sábado, 15 de março de 2008

Sabores da democracia

O que dizer de um país onde o presidente da República veta uma lei aprovada no Senado, seguindo a linha de tratados e convenções internacionais, que proibiria uma forma de tortura?

Ora, só o que se pode dizer é que é a principal democracia do Ocidente. E, pior, que merece o apoio de boa parte da brasileirada.


Nos jornais do Brasil não mereceu registro nas primeiras páginas, só referências nas páginas internas. A RTP conta o caso:

"O presidente dos Estados Unidos vetou um diploma do Congresso que proibia a CIA de utilizar técnicas de interrogação controversas, tais como o afogamento simulado. Bush argumentou que a sua decisão se deve à necessidade de continuar a luta contra o terrorismo.
tamanho da letra

Na habitual comunicação semanal na rádio, o presidente dos EUA confirmou o que já tinha anunciado. Vetou a legislação do Congresso que pretendia acabar com as mais severas técnicas de interrogatório da CIA. “Porque o perigo mantém-se, devemos velar para que os nossos serviços de informações tenham os instrumentos necessários para parar os terroristas”, disse Bush, argumentando que esta legislação iria “diminuir estas ferramentas vitais” da CIA. "


Eu cá, que detesto dor, já aviso que, só sob ameaça de tortura, confesso tudo. Não pertenço a nenhuma organização, nem ao Clube de Imprensa, nem gosto de ouvir segredos de ninguém. Mas sou como aquele personagem orelhudo da piada sobre a eficiência das polícias: competindo para ver qual era a melhor polícia investigativa do mundo, a PM carioca tinha de encontrar uma raposa no prazo mais curto possível; solto o bichinho, a PM voltou vinte minutos depois com um coelhinho cheio de hematomas, pelo estropiado, olho roxo, que gritava: "eu sou a raposa! eu sou a raposa!". Lembram daquele rpeso da Al Quaeda que confessou terrorismos de toda sorte, na África e nos EUA? Pois é.

Oliveira, o canalha que trabalha no Valor, me disse que vai além; basta ser apanhado pela imigração espanhola, e ser isolado numa salinha à parte que já confessará ser uma prostituta brasileira com intenção de imigrar ilegalmente e tirar o emprego dos pobres europeus. Ou da mãe de alguns, sei lá.

Texto das Ralações Internacionais, também do Sérgio Léo.

Nenhum comentário: