sábado, 20 de outubro de 2007

Ai!

Ilustrador imaginou como teriam sido os momentos que antecederam a tragédia (Foto: Ilustração/G1)

Uma mulher malaia cortou o pênis do marido depois que ele comparou o desempenho sexual dela com o da segunda esposa, 18 anos mais nova.
O homem, um indonésio de 43 anos, trabalha no estado de Johor, na Malásia. Ele estava na cama com sua mulher de 48 anos conversando sobre a segunda esposa, recém-casada com ele. De repente, ela se sentiu ofendida e atacou o pênis do marido com uma faca de cozinha, segundo o jornal "New Straits Times".
Apesar do choque e da dor, a vítima conseguiu vestir as calças e ir de motocicleta até um hospital próximo. Lá, os médicos reimplantaram o órgão com 11 pontos.
O indonésio denunciou a primeira mulher à polícia. Ela foi presa e pode pegar três anos de prisão.
Apesar de ser considerada ilegal na Malásia desde 1982, uma minoria de casais mantém a tradição da bigamia no país. Saiu no G1.



Bleargh!

Escultura feita pelo artista Klaus Weber chamada 'A grande dádiva' é exibida em South Bank, no centro de Londres nesta sexta-feira (19). Metade das 12 obras feitas de pedra e lixo industrial mostram a água jorrando de pessoas como se fosse vômito, suor e choro e urina. A exibição ficará na cidade até o final do mês. (Foto: Reuters). Saiu no G1

TVE RS abre espaço para Produção Independente


A TVE do Rio Grande do Sul está abrindo espaço para exibição documentários e programas de teledramaturgia de todo o Brasil. A emissora pública gaúcha exibe todas a sextas-feiras, às 20h30, e domingos, às 22h30, o programa Produto Independente, cujo objetivo é fomentar o mercado audivisual e apresentar aos telespectadores conteúdos que contemplem a diversidade cultural nacional.

O Produto Independente estreou em agosto, com Histórias do Sul, uma série de teledramaturgia baseada em contos de escritores gaúchos, realizada em co-produção entre a TVE/RS e a Fundacine. No final de outubro, estréia Conversa de Livraria, 12 documentários sobre escritores gaúchos, dirigidos por Luzimar Stricher. Produtores e diretores podem obter maiores informações através do e-mail: asscom@tve.com.br

Via Comunique-se.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Jornalista é assassinada a tiros no México

A jornalista Carina Cota foi assassinada na terça-feira (16/10) em Sinaloa, México. Ela e seu marido, José Tellez, foram baleados enquanto dirigiam uma caminhonete.

A informação foi dada pela polícia local. Téllez era funcionário da Procuradoria Geral de Justiça. Na semana passada, o Sindicato dos Jornalistas de Oaxaca criticou uma ação semelhante quando criminosos mataram entregadores do jornal El Imparcial del Istmo.

O relatório divulgado na terça-feira (16/10) pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF) confirmou o México como "o país mais perigoso do continente para a imprensa". O país ocupa a 136ª posição no ranking de liberdade de imprensa e recebeu nota 53,63.

(*) Com informações da Agência Ansa.


Via Comunique-se. Comentário: Repórteres sem Fronteiras tem problemas, a grande mídia pode trapacear, mas ainda prefiro os repórteres vivos, e não silenciados assim.

Todos Contra o Office

A Microsoft vende o tocador de MP3 Zune e o videogame Xbox 360, produz software de gestão empresarial para pequenas e médias empresas, tem uma presença importante no mundo dos smartphones e já sedimentou sua presença no mercado de programas para servidores. Mas quem olhar com atenção para o balanço da empresa vai notar que boa parte dessas iniciativas é deficitária. O que tornou a Microsoft um dos melhores negócios de todos os tempos — e fez de Bill Gates por vários anos o homem mais rico do mundo — são dois nomes que fazem parte do dia-a-dia de quem usa computadores: o sistema Windows e o pacote de programas Office. O primeiro deles é um monopólio confortável: o sistema está presente em nove de cada dez computadores pessoais do mundo e tem uma barreira virtualmente intransponível para a concorrência, pois já vem pré-instalado de fábrica. Mas a situação do segundo é bastante diferente. O Office, como se sabe, é o pacote de programas de escritório que inclui o processador de texto Word, as planilhas eletrônicas Excel e o software de apresentações PowerPoint. Um consumidor que queira usar as funções básicas do programa tem duas opções. A primeira é comprar o Office no varejo, por algo em torno de 1 300 reais. A segunda é usar um concorrente — de graça, cortesia de algum dos maiores rivais da empresa, como Google, IBM e Yahoo!.

O mundo do software está atravessando uma mudança fundamental. O que antes era vendido numa caixa e instalado em cada computador agora funciona remotamente, na grande nuvem da internet. O Google lançou no início deste mês o terceiro componente de seu serviço Docs. Além de um processador de texto e de uma planilha eletrônica, o gigante da web agora oferece o Presently, programa para criação de apresentações que concorre diretamente com o ubíquo PowerPoint. Para acessar os três programas, basta um navegador e uma conexão com a rede. Todos são limitados e não dispõem dos recursos mais sofisticados que se encontram nas versões do Office. Por outro lado, a imensa maioria das pessoas não usa as funções mais avançadas desses programas. Outra vantagem é que os documentos ficam guardados na rede. Isso significa que eles podem ser acessados de qualquer computador, em qualquer lugar do mundo. E, não custa lembrar, tudo isso é grátis. Quem paga a conta são os anunciantes.

ESSA CONCORRÊNCIA ASSUSTA e muito a Microsoft. O Office é uma máquina de fazer dinheiro. De acordo com o relatório anual divulgado em junho, a divisão de negócios teve faturamento de 16,4 bilhões de dólares e lucro de 10,8 bilhões, e o grande responsável pelo resultado é o pacote de programas de escritório.


Veja este interessante texto, completo, no saite da INFO Exame. Um comentário: é cedo, mas parece que a tendência é real.

Carga Tributária não subiu

O que dizem os estudos de Jorge Simino, em resumo, é que a carga tributária brasileira não subiu nos últimos anos, ao contrário do que apregoa a imprensa, como caixa de ressonância das entidades representativas de empresas. A outra constatação de Simino é que a dívida pública brasileira vai diminuir significativamente nos próximos anos, mesmo que o governo continue aumentando seus gastos. Trata-se de um olhar completamente oposto ao que nos habituamos a ler diariamente e a assistir no noticiário televisivo.

O que houve, no primeiro caso, observa o economista, é que as empresas tiveram aumentos explosivos em seus lucros nos últimos cinco anos e a incidência do imposto de renda sobre seus ganhos alcançou dimensões altíssimas. Um dos gráficos publicados pela Época mostra que o lucro líquido das 53 empresas incluídas no índice Bovespa subiu de R$ 47,8 bilhões, em 2002, para o valor estimado de R$ 122,2 bilhões, valores estimados para 2007. Com isto, naturalmente, o Imposto de Renda subiu igualmente, gerando um salto proporcional na arrecadação federal. Não houve, segundo Jorge Simino, qualquer mudança na carga correspondente ao Imposto de Renda e ao ICMS.


Texto completo de Luciano Martins Costa no Observatório da Imprensa.


Ainda a Manifestação diante da sede do Grupo RBS

Depois do MSM diante da Folha, a presença de manifestantes na portaria da RBS é um passo muito interessante.

O essencial é que todos saibam que queremos MAIS e não menos NOTÍCIA, queremos NOTÍCIAS de fontes diversas, notícias NACIONAIS e COMUNITÁRIAS, notícias de fontes representativas da pluralidade do Brasil, notícias que dêem voz aos movimentos sociais - e não os criminalizem - e queremos apitar na outorga e na renovação das concessões por que essas concessões são nossas.

São reivindicações simples, com as quais estou certo de que a grande maioria dos ouvintes, leitores e telespectadores brasileiros concordam.

Texto completo no Vi o Mundo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Falsa atualização do Skype rouba senhas

Ameaça chega como um plug-in para incrementar a segurança do popular software de VoIP

Se você receber um arquivo com o nome de Skype Defender, não instale. Trata-se de um novo golpe que tem como alvo os usuários do popular serviço de ligações via internet. Quem acredita na oferta, que finge ser uma atualização de segurança do Skype, instala uma praga virtual identificada pela F-Secure como Trojan-Spy.Win32.Skyper.B.

LEIA SOBRE ESSE ALERTA DO PC WORLD CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Sugestao para os sem midia, levar a torcida do futebol pra porta da Globo

"Oi, Júlio, Sugestao para os sem-mídia. Levar uma delegaçao dos cariocas que estiveram ontem no jogo da Seleçao no Maracana. A musiquinha mandando o Galvao Bueno para aquele lugar foi tao festejada quanto o 2o gol do Kaká. E fez tanto sucesso que o pessoal da retaguarda teve que tirar o som ambiente quando o Galvao começou a perder a concentraçao no trabalho".

BLUE BUS

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Blog e lei ... qual é a do Brasil?

Nas últimas eleições a Justiça Eleitoral determinou um "direito de resposta" ao candidato ao senado pelo Amápá, José Sarney (alguém conhece?) em um blog que havia feito críticas contudentes. Esse fato mostrou e tantos outros mostram a importância dos blog´s no contexto contemporâneo. Pensando nisso a EFF (Eletronic Frontier Foundation), uma organização americana que defende os direitos dos usuários da web, lançou um guia para orientar os blogueiros.Questões como: os autores de blogs, quando expressam uma opinião, têm os mesmos direitos de um jornalista? Os blog´s são provedores de serviços online? Eles estão isentos de responsabilidade sobre posts e comentários de terceiros? Além de outras que costumam quebrar a cabeça dos blogueiros podem ser vistas do ponto de vista legal.o esses tipos de perguntas que a EFF pretende responder, explicando como a lei pode ser aplicada em cada caso.Como o serviço é para norte-americanos, ele serve como referencia, embora o exemplo mostra como estamos atrasados nessa área aqui no Brasil.Atenção juristas blogueiros ... Que tal montarmos um serviço semelhante para o Blogsileiros??

Yanomami pede que convenção da OIT seja ratificada

O líder yanomami Davi Yanomami entregou hoje uma carta ao governo de Londres na qual pede que ratifique a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os povos indígenas. Na carta, depositada no número 10 de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido, Davi afirma que as terras dos ianomami estão "ameaçadas pelos madeireiros, pelos mineiros e pelos fazendeiros".

"Meu povo está sofrendo, e nossa comunidade está constantemente ameaçada. Mas essa lei internacional poderia nos salvar", afirma o líder indígena no documento. "Nosso país (Brasil) assinou a convenção, mas estamos muito tristes porque outros países, como o seu (Reino Unido), não o fizeram. Quantos mais países a ratificarem, mais peso terá no direito internacional", argumenta.

Davi Yanomami diz ter ouvido que Londres se nega a assinar o convenção porque não há povos indígenas no Reino Unido, mas argumenta que "os povos indígenas de outros países podem ser afetados por projetos financiados pela Grã-Bretanha".

Madeireiros fazem cerco a ativistas do Greenpeace no Pará

Centenas de moradores de uma pequena cidade no Pará, incluindo dezenas de madeireiros com caminhões, carros e motos, fizeram nesta quarta-feira um cerco a oito ativistas do Greenpeace na sede local do Ibama, a 700 km sudoeste de Altamira.

"A situação está muito tensa", disse André Muggiati, do grupo ambiental, por telefone de Manaus. "Nossa equipe não pode sair porque não há segurança."

A polícia de Altamira não atendeu aos telefonemas para falar do caso.

Os madeireiros exigem que o Greenpeace deixe para trás um tronco de árvore de 13 metros que estava levando para uma exposição sobre o aquecimento global em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Cerca de 30 madeireiros no povoado de Castelo dos Sonhos, município de Altamira, bloquearam o comboio do Greenpeace na terça-feira com dois caminhões, obrigando os ambientalistas a buscar refúgio no escritório do Ibama.

O incidente, o segundo em quase dois meses relacionado ao Greenpeace na Amazônia, destaca a violência que costuma marcar conflitos em torno dos recursos naturais, envolvendo proprietários de terra e madeireiros de um lado e agricultores e índios do outro.

PARA LER MAIS, CLIQUE NO TÍTULO DESTA.

O Iraque, os EUA e o petróleo

Na London Review of Books, o escritor Jim Holt faz as contas para chegar a uma velha conclusão: o Iraque foi mesmo invadido por conta do petróleo. São 115 bilhões de barris em reservas conhecidas e outros 220 bilhões estimados. É um quarto do petróleo do mundo. Hoje valeria US$ 30 trilhões. Washington imagina que gastará US$ 1 trilhão com a guerra.

O projeto de lei que regulariza a exploração de petróleo e que circula no Parlamento Iraquiano passa quase toda operação para companhias estrangeiras.

Quanto à conversa de que as tropas deixarão o país, nada é de todo sincero embora se preste bem à campanha eleitoral. Neste exato momento, sem que a imprensa faça muito alarde, estão sendo construídas cinco superbases militares auto-suficientes no Iraque. Uma delas, a 20 quilômetros de Bagdá, é uma fortaleza com um típico subúrbio dos EUA dentro. Descoberta pelo Washington Post, tem lanchonete, mini-golfe, cinema, um campo de futebol americano. É onde ficarão, segundo o governo Bush talvez até por décadas, as ‘forças residuais’ que manterão a vigília da Mesopotâmia.



Do blog do Pedro Dória.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Show contra CPMF reúne só 15 mil; artistas desconhecem alíquota do "imposto do cheque"

O show "Tributo contra o Tributo" contra a cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), no vale do Anhangabaú (região central de São Paulo), frustrou as expectativas de seus organizadores e reuniu apenas 15 mil pessoas, segundo estimativa feita pela Polícia Militar às 20h15. Quarenta minutos antes, a estimativa era de 7.000 pessoas.

Os organizadores do show, liderados pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), esperavam reunir um público de 2 milhões de pessoas no vale do Anhangabaú e arredores.

O empresário André Skaf --filho do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e um dos idealizadores do show-- explicou que a intenção da organização era "encher" o vale do Anhangabaú para conscientizar o máximo de pessoas. Por volta das 19h, André disse que a expectativa era reunir 250 mil pessoas, mas preferiu não comentar a redução do público.


O texto continua na Folha Online.

Charge do Hals



Via Tinta China.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Abril monopoliza bancas de revista

Do Blog do Rovai:

``Acabo de receber um telefonema da Revista Imprensa com o objetivo de repercutir a aquisição da Fernando Chinaglia pela Dinap, empresa de distribuição de revistas da Editora Abril. Quase caí da cadeira.

Isso foi divulgado na quinta-feira, 11, em circular interna da Chinaglia segundo a Revista Imprensa. No mesmo dia 11, a Abril soltou nota sobre o tema. Classifico essa notícia como a pior para o mercado editorial nos últimos anos. É ruim para todos os outros editores que disputam as bancas com a empresa dos Civita e péssima para a liberdade de informação.

Querem um exemplo? Fórum sempre criticou Veja. Vai continuar a fazê-lo, porque Veja não vai deixar de fazer o jornalismo golpista que a caracteriza. O que você acha que vai acontecer com a Fórum com a compra da Chinaglia pela Dinap? Fórum corre risco de não ser mais distribuída em bancas de todo o Brasil. Outras publicações passam pelo mesmo tipo de situação.''

67,7% dos brasileiros não sabem nada sobre TV Pública

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15) pela CNT/Sensus mostra que 67,7% dos brasileiros "nunca ouviram falar" da TV Pública do governo federal — que será lançada no dia 2 de dezembro. Somente 21,2% dos entrevistados disseram que já ouviram falar na TV Pública. Outros 9,8% que dizem "ter acompanhado" o assunto.

Leia mais no Vermelho

Economist diz que polícia do Rio é 'incompetente' e 'brutal'

A revista britânica The Economist afirma, em edição publicada nesta quinta-feira, que a polícia estadual do Rio de Janeiro é "pelo menos metade do problema" da violência que atinge as favelas da capital.

LEIA ESSE ARTIGO DA BBC BRASIL CLICANDO NO TÍTULO DA POSTAGEM.

Tropa de Elite...

TROPA DE ELITE: A CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA!

Ivan Pinheiro

"Homem de preto.

Qual é sua missão?

É invadir favela

E deixar corpo no chão"

(refrão do BOPE)

Não dá cair no papo furado de que "Tropa de Elite" é "arte pura" ou "obra aberta". Um filme sobre questões sociais não podia ser neutro. Trata-se de uma obra de arte objetivamente ideológica, de caráter fascista, que serve à criminalização e ao extermínio da pobreza. É possível até que os diretores subjetivamente não quisessem este resultado, mas apenas ganhar dinheiro, prestígio e, quem sabe, um Oscar. Vão jurar o resto da vida que não são de direita. Aliás, você conhece alguém no Brasil, ainda mais na área cultural, que se diga de direita?

CLIQUE NO TÍTULO PARA LER MAIS.

Corações e mentes: Pentágono convoca antropólogos para a guerra

Numa sociedade que cultiva a guerra permanente, que justifica bilhões de dólares investidos continuamente no complexo industrial-militar, nada mais me surpreende. O Pentágono está testando uma nova estratégia militar, que consiste em empregar cientistas sociais em missões de guerra.

Os americanos costumam inventar nomes sofisticados para "valorizar". Chama-se Equipe de Campo Humana o que alguns batizaram de "antropologia mercenária". Os antropólogos são despachados para o Afeganistão e o Iraque para trabalhar ao lado dos soldados. Não estou falando de soldados ou oficiais que se formaram em antropologia. Estou falando em antropólogos civis que foram contratados como "empreiteiros".

A idéia, segundo militares ouvidos pelo "New York Times", é "melhorar a performance dos governos locais, persuadir as tribos a se juntar à polícia, reduzir a miséria e proteger os civis do Talibã e de criminosos". Os americanos partem do princípio de que precisam "reconstruir" o mundo à sua imagem e semelhança. É essa a motivação de George W. Bush: a crença religiosa de que ele foi ungido para a missão salvacionista.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO

Dom Quixote e a mutreta dos pedágios

Dom Quixote, nosso jornalista que não pode se identificar para não ser demitido, botou o dedo na ferida:

"A mídia golpista tratou a concessão de rodovias federais como privatização. Para, evidentemente, mostrar uma contradição no discurso de Lula. Concessão não é privatização, é apenas um direito de exploração comercial por tempo determinado. A estrada continua propriedade do Estado. No fundo, o que a mídia golpista fez foi tentar esconder, mais uma vez, o que já está provado: o governo Lula é mais competente até para conceder estradas. Basta olhar os preços dos pedágios das propostas vencedoras do leilão de ontem, entre menos de R$ 1 e R$ 1,32. Quando Lula entrou, estava tudo pronto para o pedágio ficar como é nas estradas paulistas, o reino dos tucanos: absurdamente caro. Aí, a Dilma Rousseff bateu o pé para que o teto do pedágio fosse mais baixo. Disseram que ninguém se interessaria. Está aí a resposta: 30 grupos se interessaram, mesmo com pedágio baixo e taxa de retorno de 9%. Os espanhóis levaram seis trechos, de sete leiloados. Agora, esses preços dos pedágios viraram referência. Quero ver como o José Serra vai se explicar para quem usa as estradas paulistas. Mas, claro, ninguém vai apertar o homem."

PARA LER MAIS, CLIQUE NO TÍTULO.

SOBRE A SITUAÇÃO DOS PEDÁGIOS NO RS

DEU NO RS URGENTE:

Algumas informações levantadas na CPI dos Pedágios e nas audiências públicas realizadas pela Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa do RS sobre o atual modelo de pedágios vigente no Estado:

O Rio Grande do Sul tem um índice de rodovias pedagiadas muito superior à média nacional e aos índices verificados nos EUA e na Europa. Enquanto nos EUA, o índice é de 0,2%, no Brasil chega a 5% e no RS, 23% das estradas são pedagiadas.

Para acessar o porto de Rio Grande, um caminhão que deixa o município de Vacaria, maior produtor de maçãs do Rio Grande do Sul, enfrenta 19 cancelas e pode desembolsar até R$ 400 em tarifas. Em função de causa, muitos caminhões acabam indo para o porto de Itajaí, em Santa Catarina.

Na Serra, há praças de pedágio instaladas com menos de 30 Km de distância uma da outra, quando a regra internacional estabelece um mínimo de 100 Km de distância.

Motoristas que moram nas regiões de Caxias do Sul e de Vacaria gastam 10 vezes mais em pedágios que em combustíveis.

Quase um terço das estradas pedagiadas pelo Estado estão fora das normas de segurança. A qualidade média do pavimento ficou em 73%, segundo levantamento da Agergs. Com isso nenhum pólo atingiu o que é previsto nos contratos.

domingo, 14 de outubro de 2007

Bahia é 'meca de turismo afro-americano', diz jornal

SALVADOR - A Bahia virou uma meca para turistas negros americanos que buscam entender melhor a herança e as tradições africanas, de acordo com uma reportagem publicada neste domingo pelo diário americano "Los Angeles Times".

De acordo com a reportagem assinada por Patrick J. McDonnel, milhares de americanos - e quase todos negros - visitam o estado todo o ano em busca desse resgate do passado.

"O progresso crescente dos negros americanos de classe média criou renda e tempo disponíveis e um 'boom' de turismo multibilionário. O Brasil pode ainda não rivalizar com a África como destino turístico 'raiz', mas aqueles que buscam uma experiência histórica estão convergindo para a Bahia", diz a reportagem.



O restante do texto no Leituras e Opiniões.

Cresce o movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros

Os artigos com muitos números são chatos de ler. Mas este aqui afirma, e parece provar, que o Portal G1 da Globo e o jornal O Estado de São Paulo estão errados respeito da diminuição do movimento de passageiros da aviação comercial brasileira e das supostas "perdas" provocadas pela crise aérea. No blog Logística e Transporte, José Augusto Valente contesta com cifras essas informações. O Estado e O Globo responderão a estes dados?

O texto continua, inclusive com tabelas comparativas do número de passageiros, no Leituras e Opiniões.