sábado, 29 de setembro de 2007

40 anos sem o Che

Jornada de atividades marca 40 anos da morte de Che Guevara

No próximo dia 8 de Outubro a morte de Ernesto 'Che' Guevara completa 40 anos. Para marcar a data e homenagear a memória do guerrilheiro heróico, assassinado nas selvas bolivianas pela ditadura local a mando dos agentes da Cia, será realizada uma 'jornada de atividades' promovida por partidos políticos de esquerda, movimento estudantil, movimento sindical e popular e Associação Cultural José Martí em Porto Alegre'. A informação é da Assessoria de Imprensa da bancada estadual do Partido dos Trabalhadores. (...)

Leia a programação completa no Blog do Júlio Garcia - http://jc-garcia.zip.net e no site PTSul

Tudo o que Alckmin sempre quis saber


Charge do Bessinha no Brasil! Brasil!.

FHC não apareceu nas manchetes. Lembrei do Biondi

O senador Azeredo disse que o que ele arrecadou não foi só que declarou na campanha. Numa coisa ele tem razão, todos fazem isso, sem exceção. E faziam muito mais ainda antes das denúncias de 2005. Mas o que se está investigando não é só um suposto caixa 2, com recursos doados por empresários e que não foram declarados. A investigação é sobre um esquema onde recursos públicos foram parar numa conta de agência de publicidade e de lá foram para campanhas políticas. Exatamente como na crise de 2005. E o senador Azeredo diz: não só para a minha campanha, mas também para a do ex-presidente FHC.
E os jornais do dia seguinte o que fazem? Nada. Ignoram a história e repercutem apenas as críticas de tucanos ao isolado senador Azeredo. Aliás, quem conhece o ninho diz que entre os bicudos ele é dos melhores.
Essas coisas me fazem lembrar dos tempos FHC, quando críticas mesmo só as dos cadernos culturais.

Texto completo no Blog do Rovai.

Como manipular uma notícia

A reportagem que se segue está na Folha de S. Paulo desta sexta-feira, acompanhada de uma foto enorme do presidente Lula e o Bispo Edir Macedo apertando o botão para o início das transmissões do Record News, semelhante à foto também reproduzida abaixo, que é da Agência Estado.

Trata-se tipicamente de uma matéria destinada a enganar o leitor, vender gato por lebre, com a intenção de prejudicar Lula.

Foram três os recursos usados para manipular a notícia.

O primeiro é a foto de Lula e Edir, que tem o objetivo de mostrar que os dois são aliados.

Os dois outros recursos estão no texto. Primeiro, a Folha mente ao dizer que quando Lula e Edir apertaram o botão, "Serra e Kassab" estavam na platéia. Não é verdade: o governador e o prefeito estavam no palco e participavam do evento no mesmo plano do presidente da República.
Um pouco mais abaixo, a reportagem informa que uma comitiva de ministros participou da cerimônica e "não se sentiu constrangida" com a fala de Edir sobre a Globo. Ora, também estavam presentes secretários e colaboradores do governo Serra. Por que a Folha não registrou o fato ou repercutiu com os tucanos a fala do Bispo?

Continue lendo no Blog Entrelinhas.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Equador: Assembléia Constituinte e Socialismo do Século XXI

A forte polêmica no Equador sobre o significado do chamado socialismo do século XXI, promovido pelo presidente venezuelano Hugo Chávez, esquentou a campanha às eleições do próximo domingo para delegados da Assembléia Constituinte.
Desde o presidente do Equador, Rafael Correa, meios de comunicação e candidatos a integrar a Assembléia, até ilustres visitantes, como o sociólogo alemão Heinz Dieterich e os chefes de governo da Espanha Felipe González (1982-1996) e José María Aznar (1996-2004), colocaram lenha na fogueira das últimas semanas contribuindo para a discussão a partir de posições opostas.

LEIA EM ESPANHOL NO SÍTIO DO PCV

Chinaglia descarta possibilidade de Congresso não renovar concessões de TV

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse ontem (27), na capital paulista, não acreditar que o Congresso Nacional desaprove a renovação da concessão pública de algumas emissoras de TV, cujo prazo expira em outubro.

“Não vejo nenhuma possibilidade de não renovação da concessão. Não é da tradição do Congresso Nacional negar concessão para órgãos de comunicação tão importantes”, afirmou Chinaglia. De acordo com ele, a Câmara dos Deputados quer promover um debate sobre a questão, mas sem “qualquer tipo de tensionamento”.

“O papel da Câmara, na minha opinião, é de batalhar por uma programação adequada, para que a qualidade da programação melhore”, comentou o petista, que participou, à noite, da inauguração do canal televisivo Record News.

PARA LER MAIS, CLIQUE NO TÍTULO.

Quando a classe finalmente media decide que vai as compras

A farra consumista de bens duráveis teve impacto direto na pirâmide social do país. Como o critério de classificaçao social leva em consideraçao principalmente a quantidade de itens como televisao, geladeira, DVDs e automóveis, a movimentaçao entre as classes foi grande. Reportagem publicada na 4ª feira pelo jornal O Globo com dados do Instituto Target revelou o impressionante aumento da classe C – ela pulou de 30% da populaçao em 2002 para 42% em 2007. Também as classes B engordaram bastante nesses últimos 5 anos, passando de 18% para 26%. Como conseqüência da diminuiçao da desigualdade experimentada pela nossa sociedade recentemente, a classe D minguou de 34% para 24% e a classe E foi praticamente extinta, representando hoje, afinal, pouco mais de 2% dos nossos habitantes.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO.

Intervozes lança Campanha pela democracia nas concessões de rádio e TV

Intervozes apresentou um conjunto de reflexões e ações para construir uma Campanha por critérios e transparência nos processos de outorga e renovação das concessões

LEIA AQUI

Impulso para o trabalho escravo

Em defesa de empresa acusada de manter 1.064 trabalhadores em condições degradantes, senadores levam fiscais a suspender fiscalização em todo o país

Depois de segurar por três anos a votação da chamada PEC do Trabalho Escravo, aprovada em primeiro turno na Câmara em agosto de 2004, o Congresso conseguiu agora nada menos do que suspender as ações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), responsável desde 1995 pelo resgate de 25 mil trabalhadores que se encontravam em situação análoga à de escravos.

Leia a matéria de Lúcio Lambranho e Edson Sardinha

LEIA TAMBÉM:
PAGRISA: empregados viviam em condições subumanas
Direita pressiona e fiscalização contra trabalho escravo é suspensa
Para MPF, fazendeiros do Pará deveriam receber pena máxima
RELATÓRIO PAGRISA

A vitória das curvas

Foi-se o tempo em que beldades excessivamente magras eram exclusivas das passarelas e que as curvas mais bem desenhadas do mundo ficavam restritas aos concursos de beleza.

Se a Miss Brasil Natália Guimarães causou frisson ao mostrar suas curvas na passarela das principais semanas de moda do país, a modelo Silvia Battisti, vencedora do concurso Miss Itália, tem causado polêmica por seu baixíssimo índice de massa corporal.
Aos 18 anos, Silvia pesa apenas 51 kg, distribuídos, sabe Deus como, ao longo de 1.80m. Bem diferente de Natália, 57 kg, 1,75m e que agora encara a malhação para, além das curvas, garantir tônus muscular no Carnaval.

O índice de massa corporal (IMC) da Miss Itália é de 15,74 (resultado da divisão do peso pela altura ao quadrado), o que é considerado um sinal de anorexia. Para a pessoa não ser anoréxica, o IMC deve ser acima de 17,50. O IMC da Miss Brasil é de 18,61.

(...) Num ringue, frente a frente, miss a miss, Natália é unanimidade na preferência nacional. “Se você colocar a Gisele Bündchen e a Juliana Paes, a Juliana mata a Gisele. O povo aqui gosta de bunda”, diz o olheiro Sérgio Mattos, expert em descobrir modelos magras, mas com borogodó. Aqui no G1.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Cesar não cruzaria o Tigre

“Os sinais são nítidos, inconfundíveis. De naturezas diversas. Por exemplo: você acha que o Império Romano embarcaria na guerra do Iraque? Nunca. Roma no apogeu partia para guerras de conquista, e ponto. A guerra do Iraque é da incompetência e do desespero, pior seria a guerra contra o Irã. Os Estados Unidos são Império em xeque antes de atingir o apogeu”.

Inspiradíssimo post do Mino Carta em seu blog. Texto completo AQUI.

