sábado, 12 de abril de 2008

O monopólio comido pela internet

Quinta-feira fui à Bahia fazer uma palestra, a convite do Sindicato dos Jornalistas local. Como sempre acontece, fico surpreso quando descubro a fome que as pessoas têm de debater questões relevantes. O tema era a Lei de Imprensa, mas eu falei sobre internet. Acho que as transformações que a internet está causando na mídia, no Jornalismo e na própria sociedade tornarão irrelevante a legislação atual - desde a que trata da obrigatoriedade do diploma até a legislação trabalhista.

Eu usei o meu laptop para dar exemplo. Nunca, na história, uma pessoa comum pôde andar de um lado para o outro com uma biblioteca portátil. No Brasil, isso já foi coisa dos barões do café, que tinham dinheiro e espaço para colecionar livros. [...] A diferença é que a rede coloca em xeque o monopólio da palavra e da opinião por uma fração do custo que o dono de uma emissora de televisão precisa dispender para exercer esse monopólio. Leia mais no Vi o mundo.

Nenhum comentário: