dinheiro quando tornou-se "pragmático" e foi atrás de recursos para "profissionalizar" suas campanhas eleitorais. Não é mérito nenhum ter feito a opção de se tornar mais um entre os partidos que já se utilizavam desse expediente.


A discussão que se coloca agora, findo o trabalho da PF e quase terminado o do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza - que deverá oferecer denúncia contra os clientes mineiros de Marcos Valério nos próximos dias - é se a disputa política justifica eticamente a assimetria como foram tratados os dois casos, quer pela oposição, quer pela imprensa.
(...)
Este é apenas um excerto. O texto completo, oriundo do Valor On-line, está nas Leituras e Opiniões do Luis Favre.

Caixa Econômica adota o Leasing como contrato padrão para a casa própria

A Caixa Econômica Federal está adotando como padrão de seus contratos o leasing através do arrendamento mercantil e residencial. A afirmação é do presidente da Associação Nacional em Defesa dos Mutuários (ADM), André Paiva.

De acordo com o presidente da ADM, André Paiva, todas as unidades habitacionais para a população de baixa renda são feitas através do PAC – Programa de Arrendamento Residencial.” Nessa modalidade de contrato, o adquirente tem apenas a posse do imóvel, pois a propriedade continua sendo do banco”, alertou.

Paiva enfatizou que não há atualmente o cumprimento da Constituição Federal, no tocante ao direito de propriedade, haja vista as modalidades de contrato adotados pelos bancos.” O Sistema de governo atual descaracterizou o Sistema Financeiro de Habitação, passando a vigorar a alienação fiduciária e o leasing como fontes inspiradoras dos bancos para novos empreendimentos”, comentou.

“O que se vê é o governo não realizando o sonho da casa própria para o seu povo, mas sim, milhares de brasileiros por assinarem contratos que autorizam aos bancos, a retomada imediata do imóvel, independente da dívida que possui o mutuário, uma vez que, no Sistema Financeiro da Habitação o imóvel é a garantia da dívida, sendo que a mesma é atualizada com a cobrança de juros e correção”, disse.

Do Comunique-se.

Mainardi comenta indicação ao "Partido da Imprensa"

O colunista da Veja, Diogo Mainardi, comentou a sua “indicação” para tesoureiro do “Partido da Imprensa” ao Comunique-se. Em pronunciamento na Câmara na quarta-feira (19/09), o deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) comparou setores de imprensa a um partido político e, de forma irônica, sugeriu a criação de um “Partido da Imprensa”.

“Justo o tesoureiro. Ele deve confiar na minha honestidade, sabe que não roubo. O nosso partido não faria caixa dois e não roubaria se eu fosse tesoureiro. Se eu fosse o tesoureiro, ele não teria dinheiro para a campanha dele”, comentou Mainardi.

Texto completo no Comunique-se.

Partido da Imprensa

Pronunciamento do deputado Fernando Ferro (PT-PE), no Congresso:

"Os jornais de ontem trouxeram uma notícia sobre o mensalão mineiro. É
curioso o tratamento dado aos diversos partidos. Quando é o caso do Partido dos Trabalhadores, eles falam “mensalão do PT”; quando é o caso dos tucanos e do DEM, ex-PFL, chamam genericamente de “mensalão mineiro”. Além da imprecisão jornalística, a meu ver, é uma injustiça as Alterosas, que tem tanta gente boa, de boas lembranças — Carlos Drummond de Andrade, Juscelino Kubitschek, Pelé, Milton Nascimento —, ser lembrada pelo mensalão mineiro. A imprensa deveria ao menos dar tratamento igual. Não que eu desconheça as mazelas que parte do PT cometeu e não quero que isso seja esquecido.
Entendo que a imprensa não pode assumir a postura política de oposição ao Partido dos Trabalhadores, ao Governo. Essa situação reflete o embate político que estamos vivendo, no qual parte da imprensa assumiu a condição de partido político. Sugiro ao Sr. Arnaldo Jabor que assuma a presidência desse partido, Míriam Leitão, a Secretaria Geral, Diogo Mainardi, a Tesouraria. Esse povo constituiria um bom partido político. Alguns viriam a este plenário debater, até porque poderiam fazer um confronto mais eficiente com o PT."

Disponível em formato "Pdf", no saite da Câmara.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O caso do livro no índex

A guerra ideológica continua produzindo uma vítima recorrente: a notícia. Digo isso a propósito do artigo de Ali Kamel em “O Globo”, reproduzido no “Estadão”, desancando o livro “Nova História Crítica, 8ª série” – acusado por ele de doutrinação comunista - , e denunciando o MEC (Ministério da Educação) de distribuí-lo gratuitamente.
A denúncia repercutiu na imprensa mundial, de “El Pais”, na Espanha, ao “Miami Herald”, nos Estados Unidos.
Na verdade o livro foi adotado pelo MEC em 2002, gestão Fernando Henrique Cardoso, e deixou de ser adotado em abril deste ano, gestão Luiz Ignácio Lula da Silva. E Kamel sabia disso. Para ler a íntegra do artigo de Luis Nassif clique aqui.

Nota do Editor: Luis Nassif desmonta as calúnias de Ali Kamel, o todo poderoso diretor de jornalismo da Rede Globo, agora investido também no cargo de Censor Geral do Brasil. Vale a pena ler.

TV digital e mecanismos anticópia

Caso venha a fazer parte das normas técnicas do SBTVD, o DRM impedirá o espectador de gravar qualquer programa televisivo. Os conteúdos somente poderão ser armazenados no set top box, aparelho conversor pelo qual vai passar o sinal digital para que o usuário possa assisti-lo em sua atual televisão. O professor que deseja gravar programas de TV para posterior exibição em sala de aula (para ilustrar algum conteúdo disciplinar, por exemplo), ou mesmo o telespectador que habitualmente grava conteúdos ficcionais (novelas, por exemplo), ou jornalísticos (como uma entrevista importante) para depois assisti-los em qualquer outro lugar, não poderá mais fazê-lo, já que a armazenagem no set top box não permite que o conteúdo seja transmitido a outra mídia e, portanto, assistido em qualquer outro lugar – nem na casa dos amigos, nem na escola, nem no trabalho.

LEIA O TEXTO COMPLETO NO OBSERVATÓRIO DO DIREITO À COMUNICAÇÃO

Haverá espaço no UHF para a TV não comercial?

O senso comum afirma que a TV digital permitirá a ampliação do número de canais de televisão disponíveis para a transmissão. Mas, a história pode não ser bem essa.

A TV digital não utilizará os canais do VHF (2-13) e até o momento não se sabe o destino desta faixa de espectro quando as transmissões analógicas forem desligadas. O canal 37 do UHF também não pode ser utilizado pela TV digital, por estar reservado para a radioastronomia. Alguns canais do UHF já estão ocupados por transmissões analógicas. E vários outros canais do UHF não poderão ser utilizados por sofrerem interferência das transmissões analógicas (que perdurarão por, no mínimo, dez anos).

Por fim, e graças ao Decreto Presidencial 5820/06 [1], cada emissora atualmente no ar ocupará, durante estes dez anos, dois canais: um analógico e outro digital.

Feitos todos estes descontos, nos grandes centros urbanos praticamente não haverá espaço para novas emissoras. O fato é especialmente preocupante se lembrarmos que [LEIA MAIS NO OBSERVATÓRIO DO DIREITO À COMUNICAÇÃO]

Morte no ar


Marcelo Nicolalde morreu em pleno estúdio, enquanto apresentava um telejornal no Equador. De acordo com informações do site da BBC, ele sofria de arritmia cardíaca e morreu em conseqüência de uma parada cardíaca. O jornalista tinha 36 anos.
Quando Nicolalde passou mal, o jornal foi imediatamente interrompido e amigos tentaram socorrê-lo. A programação do canal RTU foi suspensa em homenagem ao jornalista. Saiu no G1.
Nota do editor: te cuida, William Bonner!

Hélio Costa afirma que vai convocar a Conferência Nacional de Comunicação

Pressionado pela Comissão Pró-Conferência, o ministro teve que assumir publicamente o compromisso de realizar a Conferência. Foi no dia 17/09, durante a abertura da Conferência Preparatória (realizada pelo Ministério das Comunicações). No entanto, como ele ainda não definiu uma data, temos que continuar cobrando essa definição. Enviem e-mails para: gabinete@mc.gov.br

Assista o vídeo em http://video.google.com/videoplay?docid=480953656070612722

Leia mais do JLFREIRE

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Miseraveis sao menos de 20% no Brasil pela 1a vez

O número de miseráveis no Brasil diminuiu em aproximadamente 6 milhoes de pessoas no ano passado, uma queda de 15,2% em relaçao a 2005, de acordo com dados divulgados nesta 4a feira pela Fundaçao Getúlio Vargas (FGV). Esta foi a primeira vez que o número de miseráveis ficou abaixo dos 20% da populaçao brasileira, desde que a FGV começou a realizar a mediçao, em 1992. Naquele ano, o percentual de miseráveis atingiu 35,16%. O relatorio informa ainda que a desigualdade no país também caiu. A renda dos 10% mais pobres subiu 57,4% e a dos 10 por cento mais ricos aumentou quase 10 vezes menos, 6,8%.

Entrelinhas : Um exemplo do choque de gestão tucano

O ex-governador Geraldo Alckmin gostava de dizer que daria um "choque de gestão" semelhante ao que realizou no Estado de São Paulo se virasse presidente da República. A julgar pelo exemplode choque aplicado pelo PSDB paulista, revelado na notícia abaixo, da Folha Online, os brasileiros devem suspirar aliviados pela reeleição de Lula....

Erro no metrô causa desencontro de túneis

Reportagem publicada na edição desta quarta-feira da Folha de S.Paulo (íntegra só para assinantes da Folha ou do UOL) revela que um erro nas obras da linha 4-amarela do metrô de São Paulo provocou um desencontro de túneis que são escavados a partir de duas frentes de trabalho. A falha obrigará as empreiteiras a fazer correções que podem durar um mês.

Da Folha de São Paulo, via Blog Entrelinhas.



quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Gate 6 - Pista curta em Congonhas

Gostei da decisão de reduzir o tamanho operacional da pista principal de Congonhas para 1.640 metros, instituindo áreas de escape nas cabeceiras de 150 metros de cada lado. O principal ponto na medida é que ela torna tecnicamente inviáveis os pousos de aeronaves com a configuração de assentos como as que vinham sendo usadas nos A320 da TAM e nos 737-800 da Gol. Assim, tem jeito de algo definitivo, não um paliativo de ocasião.

Pois é. Congonhas. Via Leituras e Opiniões, do Luis Favre.

Debandada no DEM: carlistas fazem as malas

O day after está trazendo dissabores para o DEM, que mantém as aparências de coesão mas está sofrendo duros ataques especulativos dos partidos governistas. Além de Romeu Tuma, já com um pé fora do partido, a turma da Bahia - ACMs Junior e Neto e César Borges, entre outros - também decidiu sair. O que se comenta hoje neste dia de ressaca é que o pessoal está indo para o PTB, legenda pela qual o deputado ACM Neto disputaria a prefeitura de Salvador, movimento que visa a assegurar sobretudo a sobrevivência do carlismo no estado.

Do Blog dos Blogs, via Leituras e Opiniões do Luis Favre. Mais lá.

A Globo manda...


O professor de História Mario Schmidt responde à altura, diante da campanha de difamação contra o seu livro didático capitaneada pelo diretor executivo do jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel. ''Em primeiro lugar exigimos respeito. Nós jamais acusaríamos o sr. Kamel de ser racista apenas porque tentou argumentar racionalmente contra o sistema de cotas nas universidades brasileiras''. Veja a resposta na íntegra aqui no Vermelho.

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=25279

...e o governo censura

Expressões como ''Mao Tse-tung foi um grande estadista que amou inúmeras mulheres e foi correspondido''; ''A Revolução Cultural chinesa foi uma época em que se lutou contra velhos hábitos, velha cultura, velhas idéias, velhos costumes''; e ''a derrocada da União Soviética, reflexo do desejo por carros importados, bons restaurantes, aparelhos eletrônicos, roupas de marcas famosas e jóias'' levaram a Rede Globo de Televisão a fazer uma ampla campanha contra o livro didático Nova História Crítica (ed. Nova Geração), de Mario Schmidt, que é distribuído a alunos de 8ª série de escolas públicas desde 2002 -de 2005 a 2007. Cedendo a pressões, o Ministério da Educação decidiu retirar o livro das escolas à partir de 2008. Aqui, no Vermelho.

Ela nao sabe se a Terra é redonda e é apresentadora de TV

Uma das apresentadoras do programa 'The View', da ABC, Sherri Shephard admitiu no ar que nao sabe se a Terra é plana ou redonda. Isso foi depois de ter dito que nao acredita na Teoria da Evoluçao.

LEIA A NOTÍCIA. VEJA O VÍDEO. CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Ops!

Um casal da Bósnia decidiu se divorciar depois de descobrir que ambos usavam a internet para trair seu parceiro. O detalhe curioso dessa história é que eles iniciaram um relacionamento no universo virtual sem saber suas verdadeiras identidades, divulgou nesta semana a publicação australiana “Daily Telegraph”.
Sana Klaric, 27, e seu marido, Adnan, 32, se encontraram em uma sala de bate-papo com os apelidos "Sweetie" e "Prince of Joy". No ambiente virtual, eles desabafaram sobre os problemas que enfrentavam em seus relacionamentos do universo real.
Segundo a publicação, os dois descobriram suas verdadeiras identidades quando combinaram um encontro. Agora, o casal da cidade de Zenica está se divorciando – no processo, um acusa o outro de infidelidade.
“De repente eu me apaixonei. Foi incrível. Parecia que a gente estava preso ao mesmo tipo de casamento infeliz, e isso se mostrou ser a realidade”, afirmou Sana, de acordo com o “Daily Telegraph”. Adnan, por sua vez, disse ainda não acreditar que “Sweetie” é a mesma mulher com quem se casou. “A pessoa que escrevia coisas maravilhosas é a mesma que não me disse uma palavra carinhosa durante anos”, afirmou o marido. Aqui no G1.

Nada a esconder

Magdalena Andrzejczyk (direita) e Anna Darmochwal seguram poster de campanha mostrando as candidatas às eleições parlamentares do novo partido político da Polônia, o Partia Kobiet (Partido Feminino). O cartaz traz um dos lemas do partido: 'Tudo para o futuro e nada para esconder. A Polônia é uma mulher' (Foto: AFP). Aqui no G1.

Garçom, depressa!

Se você quer extrair alguns benefícios à saúde da cervejinha do fim de semana, o conselho da ciência é: olhe a data de validade e beba logo. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa feita por Priscila Becker Siqueira, que acaba de concluir seu mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De acordo com o estudo, a maior quantidade de substâncias benéficas da cerveja está presente até 15 dias após a data de fabricação da bebida. Aqui no G1.

Microsoft versus União Européia: Patentes

Veredito da União Européia que pune Microsoft por monopólio abusivo terá pouca eficácia, segundo a FFII (Fundação para uma Infraestrutura de Informação Livre). Microsoft pode evitar competição utilizando patentes de algoritmos.
O Presidente da FFII, Pieter Hintjens, explica: "A decisão parece positiva mas está cinco anos defasada. Durante esse tempo, Microsoft tem feito lobby por patentes de software na Europa e obteve patentes sobre muitos conceitos triviais. Ela tem acusado Linux de violação de patentes, colocado 'bombas-relógio' em formatos e interfaces, e tornado o medo de patentes numa parte central de sua estratégia de negócios. Ela irá agora abrir seus formatos, porque isso a leva a expandir ainda mais sua franchise de patentes."

Em inglês:
No sítio FFII
Em espanhol:
No sítio Rebelión

N.E. Patentes "de software" não são legalmente sólidas na União Européia assim como no Brasil (diferentemente dos EUA). LEIA MAIS...

Dentaduras duplas

Em nota oficial, a Guarda Municipal do RJ justifica um dos itens do edital de concurso que exige que o candidato tenha no mínimo 20 dentes:

"A Guarda Municipal do Rio de Janeiro informa que o limite mínimo de dentes, como ocorre em concursos desta natureza (área de segurança e Forças Armadas), é apenas um dos aspectos para avaliar a apresentação pessoal e a saúde dos candidatos dentro de um quadro amplo que, inclui a formação óssea/coluna cervical, o nível de articulação e capacidade física”, diz o comunicado.

De acordo com o item 3.5 do edital, referente à Avaliação Médica, os candidatos a uma das 1.500 vagas na instituição devem ter, no mínimo, 20 dentes – 10 na arcada superior e 10 na inferior -, para que não sejam considerados inaptos para a função.Isto não impede a participação de candidatos que utilizem próteses, dentaduras ou implantes. Aqui no G1.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Um Outro Crime, As Mesmas Torres

Numa manhã de 1974, um rapaz de vinte e poucos anos cometeu o crime com o qual sonhara desde os dezoito. Local: as torres do World Trade Center.

Levou mais de um ano planejando o golpe.(...)

Do blog do Luis Favre.

Selvageria!

Como mostra a pesquisa do IBGE aumentou, e muito, o numero de estudantes.

A resposta do governador José Serra será de aumentar em conseqüência o numero de Policiais Militares da tropa de choque.

Ou como a polícia militar de São Paulo tem tratado estudantes. Veja no blog do Luis Favre.

Imagens da China

"Revolução Industrial", "Capitalismo Selvagem", "Desenvolvimento Impressionante", as imagens dizem algo sobre a China, e tudo parece superlativo.

Bao Steel, maior siderúrgica da China.

Complexo de apartamentos em JiangjunAo, Hong Kong.

O texto é em inglês, da Wired, mas as "figurinhas" falam por si. Via Pedro Dória.

A conspiração triunfalista

Já que está na moda a tese da conspiração da mídia contra o governo, assim como a alegação de que a tese é falsa, vou lançar hoje a novíssima tese de que houve uma conspiração da mídia a favor do governo. Sim, meus senhores e minhas senhoras, a mídia oligárquica conspirando a favor de Lula. A análise é de Bernardo Kucinski.

Praticamente todos os jornais e telejornais exaltaram o crescimento acelerado do PIB no segundo trimestre deste ano: nada menos do que 5,4% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. “O melhor resultado em não sei quantos anos", proclamavam as manchetes. “A maior a taxa de investimento desde não sei quando”. “Indústria se destaca com expansão de 6,8%”, “Consumo avança 5,9%”. E assim por diante.

Houve pequenas restrições aqui e ali dos comentaristas de sempre, inconformados com o que parece ser a consagração da política econômica do governo. Mas nem eles deixaram transparecer que se tratava de uma fraude estatística. Um caso clássico em que você usa verdades para dizer uma mentira.


Texto da Agência Carta Maior.

A China e o valor do dólar

O Tesouro dos EUA percebeu uma desvalorização no mercado de títulos públicos seus nas últimas cinco semanas, o que deixa o dólar vulnerável.

Principal suspeito: China.


Do blog do Pedro Dória.

Ex-Assessor de Ônix Envolvido em Fraude dos Selos na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul

O publicitário Sérgio Jaeger Junior, que trabalhava para o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), será indiciado esta semana pela Polícia Federal por peculato, informa a Central Band de Jornalismo. Segundo o delegado Andrei Passos Rodrigues, o ex-assessor de Onyx adquiriu selos da Assembléia Legislativa, desviados por Ubirajara Macalão e os utilizou na campanha de Adriano Bonaspetti a uma vaga no parlamento italiano. Durante a eleição, Sérgio utilizou os selos “cedidos” pelo ex-diretor administrativo da Assembléia gaúcha, sabendo que o material havia sido comprado irregularmente. Segundo o superintendente da Polícia Federal no RS, Ildo Gasparetto, a quebra do sigilo telefônico dos envolvidos comprovou o crime e o envolvimento de Jaeger.

O submundo da Editora Abril

A CPI Abril-Telefônica pode ser um importante instrumento para o povo brasileiro conhecer as entranhas deste grupo criminoso que ocupa a linha de frente dos ataques ao governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva. O pouco que se sabe a seu respeito já é mais do suficiente para uma profunda investigação sobre a sua trajetória (Nota do editor: não sei se esta matéria já foi publicada aqui no Blogoleone (andei fora por uns tempos). Seja como for, vale uma (re)leitura. A reportagem completa está aqui no Vermelho.

Intervozes lança abaixo-assinado pela CPI Abril-Telefônica

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a venda da empresa de TV por assinatura TVA pelo Grupo Abril à Telefônica, com expectativa de ser instalada essa semana - segundo a Agência Estado - ganhou mais um reforço. O Coletivo Intervozes lançou um abaixo- assinado pela abertura da CPI. A Comissão deverá investigar se a transação fere ou não lei que estabelece em 49% o limite de capital estrangeiro em uma empresa de TV a cabo. Qualquer internauta poderá apoiar a causa assinando pela internet o abaixo-assinado do Intervozes.

Como é comum acontecer com iniciativas que tentam jogar alguma luz sobre os negócios na área da comunicação, as empresas - neste caso, a Editora Abril - jogam pesado contra a CPI. Apesar de o requerimento contar com 182 assinaturas e aguardar apenas o despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, sua instalação não está garantida. Usando a pressão direta e indireta (especialmente através da revista Veja), a Abril tenta fazer com que os parlamentares retirem seu apoio à CPI.

Como forma de pressionar no sentido contrário, o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação lança um abaixo-assinado online pela instalação e mesmo a ampliação do foco da CPI.

CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM VOCÊ PODERÁ ACESSAR A ÍNTEGRA DO TEXTO E TERÁ ACESSO AO LINK DO ABAIXO-ASSINADO.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Cipós entrelaçados com um clássico de Santiago

A imagem abaixo é do Santiago.



Veja algumas variações (?!) no Tinta China.

Alerta amarelo: poluição faz encolher pênis de ursos polares

Poluentes orgânicos agem como hormônio e atrapalham desenvolvimento sexual. Quanto mais poluentes no organismo, menor a genitália dos animais.

Provavelmente seria o pesadelo do mundialmente amado ursinho Knut, se fosse mandado de volta a seu habitat natural: a genitália dos ursos polares machos parece estar encolhendo, afirmam pesquisadores. A culpa pode ser atribuída a poluentes industriais.

O estudo que detectou o problema foi realizado pelo veterinário e toxicólogo Christian Sonne, do Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental da Dinamarca. Em artigo científico na revista "Environmental Science & Technology", Sonne e seus colegas relatam que o problema também pode atingir outros mamíferos do pólo Norte, como raposas-do-ártico e orcas. Assim como os ursos polares, esses bichos carregam altíssimos níveis de poluentes em seu organismo. Aqui, no G1.

Na Costa Rica, ministro é afastado do cargo por favorecer TLC

O vice-presidente Kevin Casas deixou o Ministério do Planejamento da Costa Rica por articular uma campanha, com dinheiro público, para favorecer a aprovação do Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos. A população decide em 7 de outubro, por meio de um plebiscito oficial, se o país aceitará o acordo. Leia mais na Brasil de Fato

Média de PIB de Lula chega a 3,6% e supera era FHC

O crescimento próximo dos 5% esperado para este ano deve fazer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se distanciar do antecessor Fernando Henrique Cardoso na média anual de crescimento da economia.

Enquanto nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso a economia brasileira cresceu em média 2,3% ao ano – 2,5% no primeiro mandato e 2,1% no segundo –, o governo Lula deve fechar 2007 com uma expansão média de 3,63% ao ano. Leia mais na BBC

Belluzzo: Cacciola era o sabichão que fazia negócios da China

Apesar da resistência de economistas em admitir, o fenômeno Marka - à frente o banqueiro Salvatore Cacciola, preso em Mônaco, no último sábado - é mais comum do que se imagina no mercado financeiro, analisa o colunista Luiz Gonzaga Belluzzo.

Do Terra Magazine.
Clique aqui para a íntegra.

Tribunal europeu confirma multa contra Microsoft

Tribunal de Primeira Instância da União Européia rechaçou a queixa da Microsoft contra uma multa de 497 milhões de euros imposta à empresa pela Comissão Européia em março de 2004. Segundo os magistrados, a Microsoft aproveitou-se de maneira inadmissível de sua posição dominante no mercado ao acoplar o sistema operacional Windows ao programa multimídia Media Player. Portanto, a multa deverá ser paga pelo gigante norte-americano da informática, que havia recorrido em Luxemburgo por considerar a medida do órgão executico da UE uma ingerência em sua atividade empresarial.

O presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, saudou o veredicto que, segundo ele, "confirma a objetividade e a credibilidade da política anticartel da Comissão". (Fonte Deutsche Welle)

Estudo indica que tequila diminui risco de câncer

A tradicional tequila mexicana ajudaria a prevenir o câncer, a úlcera e a colite (doença inflamatória dos intestinos), segundo especialistas da Universidade de Guadalajara. Eles estudaram o agave azul, a planta da qual se extrai a famosa bebida.

Segundo a agência Ansa, os cientistas descobriram que o agave contém um polissacarídeo útil para "elaborar micro-esferas que poderiam transportar de forma segura ao colo a substância ativa de medicamentos para combater males que afetam esse órgão".

PARA SABER MAIS, CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Bush fica surpreso por comentários de Greenspan

O presidente George W. Bush está surpreso pelas declarações do ex-presidente do Fed Alan Greenspan, 81 anos, afirmando que a invasão dos Estados Unidos ao Iraque se deve em grande parte ao petróleo, informou a Casa Branca nesta segunda-feira.

"Embora tenha um grande respeito por Greenspan, creio que o presidente ficou um pouco surpreso com algumas das críticas" que aparecem em seu livro "The Age of Turbulence: Adventures in a New World" ("A Era das Turbulências: aventuras em um novo mundo"), que chegou às livrarias nesta segunda-feira, ressaltou Perino.

Greenspan, conhecido durante seus anos à frente do Federal Reserve (Fed) por seu caráter discreto, é direto em suas memórias, nas quais acusa Bush de abandonar os princípios econômicos de seu Partido Republicano. "Entristece-me que seja politicamente inconveniente reconhecer o que todos sabem, que a guerra no Iraque é, em boa parte relacionada ao petróleo", escreve Greenspan em suas memórias.

CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM PARA LER MAIS.

Linux: como fazer uma boa migração?

Está de mudança de Windows para Linux? Especial do Computerworld norte-americano mostra como sua empresa pode fazer uma boa migração e levar tudo o que lhe interessa.

CLIQUE NO TÍTULO.

Microsoft perde apelação contra Comissão Européia

A Corte Européia de Primeira Instância rejeitou nesta segunda-feira a apelação da Microsoft na longa disputa com a Comissão Européia sobre a lisura das práticas comerciais da empresa na Europa.

A Corte manteve o veredicto anterior de que a Microsoft abusou de sua posição dominante no mercado.

Em 2004, um inquérito concluiu que a Microsoft era culpada de impedir a competição entre as empresas do mercado de softwares e ordenou que ela revelasse os códigos do sistema operacional Windows.

A Microsoft tem dois meses para entrar com novo apelo na Corte Européia de Justiça, a maior instância judiciária da União Europeía.

Marinho | Pesquisa do IBGE revela q brasileiros humildes movem o país

O IBGE divulgou na 6a feira a mais recente ediçao da PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Trata-se de um abrangente retrato da realidade brasileira do ponto de vista de trabalho, renda, educaçao e acesso a bens e serviços. Para realizar esse estudo, cerca de 2 mil entrevistadores visitaram 145,547 residências em todo o território nacional, conversando com 410,241 pessoas.
O resultado da PNAD traz boas e más notícias para o país. A boa é que o salário médio do trabalhador brasileiro, em 2006, subiu pelo 2o ano consecutivo. A má é que esse salário ainda é muito pequeno - R$ 888. Para vocês terem uma idéia, ainda estamos longe de igualar o salário médio de 1996, que era de R$ 975.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO.

O debate sonegado

Experimente buscar em algum site de notícia brasileiro a informação que a cobertura de gelo no hemisfério sul acaba de atingir o seu maior valor desde o início das observações (ver nota exclusiva da MetSul Meteorologia abaixo). Agora quem realizar uma busca pelo degelo recorde no Ártico encontrará uma série de reportagens. O que incluencia mais o clima no Brasil ? O Ártico ou a Antártida ? O Jornal Nacional da Rede Globo, por exemplo, noticiou na noite deste sábado o degelo recorde do pólo norte sem qualquer menção ao nível recorde de gelo no hemisfério em que vivemos. Uma outra questão crucial do debate em torno das mudanças climáticas vem sendo sonegada do público brasileiro.O biodiesel se transformou na principal bandeira internacional do governo do Brasil e é aclamada por defensores das teses catastrofistas do aquecimento global como o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore.
O Brasil, junto com os Estados Unidos, é hoje o país que mais aposta na tecnologia dos combustíveis a partir de grãos. A General Motors norte-americana chegou a promover uma campanha chamada Go Yellow para promover o E85, combustível composto 85% de etanol extraído do milho. Ocorre que há um debate em curso no exterior que não vem ganhando espaço na mídia brasileira. Seria a cura pior que a doença ? Este é o título de um trabalho publicado na semana que passou em Paris pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A organização, que reúne 30 países e tem convênios com outros 70, sustenta que "a corrida atual de apoio à energia alternativa ameaça causar escassez de alimentos e danos à biodiversidade com benefícios limitados". O documento vai mais longe e alerta que levando em consideração fatores como contaminação do solo, uso de fertilizantes e perda de biomassa, "os impactos ambientais do etanol e do biodiesel podem facilmente exceder os dos combustíveis fósseis". O curioso é que a OCDE reúne os países mais ricos e capitalistas, cujo relatório traz conclusão semelhante ao alerta feito pelo comunista presidente de Cuba Fidel Castro em artigo recente. Independente de quem esteja com a razão, defensores ou partidários do biodiesel, não será o momento de se iniciar uma discussão puramente científica e livre de paixões políticas sobre as vantagens e os prejuízos desta forma de energia alternativa ?
Autor: Alexandre Amaral de Aguiar
VEJA MAIS CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

domingo, 16 de setembro de 2007

Físico pede boicote a PCs da Dell

O Instituto de Física do RJ exibiu um documento em que a Dell impõe exigências políticas para vender PCs.

De acordo com o doutor em física Paulo Gomes, pesquisador do instituto ligado à Universidade Federal Fluminense, a Dell enviou ao órgão documentos proibindo os pesquisadores de usar seus PCs para produzir conhecimento que possa ser transferido para pessoas ligadas a países definidos como hostis aos Estados Unidos.

Um dos trechos do documento veta textualmente a colaboração dos consumidores da Dell com profissionais de países como Cuba ou Irã.


Texto completo na INFO Exame.

"Nós não somos simpsons"

Manifestação dos Sem-Mídia, 15/09/07, em frente à Folha de São Paulo.

Mais vídeos sobre a manifestação AQUI.

Vai um cafezinho?

Luwak: cocô valioso.


Café de fezes vendido em SP é o mais caro do mundo

Produto é fabricado à base de grãos recolhidos das fezes de um animal da Indonésia.
'É doce e lembra muito um chocolate amargo', diz provador.

Na esteira da expansão no mercado de cafés especiais e gourmet no Brasil, uma cafeteria de São Paulo chegou a vender em julho e agosto o café mais caro e raro do mundo.

O Kopi Luwak é fabricado à base de grãos recolhidos das fezes de um animal da Indonésia, o luwak. São produzidos somente 230 quilos por ano. O quilo custa cerca de R$ 1.500.

Para testar o mercado, o Café e Bistrot Santo Grão importou um quilo do produto, que rendeu cem cafezinhos expressos, vendidos nas seis unidades da rede em São Paulo a R$ 20 cada um. Aqui, no G1.