terça-feira, 25 de março de 2008

Unesco retira apoio a Repórteres sem Fronteiras

Unesco retira apoio a Repórteres sem Fronteiras

Marcelo Collar
Estagiário de Jornalismo

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) retirou, nesta terça-feira, 11, seu patrocínio ao Dia pela Liberdade de Expressão na Internet, que acontece nesta quarta-feira, 12.

Segundo um comunicado oficial da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a entidade da ONU não quer se ver associada às diferentes manifestações organizadas para a ocasião. A informação foi publicada no site da RSF. "Vários dos Estados que fazem parte da lista dos 15 'Inimigos da Internet' que publicamos hoje intervieram diretamente perante a Direção Geral da Unesco", acrescentou a nota.

Acordo

Em comunicado à Agência Efe, a Unesco afirma que os conteúdos publicados na terça à noite no site da RSF não respeitavam o acordo das duas entidades, pois, embora o organismo da ONU destaque seu apoio à liberdade na internet, não pode apontar nações concretas.

A RSF publicou uma lista de quinze países considerados "Inimigos da Internet", onde constam Arábia Saudita, Belarus, Mianmar, China, Coréia do Norte, Cuba, Egito, Etiópia, Irã, Uzbequistão, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Vietnã e Zimbábue.


Texto do Portal 3, da Unisinos.


3 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Todo apoio aos RSF. Caramba, por que a esquerda não gosta dos RSF?

José Elesbán disse...

Porque às vezes ele se comporta como extensão do Departamento de Estado.

Anônimo disse...

Porque eles são mantidos por verbas do NED, escondem este fato e são uma extensão do Departamento de Estado Americano.