BrT lança a primeira TV via Internet do Brasil

A Brasil Telecom (BrT) lançou ontem, em Brasília, seu serviço de televisão transmitido pela internet (IPTV). Inicialmente, o Videon, como foi chamado, será oferecido apenas no Distrito Federal. Mas a concessionária promete que o serviço estará disponível "em breve" nas principais capitais e cidades da região onde a empresa atua.
"A entrada da Brasil Telecom nesse mercado acompanha uma tendência mundial", disse Francisco Santiago, vice-presidente de operações da BrT. "Cada vez mais, as operadoras oferecem novas variedades de aplicações IP (protocolo de internet, na sigla em inglês)." Baseado em estudos realizados pela concessionária, Santiago diz que, até 2008, a distribuição de conteúdo por meio da rede IP deverá estar na casa dos 12 milhões de usuários em todo o mundo.
A televisão pela internet da Brasil Telecom é a primeira em escala comercial a ser lançada no País. A Telefônica prepara uma operação parecida - no momento, está em fase de testes nos Jardins, em São Paulo.
Na fase de lançamento, a empresa colocará à disposição do assinante, por R$ 29,90 mensais, mais de 500 horas de programação, entre filmes, documentários, shows, programas infantis e culturais. Como o serviço tem funcionalidades semelhantes às de um DVD, os programas podem ser vistos a qualquer hora.
Além das 500 horas de programação, o assinante terá acesso a outros conteúdos. Poderá "alugar" itens que não estão na grade e ver o material quantas vezes quiser, em um prazo de até 72 horas. O aluguel oscilará conforme a atratividade do conteúdo. A BrT garante que os preços serão compatíveis com os das locadoras.
"Por enquanto, essas são as opções que temos para oferecer conteúdo ao cliente", disse Santiago. "Mas isso não significa que não estamos prontos para ampliar o serviço e oferecer os canais de TV por assinatura tradicionais, o chamado broadcast, que depende basicamente da mudança na legislação."
Pelas regras de hoje, as concessionárias podem oferecer vídeo sob demanda, mas não uma programação empacotada em canais. As operadoras têm insistido em mudanças na lei para abrir caminho à convergência dos serviços de telecomunicações e, com isso, ampliar o leque de produtos e serviços.
Para oferecer conteúdo televisivo, a Brasil Telecom selou parcerias com vários provedores internacionais, entre eles MGM, Disney, Universal, Playboy, Turner e Viacom. A empresa disse também que continua negociando com outros provedores de conteúdo.
As informações são do O Estado de S. Paulo - (Agência Estado) Qui, 27 Set - 00h16)
Ato em frente ao Grupo RBS vai marcar Dia Nacional de Luta por transparência e critérios nas renovações de concessões
O dia 5 de outubro deve se transformar em uma data símbolo para aqueles que acreditam que é preciso mudar as comunicações para mudar o país. Neste dia, vencem ao mesmo tempo diversas concessões de TV, inclusive as das "cabeças" de algumas das maiores redes do país: as cinco concessões próprias da Rede Globo, a Bandeirantes e a Record.
Regionalmente, esta data marca o fim da validade das concessões da RBS TV Porto Alegre, RBS TV Passo Fundo e RBS TV Florianópolis. Vencem também as concessões da TV Pampa e da TV Bandeirantes RS. E, como todos os meses, diversas concessões de rádio também vencerão em outubro.
Historicamente, os processos de renovação das outorgas para rádio e televisão têm se dado sem qualquer tipo de controle social: os processos não respondem a qualquer critério ou exigências feitas às emissoras para que respeitem o interesse público e nem mesmo os dados sobre as concessões são de fato transparentes. O resultado é a concentração da propriedade e o constante desrespeito a princípios constitucionais, como a promoção da diversidade e o respeito às regionalidades.
Por esta razão, não podemos deixar esta data passar em branco. Como em todo o país, também em Porto Alegre temos de mostrar que o povo brasileiro não aceita mais que os processos de concessão de rádio e TV ocorram em segredo.
Se você quer ver mais do que Duas Caras na TV, participe da mobilização em Porto Alegre no dia 5 de outubro, às 17h, em frente ao Grupo RBS na esquina das avenidas Erico Verissimo com Ipiranga.
Com atos na rua, vamos demonstrar que estamos de olho e que nenhuma concessão poderá ser outorgada e renovada daqui para frente sem que os seus verdadeiros donos – as mulheres e homens de todo o Brasil – saibam como e por que!

