sábado, 26 de abril de 2008

Filme para assistir e gravar, hoje no Canal Brasil

HÉRCULES 56 é um documentário sobre a resistência armada contra o regime militar, focado no seqüestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick. Em troca do diplomata foi exigida a divulgação de um manifesto e a libertação de quinze presos políticos, representantes à época de todas as tendências políticas que combatiam a ditadura. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles foram conduzidos ao México no avião da FAB Hércules 56.

Os personagens principais do filme são os remanescentes daquele grupo: Agonalto Pacheco, Flávio Tavares, José Dirceu, José Ibrahin, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, Mario Zanconato, Ricardo Vilas, Ricardo Zarattini e Vladimir Palmeira. Também são ouvidos idealizadores do próprio seqüestro, como o historiador Daniel Aarão Reis e o jornalista Franklin Martins. Os que já faleceram estão presentes através de materiais de arquivo: Luís Travassos, Onofre Pinto, Rolando Frati, João Leonardo Rocha, Ivens Marchetti e Gregório Bezerra. Em entrevistas individuais, eles relatam as condições de atuação política no final dos anos 1960, a prisão, a libertação, a curta permanência no México e o período vivido em Cuba, terminando por avaliar a experiência da luta armada no Brasil. No Canal Brasil, hoje às 21 h. e amanhã, domingo, às 16 h. Historianet. (Dica de Jorge Branco)

5 comentários:

Anônimo disse...

Como faço para sintonizar a tal TV Brasil aquí no interior de Barão do Cotegipe?

Não tem uma alternativa?

Belarmino Lazzari

Jean Scharlau disse...

Belarmino, a TV Brasil ontem apresentou vários documentários excelentes. É um ótimo canal e a maneira de acessá-lo é através das TVs por assinatura ou de uma parabólica (sem taxa de assinatura mensal). Este filme, porém, passou no Canal Brasil, que é um canal das TVs por assinatura. Abraço!

Camila Diniz disse...

vou tentar assistir,parece muito interessante.

Camila Diniz disse...

alias,seria muito intersssante para a carreira que eu quero seguir (ciencias sociais)

Jean Scharlau disse...

É bom mesmo o filme, Camila. Ciências sociais me parecem muito interessantes.