sexta-feira, 4 de julho de 2008

Salaciel: o balanço das greves do Dieese e a farsa da 'Folha'

O jornal Folha de S.Paulo, em sua edição do dia 2 de julho, publicou um editorial intitulado “Estatização da greve” que é mais um destes manifestos que vire e mexe aparecem na mídia como libelo conservador. O texto seria histriônico como ficção, mas é pateticamente real.
A farsa aparece já no início do texto. “O Dieese, reputada instituição de estudos e estatísticas sindicais, fez um balanço das greves de 2007 que muito contribui para evidenciar as distorções desse recurso extremo na era Lula. Das 316 paralisações registradas, 161 (51%) ocorreram no setor público”, afirmam as duas primeiras frases.
(...)
O segundo fator, também omitido pela Folha, é o longo período sem reajuste salarial imposto aos trabalhadores do setor público pela “era neoliberal”. Quem tem dificuldade de conviver com a democracia acha que os trabalhadores e o movimento sindical não têm o direito de lutar por seus interesses. Se prevalecesse o conceito defendido pelo jornal ao longo da história, as conquistas trabalhistas não existiriam. A diferença, registrada pelo editorial da Folha, é que estas lutas não são vistas no governo Lula como “baderna” que merecem como única resposta a repressão.

Leiam todo o texto aqui no Vermelho.

Nenhum comentário: