quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

China proíbe distribuição de sacos plásticos gratuitos

O governo da China anunciou que vai proibir a distribuição de sacolas plásticas gratuitas no comércio e pediu aos consumidores que usem sacolas de tecido e cestos para reduzir a poluição ambiental.

A regulamentação acontece 15 anos depois de os lojistas passarem a oferecer sacolas baratas, muito finas, para os consumidores. A "poluição branca", uma referência à maioria da cor das sacolas, que abarrotam aterros sanitários e se tornaram uma incômoda visão espalhadas pelas ruas. "Nosso país consome uma enorme quantidade de sacolas plásticas por ano. São uma facilidade para os consumidores, mas causam uma enorme perda de energia e recursos e poluição ambiental devido ao uso excessivo, reciclagem inadequada e outras razões", informou o gabinete do Conselho de Estado chinês.

A regulamentação acontece em meio a esforços de Pequim para combater a poluição que acompanha o crescimento econômico. Empresas e plantações produzem produtos de baixo custo para consumo mundial, mas também comprometem gravemente a água e o ar do país. A partir de 1º de junho todos os supermercados, lojas de departamento e comércio em geral serão proibidos de fornecer sacos plásticos gratuitos. Os comerciantes devem expor claramente o preços das sacolas e não podem adicionar esse custo aos produtos.

Nenhum comentário: