quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A Mídia Tradicional e a Mídia Independente nos tempos da Web 2.0

Antes da ascensão da Web Colaborativa, a Mídia Independente - rádios comunitárias (rádios-pirata), jornais de baixa circulação e fanzines - apesar de nunca deixarem de ser vistos com uma dose de cautela pela Grande Mídia (Rádios e TV's, Revistas e Jornais), Governos e Corporações, nunca foi vista de fato como grande ameaça aos seus interesses. Mas, com o advento da Web Colaborativa (ou como alguns preferem chamar, Web 2.0), onde o custo para a publicação de conteúdo com alcance Global é praticamente zero, a Mídia Independente pode crescer de forma exponencial, através de veículos como listas de discussão, boletins por correio eletrônico, Redes Sociais, Podcasting de áudio e vídeo, Blogs e Fotologs, trazendo à público de forma muito mais impactante informações que contradizem o que é veiculado pela Mídia Tradicional, ao ponto de fazer tremer a Grande Mídia (vide a briga Estadão X Blogueiros).

Mas será que toda forma de Mídia Independente na Internet é realmente Independente? Será que os modelos de Mídia Independente na Web não podem ser manipulados por interesses de terceiros?

Desde sempre pudemos verificar na Grande Mídia (principalmente em épocas de eleição) tentativas de induzir e influenciar (quando não alienar) ideologicamente a população, tanto por interesses políticos como financeiros (recomendo que assistam os filmes "Muito além do Cidadão Kane" e "Quanto Vale ou é por Quilo?"). Basta pesquisar quantos políticos hoje são diretamente concessionários de rádios e TV's para reforçar essa idéia. Desde sempre, a Mídia Tradicional procura fornecer uma enxurrada de informações, em grande volume e velocidade, para que a população possa apenar assimilar e aceitar as informações, e nunca analisá-las. Mas claro que nem toda a Mídia Tradicional tem esse caracter (não podemos nunca generalizar), porem salvo raras exceções. Iniciativas Independentes de manifestar opiniões podiam ser facilmente desacreditadas pela Grande Mídia, por não terem de fato grande veiculação nem um espaço impactante o suficiente para replicas.



Texto completo no IMasters, visto via BR-Linux.

Nenhum comentário: