terça-feira, 18 de março de 2008

Sobre telhados


LA VIEJA BRUJA:

Pois não é que La Vieja e o Gilmar da Rosa não estão mais solitos em sua acusação de que os EUA são hipócritas para mais de metro?

A China divulgou hoje, pelo nono ano consecutivo, o relatório Human Rights Record of The United States in 2007 (Registro de Direitos Humanos em 2007 nos Estados Unidos, em tradução livre), que pretende ser um contraponto ao relatório sobre o estado dos direitos humanos no mundo produzido anualmente pelo Departamento de Estado dos EUA, divulgado na última terça, 11.

O relatório estadunidense afirmou, por exemplo, que a polícia brasileira espanca e tortura alguns de seus prisioneiros, o que não deixa de ser um elogio vindo de um bando de canalhas e parlapatões como a cúpula da Casa Branca. Como é público e notório, o exército de George Bush não só espanca e tortura prisioneiros ilegais em prisões também ilegais como também os humilha, o que até não seria nada comparado a algumas prisões brasileiras não fosse o fato de que é a tortura agora algo institucionalizado nos EUA, já que o pacifista acaba de legitimar a tortura como técnica de interrogatório ao vetar a legislação que pretendia proibir seu uso pelas agências de inteligência estadunidenses.

Buenas, o caso é que agora La Vieja e Gilmar da Rosa estão de turma, pois a China, que é mais desbocada do que La Vieja aos 18 anos, acusou os EUA de arrogância e usou expressões "pouco diplomáticas", acusando a Casa Branca de praticar "uma política de 'dois pesos e duas medidas'".

Embora o governo chinês recentemente tenha sido retirado da lista de piores países no tocante ao respeito aos direitos humanos, "O dossiê publicado na terça-feira pelos Estados Unidos descrevia a China como um país autoritário que 'abusa dos direitos humanos' porque pratica tortura, restringe a liberdade religiosa e dificulta o trabalho de organizações não-governamentais estrangeiras".

Os chineses não deixaram barato e, no documento divulgado hoje, analisam o respeito aos direitos humanos por parte do EUA tanto em relação a sua política externa quanto em relação ao que internamente os estadunidenses varrem para baixo do tapete.

Em relação à política externa dos EUA, consideram a invasão do Iraque como "a maior tragédia de direitos humanos e o maior desastre humano do mundo moderno". Ainda segundo o relatório chinês, "Os Estados Unidos têm um sério retrospecto de pisotear a soberania e de violar os direitos humanos em outros países", sendo "sinônimo de 'prisões secretas' e 'tortura de prisioneiros'".

Do ponto de vista doméstico, os chineses acusam os Estados Unidos de "desrespeitar os direitos das mulheres, crianças, negros e hispânicos".

Mas o melhor foi guardado para o final: "Nenhum país do mundo deve se ver como a encarnação dos direitos humanos e usar os direitos humanos como ferramenta para interferir nos assuntos internos e exercer pressão sobre outros países para atingir seus próprios interesses estratégicos", concluem os chineses.

La Vieja, que já era fã do Bruce Lee, ficou mais faceira do que guri de calça nova.

(No retrato, um pau mandado do governo que produz relatórios sobre o estado dos direitos humanos no mundo ensinando um pouco da democracia do american way of life para um homem de pouca fé, em Abu-Ghraib)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Amigo!! Creio ser este o Blog mais observador e lúcido que conheço. Adoro os apanhados publicados aqui neste espaço. Em que pese citações a postagens minhas, gosto da abordagem do Blogoleone e o tenho a tempos entre meus favoritos e linkado. Grande e fraterno abraço. Gilmar da Rosa.