quinta-feira, 29 de maio de 2008

Processo contra YouTube ameaça a internet, diz Google

A empresa Google, proprietária do YouTube, afirmou que o processo judicial no valor de US$ 1 bilhão contra o site de compartilhamento de vídeos ameaça a liberdade na internet.

A afirmação do Google foi feita depois que o grupo americano Viacom, um conglomerado de empresas do setor de entretenimento, anunciou que vai processar o site por sua incapacidade de manter material não autorizado fora da página.

O grupo Viacom afirmou que conseguiu identificar 150 mil clipes não autorizados no YouTube.

Os advogados do Google afirmaram no tribunal que a ação "ameaça a forma que centenas de milhões de pessoas trocam informações de forma legítima" pela internet.

A equipe de advogados também afirmou que o YouTube obedeceu às exigências da lei de Direitos Autorais Digitais do Milênio, de 1998, e respondeu rapidamente a alegações de desrespeito desta lei.

Nos documentos entregues ao tribunal de Manhattan, em Nova York, a Google afirmou que YouTube vai "além de suas obrigações legais para prestar assistência aos donos dos direitos, para proteger seus trabalhos".

O grupo Viacom discorda, afirmando que nenhuma das duas empresas obedeceu aos padrões e acrescentou que Google e YouTube tinham feito "pouco ou nada" para impedir que material cujos direitos pertencem à empresa fossem colocados em suas páginas.

Texto completo na BBC Brasil.


Nenhum comentário: