sábado, 28 de junho de 2008

Bolívia I: Morales descarta romper relações com EUA por polêmica em Chapare

"A Bolívia nunca vai romper relações com ninguém. Se querem se retirar, é problema de cada país", disse o presidente, em entrevista coletiva concedida hoje no Palácio do Governo.


O chefe de Estado boliviano disse que a Bolívia ampliará os laços "com todo o mundo" e não aceitará que lhe imponham com qual nação deve ter ou não relações, como - em sua opinião- ocorria com outros Governos bolivianos.


"Isso terminou. Já não há, felizmente, vice-reis na Bolívia que mudem ministros, não há vice-reis que observam, questionam e impõem ministros. Isso acabou e o povo boliviano deve se sentir orgulhoso", afirmou, ao exigir dos EUA um tratamento de "respeito mútuo".


O governante respondeu, dessa forma, às declarações do porta-voz do Departamento de Estado americano, Heide Bronke, que disse à imprensa que as afirmações de Morales contra a Usaid foram "inapropriadas, inamistosas e lamentáveis".


O chefe de Estado afirmou na quinta-feira, no departamento de Chuquisaca, que respalda a decisão dos cocaleiros de Chapare, aos quais dirige como sindicalista, de expulsar a Usaid dessa região.

Texto completo no G1.


Nenhum comentário: