quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

JATENE E A EPIDEMIA QUE O PIG CRIOU

JATENE E A EPIDEMIA QUE O PIG CRIOU

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 889

Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.

"A corrida pela vacina (de febre amarela) por pessoas que não precisam dela reduz sua disponibilidade para os que efetivamente têm necessidade."

"Não há... nenhuma razão para vacinar as pessoas que não residem em área endêmica nem pretendem adentrar a mata dessas áreas."

"Vi na televisão pessoas que sempre residiram na cidade de São Paulo e que não pretendem viajar desesperadas, em filas para se vacinarem, alegando que tinham direito. Certamente, não tinham necessidade e se expõem aos efeitos adversos de uma vacina com vírus vivo."

"... a decisão... perversa – que permitiu retirar R$ 40 bilhões destinados a atender a população de baixa renda e entregá-los a empresas e parcelas da população, mais bem aquinhoadas, causando sério risco ao esquema financeiro para o setor."

. Estes são trechos do artigo “Febre Amarela” de Adib Jatene, publicado na página A3 da Folha de hoje (clique aqui para ler a íntegra - apenas para assinantes).

. A crise da febre amarela tem a mesma origem do "causaéreo" (clique aqui para ler o verbete) e do "apagão elétrico": o PIG.

. Recomenda-se a leitura na página A2, também da Folha de hoje, da "colunista" Eliane Cantenhêde, uma das heroínas do "causaéreo" e, agora, estafeta do "apagão elétrico".

. Será que a Eliane Cantanhêde e o Paulo Skaf, presidente FIE P, se vacinaram contra a febre amarela? (Clique aqui para ler "Acabou a CPMF, começou a sonegação").

. Será que a FIE P cogita de, com a economia que fez da CPMF, fazer uma doação à Fiocruz para produzir vacinas e distribuir aos pobres?

. Sobre o "causaéreo" da Eliane Cantanhêde, o Conversa Afiada tratará brevemente, diante da decisão do marechal tucano Nelson Jobim de cancelar a terceira pista em Guarulhos e devolver a Congonhas, um dos aeroportos mais seguros do mundo, as atribuição que tinha antes da tragédia da TAM.



Texto do Conversa Afiada.


Nenhum comentário: