quinta-feira, 22 de maio de 2008

"Che"


O ator Rodrigo Santoro ao lado de um “batalhão” de outros dez profissionais dos mais diferentes países sentou-se diante dos jornalistas na manhã desta quinta-feira (22) para falar sobre o filme “Che”, de Steven Soderbergh (foto à esquerda), exibido pela primeira vez na noite desta quarta durante o Festival de Cannes. No longa, que é dividido em duas partes e narra a trajetória do médico e guerrilheiro argentino Ernesto Guevara desde a revolução cubana até sua morte na Bolívia, o brasileiro faz o papel de Raul Castro, irmão de Fidel e atual presidente de Cuba.
“Creio que o filme é o retrato de um ser humano. Não fiz a segunda parte [focada na imersão de Che na guerrilha boliviana], mas fiquei realmente tocado quando a vi ontem”, declarou Santoro. Estrelado pelo ator porto-riquenho Benicio del Toro no papel principal, o longa-metragem de cerca de quatro horas e meia de duração e falado em espanhol, teve sua montagem recém-concluída a tempo de passar em Cannes.
“Meu interesse por Che é menos pelo fato da revolução cubana e mais porque ele é um grande material para um filme. É uma das mentes mais fascinantes do último século”, disse o norte-americano Soderbergh . “Não sou da América Latina e não tenho nenhum interesse em levantar ou baixar a bola dele. O que me interessa é mostrar a força de vontade desse homem que por duas vezes largou tudo o que tinha na vida para tentar fazer algo por outras pessoas”, justificou o diretor.
A notícia completa aqui no G1.

Nenhum comentário: