quinta-feira, 31 de julho de 2008

China restringirá internet à imprensa durante Olimpíadas

Jornalistas trabalhando na cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim terão acesso restrito à internet, disse o governo da China nesta quarta-feira, voltando atrás em um compromisso feito anteriormente de levantar as proibições à navegação durante o evento.

Quando o país se candidatou para sediar os Jogos, sete anos atrás, se comprometeu a prover acesso irrestrito à internet para profissionais de comunicação.

Entretanto, porta-vozes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do governo chinês afirmaram que determinados sites sobre assuntos considerados "sensíveis" permanecerão bloqueados mesmo quando o encontro esportivo começar, no próximo dia 8.

"Não estou retrocedendo em relação ao que havia dito. Haverá acesso completo, aberto e livre à internet durante os Jogos para que os jornalistas trabalhem", disse o presidente do comitê de imprensa do COI, Kevan Gosper, ao jornal South China Morning Post.

"Mas fui avisado de que algumas autoridades do COI haviam negociado com os chineses que alguns sites sensíveis permanecerão bloqueados."

Mais na BBC Brasil.


Nenhum comentário: