segunda-feira, 31 de março de 2008

TSE QUER CONTROLAR CAMPANHA NA INTERNET...

O TSE acaba de definir as condutas vetadas na campanha eleitoral de 2008. A grande novidade é que o Tribunal legisla sobre como deve ser a campanha no ciberespaço, transnacional e desterritorializado. A Internet é vista como um veículo broadcasting, como se fosse um canal de Rádio ou Televisão.

No artigo 18, da Resolução 22.718, que trata das restrições à campanha eleitoral na Internet, se lê: "A propaganda eleitoral na Internet somente será permitida na página do candidato destinada exclusivamente à campanha eleitoral."

Impressinante. O TSE estaria proibindo a campanha em blogs, fotologs, youtube, perfis no twitter, no orkut (onde é possível encontrar mais de 50% dos internautas brasileiros), no Facebook, no MySpace e em outros sites de relacionamento? Tudo aquilo que a Internet permite de incentivo ao relacionamento estaria vetado?

O TSE quer limitar as possibilidades de interação, na campanha eleitoral, entre os candidatos e os cidadãos a um site que deve necessariamente estar vinculado a um determinado domínio? A riqueza da esfera pública interconectada, tão comentada por pesquisadores como Yochai Benkler e Lawrence Lessig, não estaria sendo suprimida com uma resolução tão limitadora?

Texto completo no blog do Sérgio Amadeu, visto no novo RS Urgente.

2 comentários:

Unknown disse...

Paz e bem!

Quando o TSE se ver frente à milhares de processos que terá de abrir e a complexidade deles, talvez aí os ilustres magistrados percebam o grau de ignorância que têm em relação è Inet.

Como o arrogante e autocrata ministro Mello está deixando a presidência do TSE, quiçá o novo presidente (ministro Mendes) reforme a resolução. Rezemos.

Omar disse...

Esse tal de TSE não entende nada de internet.