Sistema de concessões perpetua oligopólio na radiodifusão

No próximo dia 5 de outubro, vencem as concessões das principais emissoras de TV brasileiras. Entre elas, estão cinco concessões da Rede Globo – em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Minas Gerais. Neste dia, caberá ao Executivo federal, por meio do Ministério das Comunicações e da Casa Civil, aceitar ou não os pedidos de renovação, por mais 15 anos, e submeter sua decisão do Congresso Nacional, que tem a palavra final no processo.
O que pouca gente sabe é que tal procedimento, de tamanha importância para o país – é redundante afirmar o papel político, econômico e social que os meios de comunicação, sobretudo a TV, desempenham em nossa sociedade – será nada mais do que um rito burocrático. Mas, para evitar que a data passe em branco, movimentos sociais e entidades ligadas à luta pela democratização da comunicação planejam promover manifestações e chamar a sociedade para debater o modelo das concessões públicas de radiodifusão. Um modelo que contribuiu de forma decisiva para fazer da Globo o império que ela é hoje.

Ótimo artigo da Bia Barbosa para a Revista Fórum. O texto é longo, mas vale a pena reservar alguns minutos para lê-lo AQUI.

Um watergate para Bush ? Não, diz Berstein

O site do Luis Nassif destaca a entrevista de Karl Berstein (um dos jornalistas do Washington Post que revelou inúmeras falcatruas do Nixon em 1972, fazendo-o renunciar antes de ser impedido pelo congresso!) onde ele mostra que Bush só não foi cassado porque a imprensa, o congresso e o judiciário estão coniventes. É o tal pacto de mediocridade deixando ficar no posto (dizem o mais importante do mundo!) um sujeito visivelmente debilitado das funções mais comezinhas de raciocínio lógico. Ninguém deve ter dúvidas, Bush é só um fantoche! Quem governa os EUA (via de conseqüência o mundo!) são as velhas 200 famílias que detém interesses no petróleo, agroindustria, metalurgia e, principalmente, armas. Pobre de nós! (Toni André Scharlau Vieira)

A Microsoft reconhece que o sistema faz atualizações sem o consentimento do usuário. Windows Update instala programas secretamente

A Microsoft reconhece que o sistema faz atualizações sem o consentimento do usuário.

Quando o Windows Update (agora chamado Microsoft Update, ou MU) está ativo, mesmo que a pessoa escolha a opção de não instalar atualizações automaticamente, o sistema baixa e instala aquelas que atualizam o próprio programa cliente do Microsoft Update. E isso é feito de maneira furtiva, sem que o usuário seja avisado. Esse comportamento do MU foi apontado, inicialmente, por Scott Dunn, do site Windows Secrets.



Continue lendo o blog do Maurício Grego, na Info Exame.


PirateBay vai processar estúdios de Hollywood


Após confirmar ações da MediaDefender contra redes de P2P, o ThePirateBay vai à Justiça contra estúdios.

O ThePirateBay é um serviço que oferece links para trocas de arquivos na internet. Usando o serviço, milhares de usuários baixam músicas e filmes que, muitas vezes, desrespeitam o copyright dos estúdios.

Para tentar conter a troca em massa de filmes e músicas, alguns estúdios contrataram os serviços da MediaDefender, uma empresa que promete praticar “atos de antipirataria”. Segundo a própria MediaDefender, seus funcionários se dedicam a postar arquivos vazios ou corrompidos em redes P2P para desacreditar o sistema.

Há uma semana, no entanto, e-mails trocados entre representantes da MediaDefender e estúdios de Hollywood vazaram na internet. Nos e-mails, descobriu-se, entre outras coisas, que a MediaDefender usava várias técnicas questionáveis, como criar sites falsos para obter informações de usuários de redes P2P, contratava hackers para atacar redes P2P, entre outras medidas.

Em seu site, o ThePirateBay afirma que “os e-mails são provas que confirmam o que nós já suspeitávamos”, que o MediaDefender usa técnicas que, segundo o TPB, são ilegais.

Continue lendo na Info Exame. O escudo do The Pirate Bay veio de lá. O mundo da informática anda agitado...


Banda larga não cumpre velocidades, diz teste

Um teste com 3 mil usuários de banda larga no Reino Unido mostrou que os serviços ficam muito longe do prometido.

Embora sabidamente as velocidades nominais de serviços de banda larga sejam maiores do que as de fato registradas, o teste despertou a atenção das autoridades inglesas pela enorme disparidade entre o que é prometido e o que é, de fato, entregue.

Um teste divulgado pela BBC e apurado pela publicação inglesa Computeractive mostrou que, no país, 50% dos usuários navegam em uma velocidade que corresponde a apenas metade da velocidade contratada.


Da Info Exame.


Wordpress 2.3 Espiando Seus Usuários

Confirmado. A nova versão do Wordpress, um dos blog-engines mais populares do mundo, envia regularmente (a cada 12 horas) informações referentes ao servidor, versões dos plugins instalados, configurações do PHP, Apache, MySQL, aos servidores da Automattic, empresa responsável hoje pelo desenvolvimento do Wordpress e do Akismet.

Infelizmente não existe nenhuma forma simples de se evitar que o Wordpress envie estas informações, muito menos uma opção nas configurações do Wordpress. Quando questionado sobre este assunto na lista WP-Hackers Matt Mullenweg, principal desenvolvedor do projeto, afirmou que não pretende eliminar esta funcionalidade, nem adicionar a opção para desativá-la na administração do Wordpress.

Continue lendo no Doses Diárias.

Ferramenta sabotadora de P2P é exposta

A MediaDefender que luta contra as redes P2P teve o código-fonte de seu programa revelado.

A equipe do portal The Pirate Bay divulgou detalhes sobre o funcionamento da ferramenta usada pela MediaDefender para espalhar conteúdo falso nas redes de troca, como Kazaa, Gnutella e BitTorrent.

Seguindo sua tradição de debochar dos defensores dos direitos autorais, a equipe do Pirate Bay disse que agradece muito ao funcionário da MediaDefender que cedeu o código e que agora todo mundo pode entender e evitar as armadilhas da empresa.


Da Info Exame.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Ciro Gomes: “a imprensa brasileira é um desastre”

A edição datada de 26/09 de Carta Capital traz matéria e entrevista com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) antecipando uma possível candidatura à presidência da república em 2010. No pingue-pongue, Ciro é direto ao falar da mídia nacional.

“A imprensa brasileira, atualmente, é um desastre. A mídia faz a novelização escandalosa da política, mas é uma imprensa nepotista, com os grandes grupos nas mãos de seis famílias, apesar do esforço de guerra para parecer isenta. Mas, ainda assim, é melhor tê-la, mesmo com todos os defeitos”, enfatiza.

Apontado pelo entrevistador como dono de uma relação conflituosa com a imprensa, Ciro diz estar mais tranqüilo: “Eu sou muito franco, e isso nem sempre é compreendido. Não tenho assessor de imprensa por não achar necessário. O que eu tinha, usava para me proteger da imprensa, mas eu estava era atrapalhando a carreira dele”.



Continua no Comunique-se.

Ministério suspende fiscalizações de trabalho escravo

Por Leonardo Sakamoto

A Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou, nesta sexta-feira (21), que suspendeu todas as novas operações que fiscalizariam denúncias de trabalho escravo no país por tempo indeterminado.

De acordo com memorando de Ruth Vilela, chefe da secretaria, direcionado ao ministro do Trabalho Carlos Lupi, o motivo foi a desqualificação de uma operação de libertação de escravos por uma Comissão Temporária Externa do Senado Federal e ameaças feitas por esta comissão contra os fiscais do trabalho. Nesta quinta-feira (20), cinco senadores visitaram a fazenda Pagrisa, localizada em Ulianópolis (PA), que no dia 30 de junho foi palco da maior libertação de trabalhadores da história do país. Ao todo, 1.064 trabalhadores que atuavam na lavoura de cana-de-açúcar foram resgatados pelo grupo móvel de fiscalização - formado por auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), procuradores do Ministério Público do Trabalho e delegados e agentes da Polícia Federal.

A visita parlamentar contou com a presença dos senadores Romeu Tuma (DEM-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Kátia Abreu (DEM-TO), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Eles anunciaram que irão pedir a abertura de inquérito da Polícia Federal para verificar os procedimentos adotados pelo grupo móvel durante a autuação da Pagrisa. Segundo a Agência Senado, Kátia Abreu afirmou que a empresa "é muito bem administrada e forma uma comunidade de trabalhadores rurais", explicando o porquê de uma investigação aprofundada sobre o grupo móvel. A senadora é uma das maiores opositoras do combate ao trabalho escravo contemporâneo. Quando deputada federal, defendeu os produtores rurais flagrados cometendo este tipo de crime e atuou contra a aprovação de leis que contribuiriam com a erradicação dessa prática.

(...)

Clique aqui para a íntegra.

'Tropa de Elite' assusta mais porque é só ficçao, é isso? O q diz o Marinho

Ainda nao vi ‘Tropa de Elite’ (nao compro produtos pirata, lembram?), mas devo confessar meu espanto diante da repercussao que a obra de José Padilha anda causando na sociedade. A maioria dos que assistiram ao filme manifestam perplexidade com a situaçao da segurança pública no Rio de Janeiro. E aí eu pergunto - será que esse povo nao lê jornal? Será que é preciso que a realidade saia das páginas dos diários e dos telejornais e chegue as telas de cinema, travestida de ficçao, para que as pessoas finalmente se dêem conta do que está acontecendo?

PARA LER TUDO CLIQUE NO TÍTULO.

Madeleine & Kate McCann, os Lindbergh e a mídia

Não aconteceu no primeiro mês, tampouco no início do segundo: o noticiário tabloidesco não costuma me interessar muito, afora os casos aqui e ali em que uma mocinha atraente aparece mais alegrinha. Mas, nas últimas talvez duas semanas, me flagro lendo tudo o que sai sobre a menina inglesa desaparecida Madeleine McCann e seus pais, Kate e Gerry McCann.

É com um bocado de horror que li sobre a suspeita da polícia portuguesa de que Kate poderia ser a assassina. A reação inicial é de desconfiança: não pode estar certo. Mas a reação de outros tantos é: dado que a jovem Kate não demonstra desespero, que mãe é esta? A mim isto faz dela uma mulher forte, determinada. A outros, para que fosse convincente, teria de ser lacrimejante qual personagem de melodrama.

Cada qual com suas convenções dramáticas internas.

Porque tudo é uma ilusão, naturalmente. Só a polícia portuguesa conhece os indícios que tem. Especular com base na aparência dos pais ou nas migalhas de suspeitas que a imprensa obtém é especular a respeito do nada ou, pior, é especular com base em psicologia barata e sensacionalismo.

Tanto que, para o leitor atento, o que se viu inicialmente foi na verdade não uma corrida por mais informação – obrigação jornalística – e, sim, a ação preconceituosa e bairrista dos tablóides britânicos que motivou uma reação provinciana e defensiva dos jornais portugueses. No momento atual, o jogo já é outro. Também o jornalismo marrom inglês quer o sangue dos McCann.

Os fatos passam ao largo do circo que se armou, um equivalente real e nojento dum reality show.


Continue lendo no blog do Pedro Dória.

A hora e a vez de Eduardo Azeredo

O caso das denúncias contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já começa a esfriar na mídia e deve acabar sendo deixado de lado em breve, tão logo o Procurador-Geral da República apresente a sua denúncia sobre o mensalão tucano, esquema que teria como chefe o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

O maior problema do mensalão tucano é que as primeiras alegações dos próceres do PSDB já começaram a fazer água. Quando estourou o esquema petista e o empresário Marcos Valério foi apresentado ao distinto público, a denúncia sobre o caixa dois da campanha de Azeredo também ganhou as páginas dos jornais, mas acabou ficando em segundo plano em função da grande repercussão das falcatruas envolvendo o PT, algo que pelo critério jornalístico era "mais notícia", uma vez que falcatruas tucanas eram então consideradas corriqueiras... De todo modo, o que disseram os líderes do PSDB à época foi que o caso de Azeredo não se configurava como mensalão porque não havia dinheiro público envolvido.

Pelo que se sabe agora, o Procurador-Geral vai demonstrar que houve, sim, desvio de recursos públicos no mensalão tucano, desmoralizando a argumentação inicial. Teve dinheiro da Cemig, do governo de Minas e outras autarquias. Azeredo, é claro, nega tudo e reafirma que as peças publicitárias fictícias (e que foram usadas para justificar o desvio) existiram.


Continue lendo no Blog Entrelinhas.

Veja no que deu

Essa eu li lá na Botequim Socialista, uma comunidade responsa do orkut, e resolvi dividir com vocês:

Editora Abril é citada como suspeita no relatório da Polícia Federal sobre Mensalão Mineiro

Essa história vai longe. Enquanto o Procurador Geral da República, Antônio Fernando de Souza, analisa o relatório da Polícia Federal sobre o Mensalão Mineiro, para decidir se denuncia ou não o senador Eduardo Azeredo - o chefe da organização criminosa que desviou R$ 100 milhões dos cofres públicos em 1998 - a leitura das 172 páginas do calhamaço vai revelando novos suspeitos.


Suspeitos não são apenas os 159 políticos que receberam dinheiro. À página 87 do relatório da "Divisão de Combate ao Crime Organizado" a Polícia Federal relata que a Editora Abril S.A. recebeu R$ 49.331,00 (quarenta e nove mil trezentos e trinta e hum reais) referentes à inserção de um anúncio publicitário da empresa Usiminas, na revista Exame de 29/07/1998.


Via Gazeta Mundo Cão. confira lá o texto completo.

ELO COM CRIME ORGANIZADO MENSALÃO TUCANO DO ANTERO É PIOR QUE O MENSALÃO TUCANO DO AZEREDO

O agora, se eu não estiver errado, ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) foi ou ainda é investigado pela Polícia Federal(Republicana) de Mato Grosso por ligações com o crime organizado no Estado . Segundo as investigações no ínicio de 2006, a cúpula do PSDB faria parte de uma organização criminosa chefiada pelo banqueiro do jogo de bicho João Arcanjo Ribeiro, o Comendador, acusado de ter ordenado o assassinato de mais de 30 pessoas em Mato Grosso, e o espancamento e mutilação de pelo menos outras 50.

Entre 1994 e 2002, diversas empresas ilegais de factoring (que antecipam dinheiro de cheques pré-datados) montadas por Arcanjo serviram para irrigar dinheiro em campanhas eleitorais do PSDB. Apenas na campanha a governador de Antero Paes de Barros, em 2002, foram encontrados 84 cheques de uma factoring do bicheiro no valor total de R$ 240 mil.




Este trecho veio do Vozes do Sul. Texto completo lá.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

O fim da concessão da TV Globo

Por Altamiro Borges*


O dia 5 de outubro terá enorme significado para todos os que lutam contra a ditadura da mídia e pela democratização das comunicações no país. Nesta data vence o prazo das concessões públicas de várias emissoras privadas da televisão brasileira, entre elas de cinco transmissoras da Rede Globo – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), que reúne as principais entidades populares e sindicais brasileiras, já decidiu aproveitar o simbolismo desta data para realizar manifestações em todo o país contra as ilegalidades existentes no processo de concessão e renovação das outorgas de televisão.

De acordo com a Constituição de 1988, a concessão pública de TV tem validade de 15 anos. Para que ela seja renovada, o governo precisa encaminhar pedido ao Senado, que pode aprová-lo com o voto de 3/5 dos senadores. No caso de rejeição, a votação é mais difícil. A proposta do governo deve ser submetida ao Congresso Nacional, que pode acatar a não renovação da concessão da emissora com os votos de 2/5 dos deputados e senadores. Antes da Constituição de 1988, esta decisão cabia exclusivamente ao governo federal. A medida democratizante, porém, não superou a verdadeira “caixa-preta” vigente neste processo, sempre feito na surdina e sem transparência.

LEIA ESTE ARTIGO DO SÍTIO OFICIAL DO PC DO B QUE CONTRADIZ O DISCURSO PRÓ-RBS DA DEPUTADA MANUELA D'ÁVILA, TAMBÉM DO PC DO B, CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

EUA buscam nova tecnologia para captar potenciais terroristas

Lembra muito o livro 1984, de George Orwell:

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos lançou um projeto que prevê o desenvolvimento de sensores para identificar terroristas antes que eles ataquem.

LEIA ESTA NOTÍCIA DA BBC CLICANDO NO TÍTULO DA POSTAGEM.

Argentina: Xenofobia, antisemitismo e preconceito a luz de uma pesquisa

Uma pesquisa inédita realizada com estudantes na Argentina revelou que os brasileiros são os estrangeiros mais aceitos do país.

Segundo o estudo, feito para avaliar a xenofobia entre os estudantes, os brasileiros tiveram maior índice de aceitação (52%) e menor índice de rejeição (30%) numa lista de doze diferentes grupos de estrangeiros.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

"No anorexia"

O fotógrafo italiano Oliviero Toscani, que ficou famoso por suas campanhas polêmicas para a grife Benetton, lançou nesta segunda-feira (24) uma inciativa contra a anorexia em plena semana de moda de Milão.
A imagem impactante da campanha traz a foto de uma garota nua e extremamente magra, com a inscrição "No Anorexia". A campanha é financiada pela marca de roupa italiana "No-l-ita".
Além de enormes painéis pelas ruas de Milão, o anúncio foi publicado nos principais jornais da Itália, em fotos de duas páginas.
O fotógrafo já fez várias campanhas para a Benetton entre 1982 e 2000, entre as quais abordou a questão do racismo e mostrou doentes terminais que eram portadores do vírus HIV. Aqui no G1.

Mar de rosas

Em Nova Scotia, após um estudante ser intimidado e ameaçado por usar uma camiseta cor-de-rosa, numerosos estudantes reagiram, em apoio ao colega, vestindo-se de rosa.

Leia mais (em inglês

Informação divulgada por RICHARD STALLMAN

CHUVA NO RS

A chuva no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias atingiu volumes que ficaram entre os mais altos do mundo.

LEIA O TEXTO DA METSUL CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Depois de 9 horas presa num avião, ativista peita as companhias aéreas

Como noticiou o Globo Online, o caos aéreo começou no Brasil e depois CHEGOU aos Estados Unidos.

O Globo Online gostaria de ter dito que o Lula exportou o apagão, mas parou antes de ser desmascarado.

Sim, porque já ficou demonstrado, por A + B, que a crise aérea é um fenômeno internacional, com peculiariedades específicas no Brasil.

A infraestrutura não dá conta do aumento do número de vôos provocado pela competição que resultou na queda do preço das passagens.

Segundo estatísticas oficiais de junho deste ano, nos Estados Unidos 462 vôos levaram mais de três horas entre a saída do terminal e a decolagem.

Foi o recorde desde que o governo começou o monitoramento.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO.

domingo, 23 de setembro de 2007

Trechos da Entrevista de Lula ao Estadão

(...)
O que nós fizemos: primeiro, manter o status quo dos que já têm (cidadania); garantir uma política forte para trazer a parcela que está fora para dentro do mercado. É isso que nós estamos fazendo. Vamos ser francos: durante oito anos, a classe média não teve reajuste na tabela da alíquota do Imposto de Renda, e nós já fizemos dois reajustes. Agora, nós já colocamos 360 mil jovens no ProUni. Quando nós criamos o ProUni, lembro que teve uma manchete que disse: “Governo nivela educação por baixo”, ou seja, eu estava baixando o nível da universidade. Qual foi o resultado? Nos testes do MEC, em 14 áreas, os melhores alunos foram os do ProUni. De 1909, quando Nilo Peçanha criou a primeira escola técnica, até 2003, foram criadas 140 escolas técnicas. Eu vou deixar o País com 314 escolas técnicas. Vou fazer, em oito anos, 164 escolas técnicas, um pouquinho mais do que se fez em 93 anos. Inventamos o Luz para Todos. Essas coisas é que começam a fazer a diferença na vida do povo brasileiro. Acho que muitas dessas coisas não são retratadas (na imprensa) com a veracidade necessária.
(...)
Quando eu criei a política de desoneração do material de construção civil, qual foi uma das manchetes hilariantes que eu vi: “Lula contribui para a favelização do Brasil.” Quando eu crio o Bolsa-Família, qual é a manchete? “Lula faz assistencialismo.”
(...)
Estas são duas pequenas porções de parte da entrevista do presidente Lula ao jornal O Estado de São Paulo, que o Luis Favre selecionou no blog dele.

Patriotismo Financeiro

O fantasma do patriotismo financeiro ronda a globalização

A retórica liberal, que já fazia água - vítima da teimosia da Política em perturbar a suposta racionalidade do mercado -, ameaça soçobrar de vez oficialmente, quando da reunião de cúpula informal, em outubro, dos chefes de Estado e de Governo da União Européia.


Sob a liderança da primeira-ministra conservadora, Ângela Merkel, da Alemanha, e do presidente francês conservador, Nicolas Sarkozy, as autoridades européias irão debater a necessidade de conter a liberdade de movimento de capitais financeiros, em especial os oriundos de fundos soberanos (sovereign-wealth funds), detidos pelos bancos centrais como parte de suas reservas e utilizados como investimento de risco em países estrangeiros. Os líderes europeus atendem à proposta de Bush de também se envolver no debate o FMI e o Banco Mundial.


O fantasma das desnacionalizações, que ronda as economias nacionais, encarnado nos fundos soberanos e põe em risco a segurança e a soberania nacionais, levou os países ricos a deixar de lado a conversa liberal e retirar do baú de suas “velharias” o “patriotismo financeiro”. Desta vez, por iniciativa não individual mas coletiva, depois de a China ter anunciado recentemente o lançamento de seu fundo soberano de US$ 300 bilhões, destinados a investimentos de risco no exterior.

D'O Globo On-line, via Blog do Luis Favre.

Porto Alegre está com mais que o dobro do aceitável de poluição no ar.

O Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental, da Universidade de São Paulo (USP), constatou que, entre maio e julho deste ano, a concentração de partículas finas na atmosfera de Porto Alegre ficou em 22,25 microgramas por metro cúbico. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que esse índice não ultrapasse os 10 microgramas. Em São Paulo, está em 30,90. Leia mais no RS urgente.