quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Sobre rabos

LA VIEJA BRUJA:

"O secretário estadual da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, e o comandante-geral da Brigada Militar (BM) no Rio Grande do Sul, coronel Nilson Nobre Bueno, subiram a Serra na tarde de sábado para apressar os trabalhos do Inquérito Policial-militar (IPM) que investiga denúncias de abuso de poder, truculência e tortura contra cinco jovens na madrugada de quinta-feira, em Flores da Cunha".

ZH se refere ao episódio ocorrido na madrugada da última quinta-feira, 27, em Flores da Cunha, RS, quando um grupo de brigadianos teria invadido, em represália ao assassinato do sargento da Brigada Militar Luiz Ernesto Quadros Mazui, a residência de Valdir Garcia de Moura, o suposto homicida. Cinco jovens teriam sido torturados no local. Um deles, adolescente, teria sido agredido com um cabo de vassoura no ânus e permanece internado no Hospital Geral de Caxias do Sul. Outro deles, Juliano de Moura, de 19 anos e filho do suposto homicida, teria sido sufocado com um saco plástico e recebido coronhadas e chutes.

Entretanto, segundo a democrática e culta Zero Hora, que apoiou o golpe militar de 64 aqui no Brasil e, por conseguinte, todos os interrogatórios mediante sistemática tortura de opositores à ditadura que se seguiram, "Comuns em regimes ditatoriais, as técnicas de tortura podem ser vistas no filme Tropa de Elite".

Nenhum comentário: