terça-feira, 4 de março de 2008

Equador rompe relações diplomáticas com a Colômbia

O Equador rompeu relações diplomáticas com a Colômbia nesta segunda-feira (3) após tropas colombianas matarem um líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em território equatoriano, informou o Ministério das Relações Exteriores colombiano .


"O governo do Equador decidiu romper relações diplomáticas com o governo da Colômbia a partir desta data", disse uma carta enviada pelo Ministério das Relações Exteriores do Equador a Bogotá.

O texto completo no G1.

Ainda sobre o assunto no G1:

Colômbia faz acusações e agrava crise com Equador e Venezuela.

Colômbia pede desculpas ao Governo equatoriano por incursão de helicópteros.



Ou seja, o ataque do exército colombiano a membros das FARC dentro de território equatoriano eleva tensão com seus vizinhos, como há muito tempo não se via.

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Uma perguntinha inocente, o que faziam as FARC em território equatoriano? É legal, é correto um Estado dar guarida a uma organização terrorista (alguém tem alguma dúvida de que as FARC são terroristas?) que mata e sequestra os viventes dos países vizinhos?

José Elesbán disse...

Fronteiras no meio da selva são permeáveis. Não duvido que existam acampamentos das FARC na Amazônia Brasileira. Poucos anos atrás houve um incidente envolvendo soldados brasileiros e supostos guerrilheiros. E estes acampamentos tendem a ser temporários.
Pelo que pude avaliar no meio do tiroteio do noticiário, é bem possível que o governo do Equador estivesse mantendo contato com o pessoal da FARC, para libertação de mais reféns. Nesse caso, os guerrilheiros poderiam mesmo ser "hóspedes" do governo equatoriano.