quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

JOBIM E A INVENÇÃO DO “CAUSAÉREO”

JOBIM E A INVENÇÃO DO “CAUSAÉREO”

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 891

Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.

. “Jobim libera escalas em Congonhas – Ministro também recua na questão da ampliação em Cumbica: terceira pista não será mais construída”

. (Clique aqui para ler a íntegra da reportagem na pág. C1 do Estadão de hoje)

. Vale a pena voltar a 17 de julho de 2007, dia da tragédia da TAM, em Congonhas.

. Vale a pena voltar a 29 de setembro de 2006, dia da tragédia da Gol.

. O PIG e a elite branca (e separatista, no caso de São Paulo) manipularam as duas tragédias para derrubar o Presidente Lula.

. Nas cordas, o Presidente Lula nomeou um tucano, Nelson Jobim, Ministro da Defesa.

. A primeira coisa que Jobim fez foi avisar ao presidente eleito José Serra e ao Farol de Alexandria que ia ser ministro.

. Imediatamente, o presidente eleito avisou à Folha e, no dia seguinte, a Folha deu o “furo” ...

. Jobim tomou posse como um General Patton a subir a Sicília (clique aqui para ler).

. Foi descortês com o antecessor, Waldyr Pires – que tem uma biografia que dificilmente Jobim conseguirá emular – e anunciou, tonitruante: “Ou faça ou saia da frente !”.

. Foi um frenesi: o PIG, extasiado, saudou a chegada de alguém, enfim, eficiente (não fosse ele um tucano ...) !

. Jobim anunciou logo duas providencias: acabar com as escalas excessivas no aeroporto de Congonhas; e construir uma terceira pista em Guarulhos.

. Ele seria “inflexível”: ou faça ou saia da frente !

. Leia o abundante noticiário do PIG sobre as providenciais decisões do novo Ministro :

O Globo

Anac veta escalas e vôos de mais de 1.000km de distância em Congonhas

Jobim diz que será inflexível com mudanças em Congonhas

Jobim diz que obras vão começar imediatamente em Cumbica

Estadão

Jobim: parte dos jatinhos de Congonhas vai para Jundiaí

Jobim determina redução de 151 vôos em Congonhas

Cumbica: definição sobre 3ª pista sai na próxima semana

Jobim e Serra discutem PPP de R$ 3,38 bi para Cumbica

Folha

Jobim volta atrás e anuncia início de reforma em Cumbica

Veja

Governador Serra propõe construção de terceira pista

. A terceira pista de Guarulhos, como se percebe, foi idéia (!) do presidente eleito, José Serra.

. Agora, segundo o Estadão, a idéia (!) do presidente eleito carece de “viabilidade técnica” ...

. O recuo do Ministro Jobim demonstra, agora, claramente que o “causaéreo” (clique aqui para ler o verbete) não passava de um capítulo do golpe de Estado contra o Presidente Lula.

. (Clique aqui para ler Marilena Chauí sobre “A Invenção da Crise” e o papel lamentável dos “colunistas” do PIG)

. Agora se sabe que o “causaéreo” derivou de:

- os pilotos do Legacy desligaram o transponder;

- os controladores de vôo se amotinaram, com o apoio irrestrito do PIG, que convocava – como fez o Estadão – as greves de controladores que não se concretizavam. A Lei puniu os líderes do motim;

- O então presidente da TAM, Marco Antônio Bologna, para aumentar os lucros, fez overbooking, amontoou os passageiros de três vôos num avião só, cancelou vôos, substitui vôos de rotina por charters, não empregou funcionários para enfrentar o aumento da demanda e, segundo avaliações preliminares – portanto, não conclusivas – comprometeu a segurança dos aviões da empresa.

(Clique aqui para ler sobre a fabricação de outra crise, a da febre amarela e a participação da “colunista” Eliane Cantanhêde na fabricação do “causaéreo”)



Do Conversa Afiada.


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