terça-feira, 20 de maio de 2008

TV dá barriga e sites repercutem sem checar

O incêndio que atingiu na tarde da terça-feira (26/05) um prédio localizado em Moema, na zona sul de São Paulo, foi manchete, por alguns minutos, dos principais sites de notícia do País. O problema é que, na pressa para informar seus leitores, alguns veículos online se basearam em informação da Globonews de que um avião havia se chocado com o prédio e não tiveram o cuidado de checar.

“Avião atinge prédio em São Paulo” era uma das manchetes do Globo Online. Ao perceber o erro, minutos depois, o título mudou para "Incêndio atinge prédio em São Paulo". O UOL já foi mais categórico: “Avião da Pantanal cai na zona sul de São Paulo”.

A ombudsman do Portal, Tereza Rangel, não perdeu tempo. Lamentou que mal estreou a nova central de jornalismo e já caiu na tentação de copiar informação da TV.

Mais no Comunique-se.


3 comentários:

zejustino disse...

Pior mesmo foi o tal do deputado Panunzzio, tucano de SP, na CPI. O sujeito pediu questão-de-ordem para informar pateticamente que um avião havia caido no centro de São Paulo e culpava o tal "caos aéreo" pelo fato. A Presidente da CPI fingiu uma cara desolada e, naquela mesma hora, isto é, num intervalo de 60 minutos, enquando a tal bandnews arrotava a mesma besteira tucana, a CNN informava que havia um incêndio no centro de SP causado por uma fábrica de colchões.

Que posso dizer a não ser: Ha! Ha! Ha!

Omar disse...

Grande Zealfredo,
Não vi que já tinhas publicado e republiquei.
Abração

José Elesbán disse...

Sem problemas, Omar. Citaste outra fonte, outro enfoque, na verdade...
[]
:)