terça-feira, 27 de maio de 2008

O começo do fim da Amazônia peruana

1. A maioria das comunidades indígenas da Amazônia Peruana está envolvida com a exploração de madeira. De duas formas. Primeiro, cedem suas terras para um plano de manejo sustentável, em troca da regularização fundiária. O governo peruano reconhece as terras, mas não dá um tostão para regularizá-las. Os madeireiros fazem isso em troca de um plano de manejo. Segundo, são usados como mão-de-obra no serviço pesado da localização e corte da madeira.

2. Os madeireiros plantam comunidades indígenas em pontos estratégicos, solicitam o reconhecimento das terras e as regularizam "para os índios" com o plano de manejo imediatamente após. Tudo de acordo com as leis peruanas.

3. Existem muito poucas madeireiras legais na região, como a Venao, por exemplo, que faz exploração na comunidade Sawawo. Acontece que a maioria das madeireiras é ilegal. Como quase 100% da madeira é exportada e quem é ilegal não pode exportar, quem está comprando toda esta madeira? As madeireiras legais, que fazem um plano de manejo bonitinho em uma comunidade, obtêm certificação e exportam uma quantidade enorme de madeira certificada.


Texto completo sobre problemas na Amazônia Peruana, e seus povos indígenas, no Terra Magazine.

Nenhum comentário: