quarta-feira, 2 de abril de 2008

PSDB e DEM dizem que relatório foi feito por petista para constranger oposição

PSDB e DEM dizem que relatório foi feito por petista para constranger oposição

Publicada em 02/04/2008 às 00h35m

O Globo Online

BRASÍLIA - Reportagem de Adriana Vasconcelos e Gerson Camarotti em 'O Globo' nesta quarta-feira mostra que o dossiê com gastos sigilosos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1998-2002) circulou pela mão de alguns parlamentares antes mesmo da instalação da CPI do Cartão Corporativo, no Congresso, no início de março. Pelo menos um senador de oposição recebeu o dossiê na ocasião. Na semana passada, numa reunião da bancada tucana, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) informou aos seus colegas que, no fim de fevereiro, já tinha em mãos o dossiê publicado na edição daquela semana da revista "Veja". Pelo menos três parlamentares tucanos confirmaram nesta terça essa versão. Procurado pelo 'Globo', Dias evitou comentários.

Dias explicou, em conversas reservadas, que o dossiê serviria para intimidar o discurso da oposição ao mostrar gastos semelhantes feitos pela Presidência nas gestões Fernando Henrique e Lula.

Nesta terça, havia três hipóteses em debate nos bastidores de governo e oposição sobre quem produziu e repassou o dossiê. Tucanos e democratas apostam em duas possibilidades: a produção do dossiê por um petista instalado no Planalto ou um parlamentar petista, com o objetivo de constranger a oposição; e a alternativa de um eventual "fogo amigo" do PT, para prejudicar a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Já os governistas consideram mais provável a hipótese de algum tucano que ainda tem acesso a dados da Presidência ter montado o dossiê.

De O Globo Online.


Nenhum comentário: