domingo, 9 de março de 2008

Pesquisa surpreende Israel ao revelar que 64% apóiam negociações diretas com o Hamas


Pesquisa de opinião divulgada na quarta-feira (27/02) pelo jornal Haaretz revelou que a maioria dos israelenses apóiam negociações diretas entre o governo e o partido islâmico palestino Hamas, considerado terrorista por Israel.

De acordo com os números divulgados pelo Haaretz, 64% apóiam as negociações diretas com Hamas. Apenas 28% se posicionaram contrários, enquanto 8% não opinaram. Pesquisas anteriores indicavam que somente 30% dos israelenses apoiavam negociações.

“Os resultados são sem precedentes e revelam um amadurecimento do público israelense, que finalmente está chegando à conclusão de que a paz se faz com inimigos”, disse o analista do jornal Haaretz, Yossi Verter, à BBC.

A divisão por partidos políticos demonstrou que os que mais apóiam as negociações de paz são os simpatizantes do partido Trabalhista, com 72% de consentimento. 48% dos eleitores do partido de direita Likud apóiam a negociação. No partido de centro-direita Kadima, do primeiro ministro Ehud Olmert, o apoio é 55%.

Texto visto na Periferia do Império. Comentário: a pesquisa foi realizada antes do mais recente atentado contra estudantes israelenses.

Nenhum comentário: