terça-feira, 18 de março de 2008

Hamas se fortalece na Cisjordânia, indica pesquisa

Hamas se fortalece na Cisjordânia, indica pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo instituto Halil Shkaki, de Ramallah, indica uma mudança significativa na opinião pública palestina em favor do Hamas.

De acordo com a pesquisa, o apoio ao Hamas, que controla a Faixa de Gaza, também aumentou na Cisjordânia.

O Instituto Halil Shkaki, considerado o maior instituto de pesquisas palestino, publicou na segunda-feira um levantamento indicando que nos últimos três meses o Partido Fatah, do presidente Mahmoud Abbas, perdeu força para o Hamas, tanto na Faixa de Gaza como na Cisjordânia.

De acordo com o instituto, se as eleições para a Presidência palestina fossem realizadas hoje, o líder do Hamas, Ismail Haniya, venceria com uma pequena vantagem sobre o atual presidente e líder do Fatah, Mahmoud Abbas.

Haniya obteria 47% dos votos e Abbas, 46%.

A pesquisa anterior, realizada em dezembro, indicava um apoio de 56% ao presidente palestino e apenas 37% ao líder do Hamas.

Segundo a pesquisa, cerca de 10% dos palestinos mudaram de opinião nesses três meses - deixaram de apoiar o Fatah e passaram a preferir o Hamas.

O relatório atribui a mudança na opinião pública aos ataques de Israel na Faixa de Gaza, que deixaram mais de 120 palestinos mortos no início de março.

Texto completo desta notícia na BBC Brasil.

Nenhum comentário: