quinta-feira, 17 de julho de 2008

Debate na SBPC: questão amazônica é também ideológica

Com o objetivo de refletir sobre a polêmica questão da Amazônia, a Fundação Maurício Grabois promoveu na última quarta-feira (16/07), no âmbito da 60º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o debate “Amazônia: soberania e desenvolvimento sustentável”. Realizado em parceria com os sindicatos dos professores de Campinas e dos trabalhadores da Unicamp, o evento reuniu, no auditório da Faculdade de Educação da Unicamp (universidade que sedia a 60º SBPC), mais de 100 pessoas entre professores, estudantes, pesquisadores, militares e gestores públicos, muitos deles oriundos da região amazônica.
(...)
Na visão do deputado Eron Bezerra, primeiro expositor a fazer uso da palavra, é um erro achar que a questão da Amazônia envolve apenas aspectos ecológicos. O debate sobre o assunto conteria, na visão do deputado do PCdoB, um forte viés ideológico. “Os diversos dados sobre a Amazônia são formulados em meio a uma intensa disputa ideológica travada pelos diversos atores que pretendem interferir nos destinos da região”, afirmou.


Texto completo no Vermelho.

Um comentário:

weiss disse...

É preciso muito cuidado com todos "preocupados" com a Amazônia. Nunca se sabe as reais intenções. Tenho visto na TV muitos estrangeiros "donos" de pedaços da Amazônia e ONG's realmente suspeitas de ter outros interesses diversos dos confessados.
Mas se nossas autoridades não controlam nem os morros cariocas, como controlar uma selva enorme e longe dos centros com estrutura?